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Dois celulares mostram a aplicação Kombo, da Coca-Cola, sobre um fundo vermelho. Dois celulares mostram a aplicação Kombo, da Coca-Cola, sobre um fundo vermelho.

Projeto internacional apoia pequeno varejo

Projeto com Coca-Cola apoiou processo de digitalização e adaptação ao cenário de pandemia.

Lançado no início de 2020, o projeto Kombo auxiliou milhares de estabelecimentos comerciais a impulsionarem suas vendas e explorarem oportunidades em meio à realidade da pandemia do Coronavírus. 

Inicialmente introduzido no Brasil, a ferramenta construída integralmente pela CWI alcançou popularidade e, hoje, está presente em 14 países.

Além do grande impacto social que esse projeto proporcionou, a visibilidade da Coca-Cola atingiu novos patamares e a imagem da marca foi favorecida pelos resultados alcançados. 

A plataforma gratuita, didática e de fácil manuseio evoluiu muitos comércios ao redor do globo. Foram mais de 50.000 Kombos gerados que facilitaram a adaptação dos comerciantes nas restrições impostas com a pandemia. 

Confira como se deu o desenvolvimento dessa iniciativa que surpreendeu a equipe.

O projeto Kombo

Quem empreende no ramo de restaurantes, bares e lanchonetes sabe que combos de comida com bebida são grandes geradores de receita incremental através do aumento de ticket médio nas vendas.

Fazendo uso desta premissa comercial, e partir de um software já existente que estava em desuso na filial da The Coca-Cola Company China, a equipe CWI foi apresentada a um desafio que visava a inovação, adaptação e reestruturação de uma plataforma que auxiliaria o empreendedor neste momento exigente de uma digitalização.

O projeto Kombo BR tinha como objetivo permitir a qualquer usuário, mesmo sem conhecimentos de edição de imagem, criar encartes gráficos de comidas e bebidas (combos) de maneira simples e gratuita. Todas as ilustrações geradas pelo software eram conhecidas como Kombos e levavam a divulgação de, pelo menos, um produto Coca-Cola.
Um monitor exibe um exemplo de cardápio digital, do restaurante fictício Toda Hora.

Solução abrangente

A pandemia gerada pelo Covid-19 impulsionou a proposta e motivou todos os envolvidos a auxiliar os pequenos comércios que foram prejudicados pelas restrições determinadas. A ideia do Kombo incentiva uma atuação digital dos estabelecimentos, adequando-se às exigências da modernidade. Os designs podem ser publicados em aplicativos de delivery – conhecidos como food aggregators – e redes sociais, assim como utilizados em formato impresso. 

Com um custo de realização mínimo para o cliente, a CWI entregou um MVP funcional para validação da hipótese e retorno do projeto que permitia uma liberdade para o usuário montar seu próprio layout. Dessa forma, o comerciante poderia expor seus produtos utilizando um design gratuito e chamativo. 

As imagens, textos e cores presentes no encarte poderiam ser editados e adequados conforme as necessidades do usuário. O programa possui modelos e elementos à disposição, sendo possível também o upload de fotos para a exposição do verdadeiro produto. A única obrigatoriedade é a mostra de um item Coca-Cola.

A Kombo BR foi desenvolvida em React.JS utilizando um framework desenvolvido pelo time CWI. Como Hosting, foi utilizado S3 bucket para arquivos e um CloudFront como CDN e AWS Lambdas Edges para processamentos de segurança. 
Dois smartphones exibem um exemplo de cardápio digital, do restaurante fictício Toda Hora.
Em uma mesa com lanches, temos uma garrafa de vidro e uma latinha de Coca-Cola.

Do Brasil para o mundo

Devido ao grande sucesso, a multinacional decidiu expandir esse modelo para outros países. Para isso, a CWI desenvolveu uma versão escalável, chamada de Kombo Tool, possibilitando um acesso mundial com qualquer objeto cadastrável. 

A intenção continua a mesma, dessa vez, ajudando negócios em países localizados na América Latina e Europa. A Kombo Tool permite que usuários de todos os lugares possam realizar seus designs combinando com os produtos locais ou seus próprios. Para isso, a ferramenta inicial, Kombo BR, passou por modificações e reestruturações a fim de uma utilização simultânea com todas as nações.

O Kombo Tool utilizou linguagem Python combinado a React, com banco de dados MySQL server.

Com uma expectativa inicial de atingir 4 países, a CWI destacou-se e conquistou uma impressão que repercutiu em 14, sendo alguns deles: Chile, Bolívia e Costa Rica. Além de mostrar seu comprometimento e crescer dentro do cliente, é possível afirmar que a empresa ajudou a facilitar um momento frágil dos comerciantes. 

A equipe deseja expandir esse projeto cada vez mais, impactando outras pessoas que poderiam usufruir dessa ferramenta. Continuando com sua flexibilidade, a atenção às necessidades da Coca-Cola mantém-se, valorizando a parceria. 

Parceria que gera valor

  • Movida pelo desafio diário que a parceria com a Coca-Cola proporciona, a CWI participa ativamente da visão de negócio, contribuindo com sua experiência e motivação. Desde 2013, a companhia multinacional conta com os serviços de uma equipe preparada e disposta a realizar os projetos inovadores com seu know-how de mercado e tecnologia. 
  • A história iniciou com projetos de menor porte, tal como o “Embaixadores do saber”, uma iniciativa interna para treinamento de colaboradores. Conquistando cada vez mais espaço e confiança, a CWI conseguiu ter presença em grandes eventos, como Copa do Mundo e Olímpiadas, auxiliando em aplicações de gerenciamento de produtos Coca-Cola.  
  • A disposição e prontidão para auxílio, além da alta qualidade e excelência dos serviços, consolidou a segurança e convicção do cliente sobre o time. Depois de projetos de destaque como “Fantrollada” e “Fifa World Cup 2018” , onde houve quebra de recorde em acessos, a CWI tornou-se principal parceiro técnico para ações de marketing da Coca-Cola. 
  • O grande conhecimento sobre o cliente possibilita liberdade para sugerir soluções além da engenharia de software.  Os projetos que originalmente foram desenvolvidos para o Brasil, devido a questões de reestruturação interna da Coca-Cola, passam a partir de 2021 à estrutura da LATAM. Um dos desafios da CWI está em reestruturar os projetos já existentes para atender esse novo mercado com seus respectivos desafios locais, desde diferentes legislações a moedas, passando pela questão do idioma.
Foto de uma mulher prestes a beber Coca-Cola em uma garrafa de vidro.

Quem é a Coca-Cola?

Com mais de 120 anos de história, a The Coca-Cola Company possui a visão de criar marcas e opções de bebidas cativando as pessoas ao redor do mundo. Entre suas marcas estão: Sprite, Minute Maid, Fanta, Crystal, Schweppes, etc. 

Realizando da forma mais sustentável possível, a marca investe em processos inovadores para as comunidades e o planeta. Com o propósito de fazer a diferença, a The Coca-Cola Company possui iniciativas baseadas na preservação da natureza para um futuro melhor. 
Foto de lata de Coca-Cola Sem Açúcar sobre um fundo vermelho e preto com o logotipo da marca.

Quem é a CWI?

Desde sua fundação, a CWI tem o desenvolvimento de software como o objetivo principal, entregando sempre a melhor solução aos clientes. Essa estratégia  contribui para que hoje a CWI figure entre as maiores empresas de tecnologia do Brasil, com mais de mil colaboradores e ampla atuação em segmentos como varejo, finanças, tecnologia e tantos outros.

A cultura CWI abrange pessoas que encaram desafios como possibilidades de crescimento, fazendo com que o maior desejo seja a busca incessante pela excelência, adaptabilidade e transparência em todas suas ações. Tal filosofia reflete nos clientes obtendo resultados que vão muito além do software. 
Foto do prédio da CWI em São Leopoldo (RS).

Nossa Engenharia de Software

O diferencial do desenvolvimento CWI é a forte cultura de Engenharia de Software das equipes. A atuação inicia em uma profunda compreensão do problema para, então, desenhar uma estratégia e desenvolver produtos qualificados para todas as demandas. 

Além disso, há a integração de várias disciplinas de software com equipes que utilizam ferramentas, técnicas e tecnologias adequadas para cada necessidade. O resultado são entregas de alto padrão que transformam negócios.
Um homem trabalha em frente a um notebook.

Conheça o diferencial de nossos serviços de Engenharia de Software.


Tecnologias utilizadas no projeto

Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:

  • Logotipo React.

    React

  • Logotipo Amazon CloudFront.

    Amazon CloudFront

Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

Vamos falar sobre as melhores soluções para o seu negócio.

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