Institucional
O software, o Design, o Marketing e as soluções de ponta a ponta da CWI para gigantes do mercado
12 minutos de leitura
Além das suas squads ágeis multidisciplinares, a CWI conta com um time de Marketing pronto para atender seus clientes de Engenharia de Software Estratégica.
No portfólio, estão trabalhos para marcas no Brasil e no exterior, como Coca-Cola, Arezzo, Vans, Grupo Casas Bahia, Lança Perfume, Del Valle Kapo, Zero-Cal, Hypera Pharma e SLB.
Atuações de Design em produtos digitais, criações de marcas, ações de branding e vídeos estão entre as mais de 800 entregas realizadas pelo time nos últimos 3 anos. Reunindo especialistas de áreas diversificadas, a equipe atende situações estratégicas que têm prazo de finalização definido e demandam flexibilidade na alocação.
Confira neste artigo os benefícios desse serviço para os clientes da CWI e conheça cases de sucesso como a solução utilizada por mais de 7 milhões de pessoas em uma promoção de abrangência nacional.
Para ir diretamente até as entregas, navegue pelos links a seguir:
- Azzas 2154 / Arezzo&Co
- Coca-Cola
- SLB
- Hypera Pharma
- Pestana Leilões
- CIEE-RS
- Elefante Letrado
- La Moda
- Alloha Fibra
Um único parceiro para todo o ciclo da solução
A CWI nasceu há mais de 30 anos como uma empresa focada em desenvolvimento de software — e a qualidade da entrega sempre foi uma prioridade. Ao longo do tempo, percebemos bons resultados quando todas as demandas do cliente em relação a uma solução eram atendidas por pessoas da própria CWI.
Assim, fomos nos especializando no que chamamos de projetos ponta a ponta. Construímos entregas de alta qualidade, sob medida, atuando não só na construção do software, mas também na definição da estratégia, no design de experiência do usuário e de interfaces (UX/UI), na identificação de oportunidades e até em elementos que auxiliam na promoção e divulgação estratégica de produtos digitais desenvolvidos pela CWI.
Em outras palavras, criamos um serviço ainda mais completo para o cliente.
“Na CWI, o time de Marketing vai além do que seria a atuação convencional de um setor de comunicação: por aqui, imergimos na Engenharia de Software combinando as duas disciplinas e, por consequência, entregamos projetos estratégicos”, resume a Head de Marketing da CWI, Meggy Oliveira.
“Sob a minha gestão, já tive a oportunidade de acompanhar entregas em tempo recorde e com alta qualidade, algo conquistado pela sinergia entre times e agilidade na tomada de decisão. Um exemplo de como isso ocorre está na flexibilidade de cronograma. Utilizando metodologias ágeis, um projeto não precisa estar finalizado pelo Marketing para já ser iniciado no time de Engenharia. Ganhamos tempo e corrigimos a rota rapidamente quando todas as etapas ocorrem dentro de casa.”
Time com especialidades diversas
A equipe de Marketing da CWI é composta por diferentes habilidades, que ampliam as possibilidades de clientes que contam conosco para o desenvolvimento de software. Especialistas em elaboração de estratégia, mídias sociais, análise de mercado e dados, performance, planejamento, pesquisa, tráfego pago e audiovisual trabalham ao lado de designers das áreas de UX, UI e Writing.
A troca interdisciplinar de experiências é extremamente valiosa. E os mesmos princípios de excelência técnica que guiam a Engenharia de Software Estratégica da CWI também orientam o time de Marketing, somados a um atendimento próximo e personalizado (leia mais sobre isso logo abaixo, na seção Nosso modo de trabalhar).
O time está pronto para agir em diferentes momentos de um projeto:
“Mantendo a fiel recorrência de contratações, colecionamos diversos feedbacks positivos de clientes satisfeitos, o que nos gera ainda mais energia para desenvolver um excelente trabalho”, destaca Meggy Oliveira, Head de Marketing da CWI.
A atuação do time de Marketing da CWI junto às squads de Engenharia de Software Estratégica já trouxe mais celeridade a projetos que impactaram milhões de pessoas. Confira a seguir!
Entregas de Engenharia de Software + Marketing
As soluções nas quais o Marketing da CWI já trabalhou junto aos times de desenvolvimento são tão variadas quanto as especialidades dos membros da equipe.
Já atuamos em páginas que garantiram a participação de milhões de pessoas em promoções, na melhoria de experiência de áreas cruciais de e-commerces e até em conjunto com a squad de CRO do Grupo Casas Bahia.
Na sequência, você conhecerá o detalhamento das entregas já realizadas para grandes marcas de verticais de mercado como Varejo, Educação e Tecnologia. Trabalhos como criação de naming, logotipo, materiais para campanhas de divulgação, rebranding e vídeos, somados à Engenharia de Software, colaboram para a ampliação do valor entregue ao cliente da CWI.
Azzas 2154 / Arezzo&Co
• e-commerce • UX • UI • design
A parceria entre a Arezzo&Co (atualmente Azzas 2154) e o time de Marketing da CWI já se repetiu várias vezes. No momento em que publicamos este artigo, o grupo reunia 34 marcas e contabilizava trânsito de mais de 11 milhões de clientes em seus canais, gerando uma receita de mais de R$ 12 bilhões de reais.
Nesse valioso universo, a parceria entre equipe de Marketing e squad de Engenharia de Software Estratégica já atuou junto ao time da Azzas 2154 nos e-commerces das marcas Alexandre Birman, Anacapri, Arezzo, Schutz, Vans e Vicenza, além de Fiever e My Shoes. O trabalho na padronização de UX/UI foi feito em áreas como página de produto, página de categoria, carrinho, checkout, minha conta e login.
São páginas que impactam diretamente as taxas de conversão do grupo. Uma vez identificado o fluxo ideal de navegação e experiência, foi fundamental para a companhia que todos os e-commerces seguissem a mesma estratégia.
Otimização de processos e acesso a dados
Esse formato de atuação também foi utilizado no projeto de um sistema de envio e acompanhamento de anúncios de lojas do grupo no Instagram.
Com fluxos para diferentes perfis de usuários (loja, franquia e marca), a aplicação para desktop e mobile otimizou os processos de aprovação, reprovação, ajuste, reenvio e publicação de ads.
O sistema ainda permite o acompanhamento de performance de anúncios em um dashboard exclusivo. O acesso aos dados dessa forma colabora para a tomada de decisão, trazendo mais um ganho para o cliente.
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Recomendações de produtos com Inteligência Artificial
Coca-Cola
• plano de comunicação • promoções • UX • UI • design • vídeo • landing page
A lista de trabalhos desenvolvidos em conjunto pelo Marketing e as squads de Engenharia de Software da CWI para a Coca-Cola é extensa e variada, repleta de materiais que trouxeram relevantes resultados para a companhia, inclusive fora do Brasil.
Confira alguns exemplos a seguir!
Projeto KOmbo
A plataforma KOmbo é uma aplicação B2B voltada para pequenos restaurantes. Foi construída integralmente pela CWI e hoje é utilizada em 25 países.
Permite a criação de combos para food aggregators, folhetos e cardápios gratuitamente. Nossos times atuaram em diferentes pontos do projeto em UI, UX e conteúdo.
Considerando o perfil de usuário, era essencial que a experiência fosse rápida e simples, de modo a trazer vantagem competitiva para estabelecimentos que não dispunham de agências ou designers para a criação de materiais.
O vídeo tutorial sobre a ferramenta também foi feito pela CWI, com locução e texto em dois idiomas (português e espanhol). As entregas extras incluíram cards para e-mail e WhatsApp e material informativo com dicas para restaurantes.
Para isso, o time trabalhou em pesquisa e análise de público e comportamento. Estudamos a forma de composição de cardápios, entendendo como o público consome as informações e de que forma faz seus pedidos, e condensamos o conhecimento em um guia prático de grande valor para o cliente do nosso cliente.
”Retornables” no Chile
A aplicação da Coca-Cola do Chile para digitalização e troca de garrafas plásticas retornáveis, RetornApp, também contou com o trabalho dos times de Marketing e Engenharia de Software da CWI.
Especialistas em Design e UX Writing se uniram a desenvolvedores, QAs e POs para criar soluções na interface e na experiência do sistema.
O processo incluiu pesquisas e entrevistas com diferentes stakeholders, além da criação de fluxos e análises de usabilidade.
Aplicações como o RetornApp fazem parte de uma estratégia global da Coca-Cola: garrafas retornáveis representam mais de 50% das vendas da companhia em mais de 20 mercados pelo mundo. Até 2030, a empresa pretende que pelo menos 25% de todas as suas bebidas sejam comercializadas em garrafas retornáveis.
Plano de comunicação
O time de Marketing da CWI também atendeu a Coca-Cola com o plano de comunicação para um programa de fidelização na América Latina.
A partir da identificação de necessidade de maior engajamento, uma série de materiais foi desenvolvida em espanhol para disponibilização a empreendedores de pequenos negócios.
As entregas incluíram a apresentação da campanha com vídeo-conceito em inglês, utilizada em reunião com lideranças da Coca-Cola de diferentes partes do mundo.
Além disso, peças estáticas e audiovisuais para comunicação ao longo de 15 meses foram veiculadas em espanhol, contando com tradução e locução de falantes nativos.
Promoções
Nosso portfólio de ferramentas para participação e divulgação de promoções da Coca-Cola inclui temáticas como a Copa Conmebol Libertadores, K-pop e o festival The Town.
O trabalho da CWI colaborou para que milhões de pessoas em todo o país pudessem participar dessas ações com segurança e facilidade.
As promoções que incentivam o uso de garrafas retornáveis são casos emblemáticos por aqui — e já recorrentes. As áreas de UX, UI, conteúdo e Engenharia de Software constroem a landing page da promoção e todo o fluxo do chatbot que interage com participantes pelo WhatsApp.
Em casos especiais, o time da CWI também cria novos elementos visuais a partir de Key Visuals (KVs) sucintos, colaborando com a estratégia de branding da Coca-Cola.
Uma das edições da promoção contou com 500 mil participações em 18 dias e 7.343.204 de participações no total. Foram distribuídos milhares de prêmios de até R$ 50 mil e mais de 1 milhão de produtos retornáveis.
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Os desafios de promoções e sorteios para consumidores
Del Valle Kapo
A Del Valle Kapo, marca de suco de frutas da The Coca-Cola Company, também já contou com o trabalho da CWI em diferentes ocasiões. Designers de interface, experiência e conteúdo atuaram em site promocional para uma campanha de Dia das Crianças, landing pages e banners.
Também cabe destacar o trabalho em uma nova seção do site institucional para uma promoção de volta às aulas. A ação contou com 69.271 participações.
SLB
• vídeo • design • roteiro • estratégia de comunicação
A SLB, outra multinacional que já contou com o time de Marketing da CWI, opera em 120 países com mais de 98.000 colaboradores. Anteriormente conhecida como Schlumberger, a líder mundial de tecnologia para a indústria de energia tem um valor de mercado de mais de US$ 60 bilhões.
O tutorial em vídeo sobre uma das aplicações internas solucionou um desafio recorrente de um dos gerentes que atuam na sede de Houston (EUA). O software é voltado para colaboradores, que frequentemente tinham as mesmas dúvidas.
Com uma linguagem divertida, tanto textual quanto visualmente, o vídeo em inglês superou as expectativas ao ensinar o percurso do desenvolvimento de competências de forma leve e rápida.
A estratégia de comunicação utilizou conceitos do campo dos games não só para tornar o tutorial mais agradável, mas também para buscar engajar os colaboradores na proposta da aplicação: evolução profissional.
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Dezenas de aplicações em 10 anos de parceria com a SLB
Hypera Pharma
• site • design • UX • UI • jornada de usuário
Junto à Hypera Pharma, uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil, o time de Marketing da CWI colaborou com as squads de Engenharia em dois projetos. Ambos têm papel importante no faturamento da companhia, que no 4º trimestre de 2023 registrou lucro de R$ 307,8 milhões.
O site da Zero-Cal, marca Top of Mind por 18 anos consecutivos, foi completamente reformulado para se alinhar à nova comunicação da marca.
O processo para chegar a esse resultado passou por pesquisas de referências, entrevistas com stakeholders, wireframes, telas em alta fidelidade e protótipo totalmente navegável.
O desenvolvimento de jornada de usuário e UI de sistema para distribuidores de medicamentos também contou com a participação do time de Marketing da CWI. O estudo da jornada de compra que vinha ocorrendo até então e a criação de uma nova jornada de compra foram realizados junto ao desenvolvimento de novos elementos.
Pestana Leilões
• site • design • UX • UI • sistemas internos
A empresa que o Jornal do Comércio descreveu como uma das maiores do Brasil no ramo de organização de leilões tem 40 anos de história e a CWI como parceria. A Pestana Leilões já ultrapassou 400 mil itens leiloados, entre veículos, imóveis e outros bens.
O site da organização é uma peça fundamental na sua estratégia de negócio, que inclui cerca de 50 leilões on-line e presenciais por mês. A Engenharia e o Marketing da CWI trabalharam em conjunto na nova interface da página de produto dessa ferramenta essencial no dia a dia da empresa.
A evolução exigiu a criação componentes para todos os elementos das telas e permitiu que sejam incluídos mais vídeos e imagens das oportunidades.
Fizemos isso com foco na melhor experiência possível para o visitante, que é sempre um potencial cliente da Pestana Leilões.
Nossa expertise com a experiência do usuário também foi útil em um dos sistemas internos da empresa. Utilizamos diferentes técnicas de UX para melhorias na aplicação, estudando e documentando todos os fluxos de usuários.
CIEE-RS
• branding • rebranding • logotipo • identidade visual • vídeo
O Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) disponibiliza a plataforma Conjuntos, destinada à divulgação de vagas em programas de estágios e de aprendizagem.
Quando o time de Engenharia da CWI iniciou o desenvolvimento dessa aplicação, o nome ainda não existia.
Criá-lo coube ao CWI Marketing, lado a lado com a equipe do CIEE-RS. O processo de naming se somou ao de criação de logtipo, slogan e manual de identidade visual (MIV) da submarca.
Diferentes dinâmicas e facilitações foram conduzidas para garantir a coerência da criação, que privilegiou o conceito teórico e visual da intersecção promovida pela plataforma.
Algum tempo depois, o CWI Marketing atuou também no rebranding para a marca do Teatro e Centro de Eventos CIEE-RS. O projeto incluiu 6 variações de pictogramas exclusivamente desenhados para o CIEE-RS e atendeu a uma série de requisitos da marca-mãe.
Elefante Letrado
• planejamento • mídias sociais • matrizes de negócio
O Elefante Letrado, plataforma digital de leitura para escolas, está em mais de 2.700 instituições de ensino do Brasil. Além de ser atendida pela Engenharia da CWI, a empresa também contou com o time de Marketing atuando em branding e gestão de mídias digitais orgânicas e pagas.
Tivemos como entregáveis elementos como:
• Business canvas;
• Matriz SWOT;
• Análise de desempenho nas plataformas Meta, RD Station e Google Analytics;
• Criação de OKRs e KPIs;
• Análise de campanhas de leads;
• Fluxo de automação de e-mail marketing;
• Planejamento estratégico e tático de Marketing e presença digital.
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Inteligência Artificial para avaliação de leitura
La Moda
• app • UX • UI • design
O aplicativo da Lança Perfume, uma das marcas mais importantes do grupo La Moda, tem nota quase perfeita na App Store: 4,9. E é estratégico que tenha, já que as vendas por meio de canais digitais representam 20% do total do faturamento da La Moda (que está na casa da centena de milhões por ano).
Dos cerca de 70 mil consumidores finais que a empresa estima ter, 67% fazem compras on-line. Por esse e tantos outros motivos, os times de Engenharia e Marketing da CWI têm muito orgulho da atuação na construção do app da Lança Perfume.
As equipes multidisciplinares trabalharam na elaboração de uma interface e uma experiência de usuário que colaboram para o atingimento dos objetivos de negócio do grupo. Ao mesmo tempo, garantem que o contato das clientes com a marca seja fácil e extremamente agradável.
Alloha Fibra
• design • UX • UI
Junto à Sumicity, recentemente incorporada à Alloha Fibra, o Marketing e a Engenharia da CWI atuaram na refatoração do sistema responsável por cadastro e visualização de informações relacionadas à disponibilidade de seus parceiros para atendimentos a clientes.
A Alloha Fibra é uma das maiores empresas do Brasil em número de assinantes e extensão de fibra óptica e o maior player independente neste segmento. Está presente em 864 cidades em 22 estados, totalizando 1,6 milhão de clientes B2C e B2B e uma receita bruta, em 2023, de R$ 1,9 bilhão.
Nosso modo de trabalhar
Todas as entregas mencionadas anteriormente foram realizadas por pessoas que prezam pelo que chamamos de Relacionamento 5 Estrelas.
Consideramos que o estabelecimento de vínculos com nossos clientes é essencial, e entendemos que este é um dos motivos pelos quais as parcerias se renovam e são duradouras.
Esses vínculos são baseados em 5 princípios:
⭐ Importar-se genuinamente, tendo comprometimento, engajamento e responsabilidade como parte do dia a dia;
⭐ Escutar ativamente, entendendo as reais necessidades do cliente;
⭐ Buscar soluções e oportunidades proativamente;
⭐ Comunicar de forma transparente, tanto com clientes quanto com colegas;
⭐ Ir além, buscando surpreender e fazer conexões.
Atendimento à marca CWI
Além das parcerias com as squads de Engenharia de Software Estratégica, o time do CWI Marketing também cuida da própria marca CWI.
As principais áreas nessa frente de atuação são: planejamento estratégico de negócio, branding, eventos, ABM, inbound, outbound, mídias digitais nacionais e internacionais, veiculação de anúncios, endomarketing e comunicação institucional.
Você pode contar conosco para impulsionar o seu projeto de ponta a ponta: da idealização à divulgação do produto concluído, unindo Engenharia de Software Estratégica e Marketing.
Entre em contato para começarmos a pensar juntos em soluções que tragam resultado!