Ir para o conteúdo

CWI realiza projeto internacional com Coca-Cola apoiando pequeno varejo no seu processo de digitalização e adaptação ao cenário de pandemia

5 min. de leitura


Imagem com fundo vermelho e desenhos gráficos (triângulos e pontos) em preto e branco. No centro da ilustração vemos uma lata de Coca-Cola com gotas de água escorrendo.

Lançado no início de 2020, o projeto Kombo já auxiliou milhares de estabelecimentos comerciais a impulsionarem suas vendas e explorarem oportunidades em meio à realidade da pandemia do Coronavírus. 

Inicialmente introduzido no Brasil, a ferramenta construída integralmente pela CWI alcançou popularidade e, hoje, está presente em 14 países. 

Além do grande impacto social que esse projeto proporcionou, a visibilidade da Coca-Cola atingiu novos patamares e a imagem da marca foi favorecida pelos resultados alcançados. 

A plataforma gratuita, didática e de fácil manuseio evoluiu muitos comércios ao redor do globo. Foram mais de 50.000 Kombos gerados que facilitaram a adaptação dos comerciantes nas restrições impostas com a pandemia. 

Confira como se deu o desenvolvimento dessa iniciativa que surpreendeu a equipe. 

O projeto Kombo

Quem empreende no ramo de restaurantes, bares e lanchonetes, sabe que combos de comida com bebida são grandes geradores de receita incremental através do aumento de ticket médio nas vendas.

Fazendo uso desta premissa comercial, e partir de um software já existente que estava em desuso na filial da The Coca-Cola Company China, a equipe CWI foi apresentada a um desafio que visava a inovação, adaptação e reestruturação de uma plataforma que auxiliaria o empreendedor neste momento exigente de uma digitalização.

O projeto Kombo BR tinha como objetivo permitir a qualquer usuário, mesmo sem conhecimentos de edição de imagem, criar encartes gráficos de comidas e bebidas (combos) de maneira simples e gratuita. Todas as ilustrações geradas pelo software eram conhecidas como Kombos e levavam a divulgação de, pelo menos, um produto Coca-Cola.

A pandemia gerada pelo Covid-19 impulsionou a proposta e motivou todos os envolvidos a auxiliar os pequenos comércios que foram prejudicados pelas restrições determinadas. A ideia do Kombo incentiva uma atuação digital dos estabelecimentos, adequando-se às exigências da modernidade. Os designs podem ser publicados em aplicativos de delivery – conhecidos como food aggregators – e redes sociais, assim como utilizados em formato impresso. 

Com um custo de realização mínimo para o cliente, a CWI entregou um MVP funcional para validação da hipótese e retorno do projeto que permitia uma liberdade para o usuário montar seu próprio layout. Dessa forma, o comerciante poderia expor seus produtos utilizando um design gratuito e chamativo. 

Imagem da página principal do Kombo. Na parte superior há uma foto com Coca-Colas abertas junto à uma refeição com alface, tomate, carne e ovo. Na parte inferior, há opções para selecionar a montagem do encarte.
(Foto ilustrativa da página principal do Kombo)
Imagem mostrando as etapas para criação do encarte. Há 4 fotos que podem ser selecionadas. Na primeira, há um cachorro quente junto à uma lata de Coca-Cola. Na segunda, há hambúrguer com batatas-fritas e uma lata de Coca-Cola. Na terceira há um prato com macarrão e, ao lado, coxinhas de frango. Na quarta há um prato com salada, outro prato com carne cortadas em tiras e batatas-fritas.
(Foto ilustrativa da montagem do Kombo) 
Imagem ilustrando o último passo da montagem do encarte. O encarte está dividido em 2 partes, na superior há uma foto de batatas-fritas e na inferior uma imagem do produto Mate Leão.
(Foto ilustrativa da montagem do Kombo) 

As imagens, textos e cores presentes no encarte poderiam ser editados e adequados conforme as necessidades do usuário. O programa possui modelos e elementos à disposição, sendo possível também o upload de fotos para a exposição do verdadeiro produto. A única obrigatoriedade é a mostra de um item Coca-Cola. 

A Kombo BR foi desenvolvida em React.JS utilizando um framework desenvolvido pelo time CWI. Como Hosting, foi utilizado S3 bucket para arquivos e um CloudFront como CDN e AWS Lambdas Edges para processamentos de segurança. 

Devido ao grande sucesso, a multinacional decidiu expandir esse modelo para outros países. Para isso, a CWI desenvolveu uma versão escalável, chamada de Kombo Tool, possibilitando um acesso mundial com qualquer objeto cadastrável. 

Do Brasil para o mundo

A intenção continua a mesma, dessa vez, ajudando negócios em países localizados na América Latina e Europa. A Kombo Tool permite que usuários de todos os lugares possam realizar seus designs combinando com os produtos locais ou seus próprios. Para isso, a ferramenta inicial, Kombo BR, passou por modificações e reestruturações a fim de uma utilização simultânea com todas as nações.  

O Kombo Tool utilizou linguagem Python combinado a React, com banco de dados MySQL server.

Com uma expectativa inicial de atingir 4 países, a CWI destacou-se e conquistou uma impressão que repercutiu em 14, sendo alguns deles: Chile, Bolívia e Costa Rica. Além de mostrar seu comprometimento e crescer dentro do cliente, é possível afirmar que a empresa ajudou a facilitar um momento frágil dos comerciantes. 

A equipe deseja expandir esse projeto cada vez mais, impactando outras pessoas que poderiam usufruir dessa ferramenta. Continuando com sua flexibilidade, a atenção às necessidades da Coca-Cola mantém-se, valorizando a parceria. 

Parceria que gera valor

Movida pelo desafio diário que a parceria com a Coca-Cola proporciona, a CWI participa ativamente da visão de negócio, contribuindo com sua experiência e motivação. Desde 2013, a companhia multinacional conta com os serviços de uma equipe preparada e disposta a realizar os projetos inovadores com seu know-how de mercado e tecnologia. 

A história iniciou com projetos de menor porte, tal como o “Embaixadores do saber”, uma iniciativa interna para treinamento de colaboradores. Conquistando cada vez mais espaço e confiança, a CWI conseguiu ter presença em grandes eventos, como Copa do Mundo e Olímpiadas, auxiliando em aplicações de gerenciamento de produtos Coca-Cola.  

A disposição e prontidão para auxílio, além da alta qualidade e excelência dos serviços, consolidou a segurança e convicção do cliente sobre o time. Depois de projetos de destaque como “Fantrollada” e “Fifa World Cup 2018” , onde houve quebra de recorde em acessos, a CWI tornou-se principal parceiro técnico para ações de marketing da Coca-Cola. 

O grande conhecimento sobre o cliente possibilita liberdade para sugerir soluções além da engenharia de software.  Os projetos que originalmente foram desenvolvidos para o Brasil, devido a questões de reestruturação interna da Coca-Cola, passam a partir de 2021 à estrutura da LATAM. Um dos desafios da CWI está em reestruturar os projetos já existentes para atender esse novo mercado com seus respectivos desafios locais, desde diferentes legislações a moedas, passando pela questão do idioma.

Quem é a Coca-Cola?

Com mais de 120 anos de história, a The Coca-Cola Company possui a visão de criar marcas e opções de bebidas cativando as pessoas ao redor do mundo. Entre suas marcas estão: Sprite, Minute Maid, Fanta, Crystal, Schweppes, etc. 

Realizando da forma mais sustentável possível, a marca investe em processos inovadores para as comunidades e o planeta. Com o propósito de fazer a diferença, a The Coca-Cola Company possui iniciativas baseadas na preservação da natureza para um futuro melhor. 

Quem é a CWI?

Desde sua fundação, a CWI tem o desenvolvimento de software como o objetivo principal, entregando sempre a melhor solução aos clientes. Essa estratégia  contribui para que hoje a CWI figure entre as maiores empresas de tecnologia do Brasil, com mais de mil colaboradores e ampla atuação em segmentos como varejo, finanças, tecnologia e tantos outros.

A cultura CWI abrange pessoas que encaram desafios como possibilidades de crescimento, fazendo com que o maior desejo seja a busca incessante pela excelência, adaptabilidade e transparência em todas suas ações. Tal filosofia reflete nos clientes obtendo resultados que vão muito além do software. 

Nosso serviço de Desenvolvimento

O diferencial do desenvolvimento CWI é a forte cultura de Engenharia de Software das equipes. A atuação inicia em uma profunda compreensão do problema para, então, desenhar uma estratégia e desenvolver produtos qualificados para todas as demandas. 

Além disso, há a integração de várias disciplinas de software com equipes que utilizam ferramentas, técnicas e tecnologias adequadas para cada necessidade. O resultado são entregas de alto padrão que transformam negócios. 

Conheça o diferencial de nossos serviços de Desenvolvimento.

Gostou?