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A documentação de Design é uma ferramenta poderosa que ajuda a alinhar equipes, preservar decisões importantes e garantir uma implementação consistente.

Porém, muitos designers ainda não levam isso em consideração e cometem esses erros que podem atrasar projetos e gerar retrabalho. Vamos nos aprofundar em cada um dos erros e trazer exemplos práticos de como evitar esses problemas no dia a dia.


Erro 1: deixar a documentação para o final

Muitos designers deixam para registrar as informações importantes apenas no final do projeto, acreditando que vão lembrar de tudo. Isso gera falhas, esquecimento de detalhes e desalinhamento entre as áreas.

Como evitar?

Documente em tempo real, é só registrar (anotar) as decisões tomadas durante e logo após as reuniões ou enquanto faz algum ajuste nos seus projetos.

Exemplo prático

Ao terminar uma reunião sobre um fluxo de usuário, insira as anotações e mudanças combinadas diretamente no seu repositório centralizador (local onde você centraliza e documenta todas as informações do projeto/produto e onde todos têm acesso) ou diretamente no software que você está usando para criar as interfaces. Pode ser um resumo rápido das alterações discutidas ou um checklist para implementação futura.

Ferramentas que podem ajudar: Google Docs, Notion, Miro e até o próprio Figma podem ser usados para manter documentos organizados ao longo do processo, não apenas no final.


Erro 2: não registrar decisões de Design

Alterações importantes, como mudar a hierarquia de informações ou ajustar a cor de botões, acabam sendo feitas sem registro formal.

Isso pode gerar confusões futuras entre os membros da sua equipe ou até com você mesmo.

Como evitar?

Documente a decisão e o contexto. Ao registrar, inclua o “porquê” das escolhas feitas e quem participou da decisão.

Exemplo prático

Se você decide trocar a cor de um botão para verde após o resultado de um teste A/B, anote a mudança junto com o motivo — como: “a cor verde teve 20% mais cliques no teste A/B” e também coloque um link para a documentação desse teste. Assim, quem consultar o seu material e quiser saber mais a respeito do teste consegue de forma fácil chegar até ele.

Bora de dica: use o campo de comentários no Figma ou crie uma tarefa (Task) de alterações no gerenciador de tarefas da sua equipe.


Erro 3: depender de ferramentas desconectadas

Trabalhar apenas com arquivos locais ou isolados dificulta o acesso de outros membros da equipe e aumenta o risco de inconsistências.

Como evitar?

Centralize o trabalho em ferramentas colaborativas. Escolha plataformas onde todos possam acompanhar em tempo real.

Exemplo prático

Use o software de prototipação para compartilhar wireframes, protótipos e fluxos, e o de gerenciar tarefas para registrar decisões estratégicas e insights das reuniões. Sempre deixe os links registrados na documentação para outros materiais concebidos, isso mantém a sua equipe sempre alinhada.

Ferramentas que recomendo: Figma, Miro, Google Drive, Notion, Jira e Confluence. As utilizo no meu dia a dia e tudo fica muito organizado.


Erro 4: focar apenas na parte visual

Documentar apenas as interfaces sem registrar fluxos, interações e contexto estratégico pode prejudicar a implementação do projeto.

Como evitar?

Inclua fluxos e interações, registre como o usuário deve navegar pelas telas e quais interações são essenciais para a experiência.

Exemplo prático

Junto com os layouts das interfaces, crie um fluxograma que mostre como o usuário deve navegar de uma página para outra.

Bora de dica: anexar vídeos curtos ou animações pode ajudar os desenvolvedores a entenderem melhor as transições e interações esperadas.


Erro 5: falta de alinhamento com desenvolvimento

A ausência de uma documentação clara cria ruídos no handoff entre design e desenvolvimento, resultando em atrasos e falhas na implementação.

Como evitar?

Realize handoffs bem documentados: prepare uma documentação que inclua especificações técnicas, como espaçamentos e fontes, além de informações funcionais, como estados de componentes (ativo/inativo).

Outro ponto aqui é: inclua todos da sua equipe em todas as etapas de Design, seja apresentado resultados, tirando dúvidas durante a concepção das interfaces ou mesmo na hora da pesquisa.

Exemplo prático

No Figma, use a funcionalidade do “DEV Mode” para que desenvolvedores possam acessar as especificações diretamente nas interfaces. Além disso, inclua links para a documentação de apoio no gerenciador de tarefas.

Bora de mais dica: faça uma reunião de alinhamento entre design e desenvolvimento para revisarem juntos a documentação e esclarecer dúvidas.


Erro 6: subestimar o feedback contínuo

Muitos designers tratam a documentação como algo estático, sem atualizações à medida que o projeto avança. Isso cria desalinhamentos e limita o aprendizado ao longo do processo.

Como evitar?

A documentação é viva, deve ser atualizada a cada passo. Crie uma rotina para revisar e atualizar documentos, especialmente após feedbacks de usuários e stakeholders.

Exemplo prático

Após uma rodada de testes de usabilidade, adicione no gerenciador de tarefas ou na ferramenta usada as principais descobertas e como elas serão aplicadas no projeto.

Dica: inclua espaços específicos para comentários e revisões colaborativas no documento.


Conclusão

Use a documentação como uma ferramenta estratégica. Evitar esses erros comuns transforma a documentação em uma ferramenta poderosa para organização e eficiência.

Quando feita corretamente, ela não apenas registra o trabalho, mas também facilita o alinhamento entre as equipes, evita retrabalhos e garante uma entrega consistente.

Lembre-se: a documentação é um processo contínuo, não uma etapa final.

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