Ir para o conteúdo

Liderar com respeito: 6 passos para começar

2 min. de leitura

Avatar de Rafael Bellotti

Rafael Bellotti Autoria do conteúdo


Um dos pilares da filosofia Lean é o respeito pelas pessoas. Isso envolve escutar aquelas que trabalham diariamente em suas funções e mostrar consideração pela diversidade de pensamentos e ideias.

O respeito é um valor essencial nas relações e interações humanas, estando estreitamente relacionado à empatia e o esforço de entendimento mútuo.

Indo além e buscando ter uma maior compreensão do que envolve liderar com respeito, existem sete práticas que podemos observar e aplicar.

Como liderar com respeito

Primeira prática de liderança: Desafie

Consiste em conhecer os skills, interesses e objetivos de cada pessoa do time e orientar o seu aprendizado e crescimento, com o intuito de desenvolver e aflorar o seu potencial.

Envolve propor desafios alinhados com as iniciativas da organização, incentivar e orientar cada pessoa para o alcance dos objetivos.

Escute

A melhor pessoa para falar sobre o trabalho que está sendo realizado e as oportunidades de melhoria é quem executa o próprio.

Assim, é imprescindível que o líder abra espaço para escutar as pessoas e crie um ambiente para que todos se sintam à vontade em opinar e expor suas ideias.

Ensine e aprenda

O CWI DOJO, que tem o sloganTodos têm algo a ensinar ou aprender”, se aplica muito bem nesse contexto. O líder ensina e também aprende com o time. Essa troca gera sinergia, confiança e  aprendizado mútuo.

Trabalhe em equipe

Um dos valores da CWI é a cultura da colaboração, onde as pessoas estão sempre abertas para apoiar, contribuir e compartilhar conhecimento em prol de um propósito em comum. É papel do líder incentivar e cultivar esse ambiente de colaboração.

A base da nossa atuação são times multidisciplinares e auto-organizados que trabalham em equipe, com o objetivo de efetuar entregas com excelência técnica e relevantes para o negócio de nossos clientes.

Apoie

Essa talvez seja uma das principais práticas da liderança com respeito, onde o líder está junto com o time para orientar e apoiar na direção do alcance dos objetivos. 

Nesse contexto, a liderança está comprometida em fornecer todo o suporte necessário para o time.

Veja você mesmo

Essa prática está relacionada ao conceito japonês de “Gemba”, que significa lugar real. Assim, ir ao Gemba compreende estar na linha de frente, onde as coisas acontecem, fazer a leitura da situação e, junto com a equipe, pensar em soluções para a resolução de problemas. 

Assim, o líder estará mais apto para visualizar a causa raiz dos problemas e discutir com o time as ações de melhoria contínua.

Essas práticas possuem muito mais força quando são aplicadas de forma conjunta e integrada pelas lideranças, passando a fazer parte da rotina de trabalho e na interação com as pessoas. Liderar com respeito fortalece a relação de confiança e estabelece um canal aberto e positivo entre a gestão e os times, o que impulsiona a geração de melhores resultados e desempenho.

Referências:

https://www.lean.org.br/

Gostou?