Ir para o conteúdo

Primeiramente, gostaria de esclarecer que esse artigo se baseia em experiências próprias e minha evolução como pessoa e profissional ao longo do tempo. Assim, nada que estiver escrito aqui é uma regra ou algum tipo de lei, mas pode ser levado como dica ou talvez algo que você precisava ler e ainda não sabia.

Quebra-cabeça de imagem indefinida com apenas uma peça faltando.

Dito isso, como pessoas são complexas! Assim me expresso pois passei e ainda passo por muitos desafios quando conheço uma pessoa nova ou tenho que realizar algumas atividades envolvendo a interação de outros profissionalmente.

E por falar em interação, ela sempre foi um ponto muito delicado para mim, uma vez que sou uma pessoa mais introvertida e com um certo resguardo dos meus pensamentos. Assim sendo, por muitas vezes, não disse algo que gostaria de dizer, desde como me sinto em relação à alguém até opiniões de melhora em reuniões profissionais.

Essas situações sempre ocorreram por vários motivos, como o medo de falar uma “besteira” que não agregue em tal assunto ou pela simples insegurança que a timidez graciosamente nos proporciona.

Então como poderíamos combater esse problema que pode nos travar em relacionamentos pessoais e dentro do ambiente de trabalho? Bom, talvez para você seja diferente, mas para mim a resposta é conexão.


Mas… O que é conexão?

Show, conexão, é isso! Mas… O que exatamente seria isso e como podemos alcançá-la? Parece ser mais fácil explicar as inúmeras conexões que temos dentro de aplicações do que a conexão que uma pessoa tem com a outra!

Levando ao pé da letra, a palavra conexão (segundo dicionários) significa um vínculo, uma ligação e até mesmo uma união. Assim sendo, como estou aqui falando de comunicação e pessoas, claramente seria uma união entre indivíduos completamente diferentes, tendo então que lidar com essas diferenças constantemente!

Tendo diferenças em mente, lidamos com elas, primeiramente, com todo o respeito possível! Claro, respeitar o próximo é o mínimo que se espera de uma pessoa, mas vemos por aí que muitos seres humanos fazem o desserviço de não respeitar quem está ao seu lado, por qualquer motivo que seja. Porém, esperando piamente que você não seja assim, como podemos nos conectar com alguém?


Como alcançar conexão

Como incitei anteriormente, talvez uma conexão entre aplicativos e servidores para o envio de uma mensagem seja tranquilo para se explicar (para alguém da área de tecnologia, claro). Porém, uma conexão pessoal exige muito mais do que acesso à internet e uma aplicação bem estruturada.

A fim de nos ligarmos a uma pessoa, devemos aprender a ouvir em primeiro lugar. Assim, podemos entender o outro e nos colocarmos no lugar dele. Em consonância, também precisamos expressar quem somos e o que fazemos para o outro, para que ele também nos conheça!

E pronto, nos conectamos! Ou… será que não?

Mais uma vez retomando algo que já disse, como pessoas são complexas! Se apenas abrirmos a boca e nos apresentarmos, por mais que por muito tempo, ainda assim podemos não nos conectar de fato com alguém. Portanto, retomando o ponto principal deste artigo, se não nos conectamos, por muitas vezes, sentimos dificuldade em nos comunicar (eu pelo menos sou assim!).

Então… o que mais preciso fazer para me ligar com alguém, estabelecer uma união? Bom, quem dera eu tivesse uma resposta “correta” para essa pergunta! Apesar disso, posso apontar alguns pontos que me ajudaram muito a me ligar com outras pessoas, dentro e fora do ambiente de trabalho, ao longo do tempo (muitos que venho descobrindo recentemente).

Entenda o tempo!

Cada pessoa tem um tempo diferente para se adaptar a novos ambientes e se sentir confortável nele. Existem pessoas que podem demorar uma semana para isso, outras que podem demorar um mês (muitas vezes, o meu caso)!

Então, tente compreender como uma pessoa se adapta, escutando-a e percebendo seus sinais de que está se mesclando ao novo lugar ou posição.

Incentive e apoie a pessoa!

Muitos indivíduos possuem complicações para se expressar, então uma mãozinha é sempre muito bem-vinda! Chame “de canto” esse seu amigo, colega ou parceiro em questão e converse sobre como ele está se sentindo, usando a resposta dessa pessoa para motivá-la a se expressar com os outros ou com você.

Lembre-se de reforçar sempre que o ambiente é seguro para erros, pois ninguém nasce sabendo tudo e precisamos aprender com eles!

Hora do feedback!

Puxa, uma coisa que me ajuda muito a evoluir são retornos periódicos de como estou me saindo! Na minha opinião, eles nos direcionam para quais pontos podemos evoluir e melhoram muito a nossa autoestima quando escutamos que estamos fazendo um bom trabalho.

Não digo isso somente para o trabalho, mas também para qualquer tipo de relação pessoal. Transmita para seu parceiro, amigo ou familiar o que você sente sobre a relação de vocês: no que ela pode se desenvolver, o que você gosta na pessoa e o que ela faz que melhora seu dia!

Digo “transmita” pois gestos podem dizer mais do que palavras, muitas vezes. Enfim, esse tópico (maior do que eu esperava escrever) é para dizer que: feedbacks podem nos fazer melhores pessoas e profissionais!

Aposte nas pequenas ações!

Muitas e muitas vezes, estamos sob a pressão das nossas próprias rotinas e não temos tempo nem para respirar, que dirá prestar atenção nos detalhes à nossa volta. Apesar disso, estes pormenores podem fazer muita diferença quando estamos tentando nos conectar a uma pessoa.

Gestos simples, como cumprimentar alguém, perguntar se ela precisa de ajuda naquela tarefa complexa ou até mesmo convidar para um café ou almoço podem criar fortes laços com outra pessoa! Mas não saia convidando seu colega ou amigo para tomar 10 cafés em um dia, essas coisas levam tempo (vide o primeiro tópico).

Gostos pessoais podem ser coletivos!

Já viu aquele filme com um herói de capa preta que combate o crime? Eu também! E talvez a pessoa que você está tentando alcançar também!

Ninguém é obrigado a gostar das mesmas coisas, mas por muitas vezes me senti em um ambiente mais acolhedor quando pude falar sobre o que gosto com colegas de trabalho e amigos. Além disso, pude conhecer novas culturas através dessas pessoas, me comunicando de uma forma mais fluída e descontraída!

Existem dias e dias!

Nem sempre estamos no clima para nos abrirmos com os outros, tensões e problemas pessoais aparecem seguidamente e devemos respeitar os outros quando enfrentam esses problemas. Não cobre comunicação de forma invasiva, aborde a pessoa e veja se ela está confortável com isso.

Caso não esteja, analise a situação e veja se pode ajudar ou se a pessoa apenas precisa de um tempo!


A importância de ouvir e se conectar

Massa! Só seguir essas dicas e a magia da conexão está feita! Talvez… ou não!

Parece a coisa mais óbvia do mundo, mas cada pessoa é de um jeito, por isso devemos escutar em primeiro lugar para entendermos como a conexão pode ser feita. Depois, podemos usar as dicas (que na verdade são minhas experiências) para nos ligarmos a essa pessoa.

Muito bacana, mas e então, para o que servia essa conexão mesmo? Depois de ler até aqui (espero que tenha valido seu tempo), devo lembrar que a conexão ajudou muito a me comunicar com maior facilidade ao longo do tempo, tanto com amigos como com colegas de trabalho (não que estes não possam ser amigos!).

Quando me sinto conectado às pessoas ao meu redor (física ou virtualmente), me sinto seguro para expressar minhas ideias, dizer como me sinto, apontar uma melhoria, discutir sobre uma tarefa em grupo e por aí vai! Em resumo: consigo ser eu mesmo na frente dos outros e me sinto em um lugar onde sou compreendido!

No final, não existe uma fórmula milagrosa para lidarmos com pessoas, como nos conectarmos e nos comunicarmos com elas (ou conseguir com que elas se comuniquem conosco)! Contudo, espero que esse pequeno artigo de experiências e “dicas” tenha lhe ajudado, mesmo que um pouquinho.

Torço que ele lhe ajude a criar um ambiente e relação melhor com aquela pessoa ou para que você veja um pouco da importância da conexão para poder se comunicar. Conectar-se com pessoas pode ser um quebra-cabeça, mas certamente é um cujo resultado vale a pena resolver!


Imagem: Sigmund em Unsplash

Outras publicações