Ir para o conteúdo

O Crescer, programa de formação gratuito para quem quer iniciar a carreira na área da tecnologia, foi o start na trajetória profissional de mais de 500 desenvolvedores e desenvolvedoras. Este artigo dá o passo a passo para você fazer o mesmo e ingressar em um estágio de TI na CWI, uma das maiores empresas do Brasil no setor. Vem com a gente — de qualquer lugar do país! ?

Navegue pelo conteúdo com os links abaixo!

? O que é o programa Crescer

? Etapa 1: inscrição

? Etapa 2: prova técnica

? Etapa 3: Level 1

? Etapa 4: entrevista

? Etapa 5: Level 2

? O que acontece depois da formatura

? Instrutores que entraram na CWI pelo Crescer

? O que os cresceres têm a dizer

O que é o programa Crescer

O Crescer é um programa de capacitação e estágio 100% on-line e gratuito promovido pela CWI para inserir estudantes no mercado de trabalho. Como a empresa adota o modelo de trabalho híbrido, pessoas de todas as cidades podem participar da formação e, se todas as etapas forem concluídas da forma esperada, posterior atuação profissional junto à organização.

O programa é voltado para pessoas a partir de 16 anos que estejam matriculadas em cursos da área da Tecnologia da Informação e já conheçam o básico de lógica de programação em Java ou JavaScript. Desde que iniciou, há 11 anos, o Crescer vem evoluindo e aprimorando sua metodologia de trabalho — tanto que, no segundo semestre de 2021, batemos recorde de inscrições quando iniciamos a 22ª edição.

Na primeira, em 2010, tivemos 40 inscritos. Hoje, chegam mais de 700 interessados. Começamos realizando o treinamento em uma universidade próxima de uma das sedes, agora nos desprendemos das limitações físicas e proporcionamos todo o processo de forma on-line. Ampliamos o tempo dedicado, a estrutura, a quantidade de instrutores — e, evidentemente, evoluímos na abordagem das tecnologias.

O objetivo de preparar novos colaboradores para atuar aqui vem sendo plenamente atingido. Atualmente, 39% dos desenvolvedores da empresa vieram do Crescer. 500 estudantes, que nós chamamos carinhosamente de cresceres, já concluíram o treinamento e iniciaram carreira na CWI.

A iniciativa tem papel fundamental na perpetuação da nossa cultura de maneira escalável. A formação de colaboradores por meio do Crescer garante que todos já iniciem na empresa cientes de nossos valores, como alta qualidade técnica, entrega modelada à necessidade do cliente, excelência, adaptabilidade e transparência.

O que é necessário para se inscrever?

A checklist com os critérios de inscrição para o Crescer é bem curtinha. Olha só:

✅ Ter 16 anos ou mais

✅ Conhecer lógica de programação em Java ou JavaScript 

✅ Ter vínculo acadêmico com uma instituição de ensino técnico ou superior durante o período do Level 2 e por pelo menos seis meses depois da finalização do Crescer (veja o cronograma atual no site do Crescer)

Aliás, para a primeira fase do programa, o Level 1, não tem problema se você estiver trabalhando em outra empresa. E reforçando: pessoas de qualquer lugar podem participar do Crescer.

Se encaixou? Então é só se inscrever! Se não estivermos selecionando no momento em que você acessar o site, preencha o formulário com o seu nome e e-mail para que a gente possa avisar quando estivermos iniciando uma nova turma. Atualmente, abrimos essa oportunidade duas vezes por ano — e estamos estudando a possibilidade de ampliar para três edições por ano.

Em relação ao número de vagas para o programa de estágio, nós somos relativamente flexíveis com as oportunidades disponíveis para o Level 1. Fazemos o máximo para dar espaço a quem demonstra ter compatibilidade com a cultura da empresa e se dedica no desenvolvimento das atividades.

O que pedimos na inscrição inclui nome, foto, e-mail, telefone, dados da instituição de ensino e qual curso está fazendo. Nesse momento, você já vai poder escolher um dia e horário para fazer a prova técnica. A gente explica melhor como é esse teste logo abaixo!

Dicas para a realização da prova técnica

Jovem mulher sorrindo usando notebook.

Essa etapa tem como função avaliar o seu conhecimento sobre lógica de programação em Java ou JavaScript. Estar por dentro disso é necessário para conseguir acompanhar o treinamento do programa de estágio para estudantes de tecnologia. 

A prova, assim como as demais etapas do Crescer, é realizada remotamente. Você poderá fazê-la de qualquer lugar, mas é imprescindível que seja em um computador (e nós recomendamos que o navegador escolhido seja o Google Chrome). 

No dia e hora combinados, você acessará uma plataforma on-line que desenvolvemos especialmente para este fim, semelhante à Codewars e à URI. Um guia completo sobre como usá-la, com direito a vídeo explicativo, estará à disposição durante a prova, para acesso a qualquer momento sem desconto de tempo.

Duas informações importantes! 

? Não tem problema fazer alguma pesquisa na internet para resolver as questões — vamos avaliar conhecimento e entendimento da resolução da questão.

? Se você não conseguir concluir todas as questões, não será necessariamente desclassificado(a). Depende do desempenho das outras pessoas inscritas. 🙂 

Depois, é só aguardar. Você vai receber um e-mail com o resultado da seleção em até duas semanas após a realização da prova.

Level 1: a fase de treinamento on-line do Crescer

O Crescer foi reformulado recentemente e agora é dividido em duas fases: Level 1 e Level 2. A primeira é um treinamento técnico, quase como um curso de programação que prepara o estudante para o programa de estágio. Você vai precisar apenas de um computador com acesso à internet. Se também tiver câmera e microfone, para facilitar as interações em encontros ao vivo, maravilha!

As aulas são gravadas e você poderá acessá-las de onde quiser, no momento em que escolher, ao longo de 60 dias. Isso é possível por meio de uma plataforma própria disponível 24/7 de forma totalmente on-line e gratuita. Nós sugerimos que você reserve um turno por dia em 5 dias da semana para dedicar a essas lições.

O Level 1 do Crescer é dividido em cinco módulos, todos repletos de exemplos e exercícios e com uma aula ao vivo prevista para cada um. O seu ritmo é que vai definir quando um novo módulo estará disponível: o segundo só é liberado após a conclusão do primeiro, e assim por diante. É possível refazer o módulo se você não atingir 70% de aproveitamento. Tudo depende do seu empenho!

Mas não se preocupe, este não é um caminho solitário. Nós criamos um canal no Discord para interação com colegas e os instrutores estarão disponíveis para tirar dúvidas e trocar ideias nas lives.

Conteúdos do treinamento on-line

Os módulos do Level 1 do Crescer abordam os temas a seguir de maneira divertida, em aulas práticas cujos conteúdos são atualizados frequentemente. Estes são os assuntos indispensáveis para quem quer iniciar uma carreira na TI:

  • Orientação a Objetos | Escrever código com qualidade e legibilidade
  • Banco de Dados | Criar, atualizar, excluir e manipular dados
  • HTML/CSS | Desenvolver uma interface web profissional
  • JavaScript | Entender por que 1 == true é true
  • Trabalho Final | Construir uma aplicação funcional do zero

Finalizado o Level 1, chega a hora da entrevista. É o momento para a CWI conversar com todos os cresceres para então definir quais terão a oportunidade de passar para o Level 2.

Uma entrevista para que a gente possa conhecer você melhor

A etapa de entrevista é necessária para que os instrutores do Crescer e o RH da CWI — é com eles que você vai conversar! — tenham uma perspectiva mais ampla do que você espera da capacitação e da empresa. Também é um espaço para tirar as suas dúvidas e para que nós possamos conhecer um pouco mais de você.

Essa conversa vai ser realizada por videochamada e de uma forma bem tranquila. ? Nós enviaremos um e-mail avisando sobre a aprovação em até duas semanas depois da entrevista.

Level 2: que o estágio na CWI comece

Homem jovem sorrindo enquanto usa um notebook.

Quem passa para o Level 2 torna-se estagiário(a) da CWI. E o treinamento continua!

Nessa fase todas as aulas são ao vivo, com instrutores prontos para tirar todas as suas dúvidas, mas continuam sendo no ambiente virtual, por videochamada. Os encontros ficam disponíveis depois para que você possa consultá-los em qualquer outro momento. Distância das nossas sedes não será um problema para o seu estágio!

Aqui, sim, você precisará ter um vínculo formal com a CWI e estar disponível de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, durante dois meses. Ah, e todo mundo que participar do Level 2 recebe uma bolsa-auxílio!

A integração com os colegas e instrutores continua nessa etapa, agora também com um grupo no WhatsApp. O canal do Discord se mantém e passa a ser ainda mais movimentado!

O Level 2 do Crescer trabalha conteúdos (veja quais são no próximo tópico) que dão a base para você se tornar uma pessoa desenvolvedora full stack. E, naturalmente, é a fase que possibilita que você siga carreira na empresa. Afinal, é totalmente do nosso interesse contratar todos os cresceres!

Nessa etapa, há exercícios diários divididos em quatro módulos, com um trabalho de conclusão em cada. Depois, o seu trabalho final vai unificar todo o aprendizado dos dois levels.

O que você vai aprender no início do seu estágio na CWI

No Level 2, um treinamento em forma de estágio, você vai trabalhar em equipe desde o primeiro dia. As aulas continuam, aprofundando e evoluindo o que foi visto na primeira fase do programa.

  • React | Construir aplicações web reais
  • Java | Desenvolver um sistema web completo
  • Engenharia | Princípios da Engenharia de Software CWI
  • Segurança | Principais vulnerabilidades em aplicações
  • Trabalho de Conclusão do Crescer (TCC) | Projeto 100% focado, colocando a mão na massa!

O ciclo é concluído com uma cerimônia de formatura, em que os certificados são entregues e a conquista de cada estudante é celebrada!

O convite para permanecer na CWI após a formatura do Crescer

Quem se forma no Crescer é uma pessoa diferente daquela que iniciou o programa. A transformação é perceptível: para nós, é sempre impressionante presenciar o quanto uma pessoa pode aprender em tão pouco tempo, graças à própria dedicação.

André Luis Nunes, gerente do programa, usa o termo “inefável” para falar do Crescer: não há como descrever essa experiência, é muito mais que código, é um estilo de vida. A evolução dos cresceres — tanto como profissionais quanto como pessoas — é enorme. Começam com conhecimento básico e, pouco mais de quatro meses depois, estão produzindo uma aplicação completa.

Depois da conclusão, o time da CWI se reúne para conversar sobre quem se formou e avaliar se fazem o convite para que dê continuidade ao estágio na empresa. A chance de permanência é enorme, pois temos mais vagas do que cresceres formados.

Este é um dos motivos pelos quais o programa não se trata de uma competição entre colegas. Pelo contrário, quanto mais observarmos atitudes de colaboração e trabalho em equipe, melhor. ?

Menina sorrindo enquanto usa um notebook.

Instrutores que entraram na CWI pelo Crescer

O Crescer vem formando novos profissionais da tecnologia há 11 anos. Nosso atual time de instrutores conta com quatro ex-cresceres, que agora orgulhosamente contribuem com a sustentação e o aperfeiçoamento da iniciativa. Apontamos abaixo em qual edição do programa eles entraram, como atuam na CWI e em quantos projetos já estiveram envolvidos desde que iniciaram na empresa.

Diandra Rocha

? Edição 12 (2017)

?‍? Programadora

? Mais de 20 projetos

Gustavo Rodrigues

? Edição 13 (2017)

?‍? Programador

? 2 projetos 

Leonardo Broch de Morais

? Edição 12 (2017)

?‍? Líder de Engenharia

? 5 projetos 

William Cardozo

? Edição 9 (2015)

?‍? Líder de Engenharia

? 7 projetos 

Os desenvolvedores Everton Zanatta, Pablo Oliveira e Rafael Zorzanello, todos com mais de cinco anos de CWI, também são instrutores no nosso programa de estágio. Para saber mais sobre as suas áreas de atuação no projeto, acesse o site do Crescer!

O que os cresceres têm a dizer

? Para Crescer em qualquer jornada

Venha conhecer as histórias do Diegues, da Giovanna e do Marcus Vinícius, que reinventaram as suas carreiras com o programa.

? O Impacto de um Programa de Treinamento na Vida de Jovens da Área de Desenvolvimento de Software

O Leonardo Berlatto nos conta sobre a experiência dele com o Crescer, um processo “de evolução e aprendizado”, como ele definiu.

? Como é começar a carreira na TI com estágio do Crescer

A Alana, o Bernardo, a Jennifer e o Bruno falam sobre as suas vivências no Crescer e dão dicas para quem está querendo começar um estágio na CWI.

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o Crescer e deixamos o convite: comece agora a sua jornada em uma das maiores empresas de TI do Brasil!


O Crescer é um dos três programas de formação da CWI para quem quer iniciar na área da tecnologia. Saiba mais sobre o Reset (mudar de carreira) e sobre o Let’s Code (evento sobre programação em escolas) no nosso Hub de Conteúdo!


Outras publicações