Ir para o conteúdo
Um smartphone exibe uma tela do aplicativo da Realize. Atrás, outras 4 telas são exibidas. Dois smartphones exibem telas do aplicativo da Realize.

Parceria que vai além do software ano após ano

Totem de autoatendimento para lojas e Portal de Negociação são exemplos da atuação da CWI na Realize.

A história da CWI com a Realize iniciou antes mesmo de a financeira das Lojas Renner S.A. ser criada. Responsável pelos produtos Cartão Renner, Meu Cartão, Saque Rápido e Seguros, a empresa vem contando conosco há mais de 10 anos, embora tenha sido constituída em 2017.

Nosso trabalho ao longo desse tempo vem fazendo parte de projetos em diferentes âmbitos de atuação, como a digitalização de serviços da Realize, sistemas de atendimento em loja e o portal de negociações. E vai além do software, compartilhando conhecimentos e experiências que contribuem com o aprimoramento da cultura de desenvolvimento da empresa.

Parceria que gera inovação

Antes da constituição da Realize, as atividades que hoje cabem à empresa eram responsabilidade da área de Produtos Financeiros da Lojas Renner S.A., que a CWI começou a atender em 2013. A parceria extremamente sólida oportunizou um crescimento da CWI nesse cliente e da Realize no mercado, com apoio mútuo.

A variedade de possibilidades de projetos é uma constante da parceria, gerando um ciclo de inovação e desenvolvimento bastante forte. E a inovação a que nos referimos não é restrita às questões de desenvolvimento de software. A CWI também colaborou, por exemplo, com uma evolução do formato de trabalho ao introduzir, em conjunto com a Realize, métodos ágeis durante os processos dos primeiros produtos.

Além disso, nossa primeira sessão de Design Thinking fora da CWI foi feita nesta empresa. Em síntese, trata-se de uma reunião conduzida com base em metodologias do Design para podermos compreender as necessidades do cliente e definir possíveis rotas de soluções. Na ocasião, o propósito da atividade foi pensar a evolução do aplicativo Lojas Renner.
Logotipo da Realize, um sinal de adição e o logotipo da CWI.

Diversidade de projetos

O totem de autoatendimento para as lojas das redes Renner e Camicado foi um dos vários projetos em que a CWI trabalhou com a Realize. O equipamento permite, entre outras funcionalidades, efetuar o pagamento de carnês e faturas com cartão de débito, para que o consumidor não precise se dirigir à fila do caixa.

Além disso, o time CWI na Realize esteve envolvido no projeto de uma nova conta digital, participando das entregas de todas as movimentações relacionadas ao Pix. A conta será mais uma forma de pagamento nas lojas das redes e facilitará as compras dos consumidores. O serviço será acessado, inicialmente, pelo aplicativo Lojas Renner (no qual, aliás, a CWI também atua — saiba mais logo abaixo!).

Outra aplicação que contou com o nosso trabalho foi o Portal de Negociação. Trata-se de um canal voltado a clientes que estão
inadimplentes, no qual é possível renegociar as dívidas e efetuar a regularização do cartão.

Vale mencionar ainda o sistema utilizado nas lojas do grupo, o Portal Realize, disponível tanto para dispositivos móveis quanto para desktop. As captações de novos clientes, com toda a segurança validada por biometria facial, são realizadas por meio dessa aplicação, assim como a contratação de outros produtos da companhia.
Foto de uma pessoa usando um totem de autoatendimento.
Dois smartphones exibem telas do app Lojas Renner.

Digitalização de serviços e evolução do app Lojas Renner

O aplicativo Lojas Renner passou por uma grande evolução nos últimos anos, da qual a CWI participou de forma muito ativa. Até 2017, quando iniciamos o projeto, as funcionalidades disponíveis eram a consulta de limites e histórico de compras.

O propósito da nova iniciativa era centralizar o acesso às plataformas financeiras dos produtos Meu Cartão e Cartão Renner, já que cada um tinha app e site próprios. Foi feita também a unificação dos canais digitais e autenticação do cliente. A solução faz uso de tecnologias Java utilizando Docker, Kubernetes e Spring.

Hoje, além da consulta de limites, carnês e faturas, é possível fazer a geração de boletos, participar de promoções, negociar dívidas, fazer empréstimos no Saque Rápido e solicitar o Cartão Renner. O aplicativo é o principal canal para geração de pagamentos e atualmente diversas squads trabalham com o projeto, expandindo suas funcionalidades.

Com as novidades, o app colocou a Renner em um processo digital de ponta a ponta. Os clientes podem solicitar o cartão em casa — fator especialmente relevante para pessoas que moram em cidades distantes das lojas —, comprar pelo e-commerce, receber o produto e pagar a fatura
sem precisar se deslocar.

Devido ao grande crescimento do aplicativo e do número de desenvolvedores atuando nele, tornou-se necessário um aperfeiçoamento nas definições de arquitetura de software, com um novo padrão para facilitar a manutenção e auxiliar a escalabilidade. Isso foi feito, especialmente, com a utilização de quatro elementos: View Code para construção de telas em iOS, RxSwift para programação funcional reativa, padrão de projeto MVVM e XCFrameworks para modularização.

Benefícios do aperfeiçoamento da arquitetura de software

  • O uso do View Code permitiu uma revisão mais assertiva e rápida, além da padronização do código. Trata-se de uma abordagem que exige bastante escrita, mas essa questão foi simplificada pela equipe CWI com o desenvolvimento de ferramentas próprias para agilizar o processo.
  • Já o uso do padrão de projeto MVVM trouxe facilidade na manutenção do aplicativo e o RxSwift possibilitou padronização em troca de mensagens e fácil manipulação de eventos assíncronos.
  • Esse framework demanda conhecimentos muito específicos e, mais uma vez, o time CWI demonstrou seu diferencial: a equipe se uniu para aprender sobre a ferramenta e poder, assim, implementar essa melhoria.
  • Já a modularização com o XCFramework permite maior independência entre os times e entregas. A abordagem de separar funcionalidades em módulos viabiliza o crescimento horizontal, a redução do tempo de compilação e o encapsulamento do código.
Uma pessoa de costas trabalha com um notebook e um monitor.
Foto de Simone Kawamura Ertner em frente a uma imagem projetada que diz

Confiança, autonomia e mentalidade de ownership

O trabalho feito em conjunto, de maneira próxima e com alto grau de confiança, resulta em uma cultura de desenvolvimento Realize que tem vários pontos em comum com as diretrizes da CWI. Um jeito de fazer alicerçado nos mesmos valores que carregamos.

O fato de estarmos inseridos na vivência da Realize há mais de 10 anos significa que temos pilares muito sólidos na equipe que atende esse cliente, que o conhece muito bem. Por isso, nossos times têm autonomia para abraçar responsabilidades.

Parcerias de longo prazo, como a nossa com a Realize, são frequentes na CWI. Relacionamentos sólidos e de confiança mútua são muito valorizados pelo nosso time, cujo trabalho está sempre focado em proporcionar um crescimento saudável ao cliente.

Outra constante é a mentalidade de ownership — o “sentimento de dono”. Tratamos tudo o que está ao nosso alcance na Realize com o mesmo cuidado e a mesma responsabilidade que aplicaríamos em um projeto interno. Estamos sempre atentos a oportunidades de melhorias e
comprometidos com os objetivos do negócio, agindo proativamente para otimizar processos e formas de organização.

Sobre a Realize

A Realize é o braço financeiro da Lojas Renner S.A., criado para oferecer produtos que simplificam a vida de seus consumidores e apoiar a atividade de varejo. O Cartão Renner proporciona limite exclusivo para compras em três das redes de lojas da corporação, enquanto o Meu Cartão permite fazer compras em qualquer lugar do mundo. Há ainda os serviços Saque Rápido e Seguros.

A atuação da Realize está ligada às lojas Renner, Ashua, Camicado e Youcom, que totalizam mais de 600 pontos de venda físicos. A companhia tem todas as suas ações negociadas em bolsa e é uma empresa de capital aberto desde 1967. O processo de internacionalização começou em 2017, com a inauguração de lojas Renner no Uruguai, e foi expandido dois anos depois com o início da atuação na Argentina.
Tela do site Lojas Renner S.A.

Sobre a CWI

A CWI é uma empresa extremamente sólida no setor de Tecnologia da Informação e vem se consolidando como uma das maiores do Brasil na área. São mais de 30 anos de trabalho em desenvolvimento de software tendo a qualidade de entrega como maior norteador.

Ao longo desse tempo, foram 2.000.000 horas/ano dedicadas a planejamento, estruturação e desenvolvimento de projetos. Atuamos nos segmentos de varejo, finanças, tecnologia e muitos outros.

Serviços para otimizar resultados

A CWI oferece diferentes serviços na área de Engenharia de Software Estratégica. Alguns deles são: soluções sob medida, sustentação (monitoramento e manutenção de sistemas) e outsourcing (profissionais trabalhando de forma integrada e colaborativa junto ao time do cliente).

Em todos esses serviços, as entregas de alto padrão são constantes. Isso porque as variadas experiências do nosso time permitem que as soluções sejam pensadas e executadas de ponta a ponta, integrando as esferas de Processos, Design, Desenvolvimento e Qualidade.
Fachada do prédio da CWI em São Leopoldo (RS).

Saiba mais sobre a Engenharia de Software CWI e conte conosco para otimizar os resultados da sua empresa!


Tecnologias utilizadas no projeto

Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:

  • Logotipo Java.

    Java

  • Logotipo Docker.

    Docker

  • Logotipo Kubernetes (K8s).

    Kubernetes (K8s)

  • Logotipo Spring Boot.

    Spring Boot

  • Logotipo Swift.

    Swift

Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

Vamos falar sobre as melhores soluções para o seu negócio.

Entre em contato