Cases > Leitura para todos – A plataforma digital do Elefante Letrado

Leitura para todos – A plataforma digital do Elefante Letrado

27/01/2021
  • 2 min. de leitura
  • Prateleira

    Parceiros há seis anos, a CWI e o Elefante Letrado trabalham juntos por um motivo nobre: Fomentar a leitura entre crianças de 6 a 11 anos.

    O Elefante Letrado é uma ferramenta que incentiva o hábito da leitura em crianças entre 6 a 11 anos de idade. Parte da sua curadoria é composta por obras de nomes renomados da literatura como Monteiro Lobato, Irmãos Grimm e Ziraldo.

    Atualmente, cerca de 1000 livros em português e inglês compõem o acervo. O sistema está predominantemente disponível em escolas do Brasil, mas também é presente em países como Espanha, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Nova Zelândia e Qatar.

    Agora a plataforma se prepara para encarar seu maior desafio, o aumento expressivo no volume de acessos devido à parceria do Elefante Letrado com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para o ensino da rede pública.

    Educação de qualidade em todo lugar

    Com uma média de 80 mil usuários, o Elefante Letrado trabalha a educação literária por intermédio de atividades lúdicas ao final de cada leitura, como brincadeiras de perguntas e respostas e jogos de memória.

    Em virtude da parceria, a expectativa é que mais de 200 mil estudantes tenham acesso recorrente à plataforma, o que gera um desafio: Como aprimorar a plataforma para comportar o novo dimensionamento de acessos?

    A solução CWI

    A notoriedade da ferramenta e o know how da CWI cresceram juntos ao longo desses 6 anos de parceria.

    O valor CWI é reconhecido na construção da estratégia para o desenvolvimento de soluções e na melhoria constante do produto. 

    Prova disso é o reconhecimento dos colaboradores como parte do Elefante Letrado, no site oficial da empresa.

    Relatórios
    Relatórios do sistema

    Para suportar a nova carga, a CWI realizou a conversão da plataforma de .Net para .Net Core visando ampliação da performance. A refatoração de Entity Framework para queries nativas em SQL Server também foi feita. 

    A plataforma é hospedada em AWS com EC2, o que permite maior escalabilidade e elasticidade, conforme os testes de carga realizados que homologaram pelo menos 10 mil usuários simultâneos.

    O resultado esperado pela parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul é o aumento da base de estudantes na plataforma. Além disso, o Elefante Letrado tem como objetivo se tornar uma ferramenta de referência para o letramento dos estudantes das escolas de ensino fundamental da rede estadual.

    Quer saber mais sobre soluções CWI ou conhecer outros serviços? Clique aqui.

    Gostou? 2
    Compartilhe esse case: