Ir para o conteúdo
Imagem ilustrativa representando cloud. Imagem ilustrativa representando cloud.

De nuvem para on-premises: migração de 150 serviços e 65 ferramentas em apenas 5 meses

A migração para data center físico ocorreu com estabilidade, economia e segurança para a operadora.

Nessa leitura você encontra:
• Desafios da migração de infraestrutura de nuvem para um data center físico (on-premises);
• Motivações estratégicas: redução de custos e ganho de controle;
• Migração sem impacto nas aplicações, com orquestração de diferentes times e fornecedores.

Ilustração de servidor físico e de cloud.

Migrando para on-premises com excelência técnica

A Alloha Fibra é uma das maiores operadoras independentes de internet por fibra óptica do Brasil, com histórico de aquisições regionais e atuação em B2C e B2B. Presente em 22 estados, a companhia tem buscado soluções cada vez mais sustentáveis para escalar suas operações e otimizar seus custos.

Um dos passos estratégicos nesse caminho foi a migração de infraestrutura para data center on-premises. O complexo projeto técnico foi realizado em um curto espaço de tempo e orquestrado em parceria por Alloha Fibra e CWI com precisão, agilidade, estabilidade e foco em segurança.

Crescimento com controle e eficiência

Com dezenas de serviços rodando na nuvem e um ecossistema de ferramentas distribuídas em múltiplos ambientes (desenvolvimento, homologação e produção), a Alloha Fibra decidiu revisar sua estratégia de infraestrutura.

A decisão de migrar para um ambiente físico teve como principais motivadores a busca por redução de custos operacionais e maior controle sobre recursos críticos. Após diversas aquisições de outras operadoras, a padronização também se tornou um fator relevante em uma decisão como essa.

Foi nesse contexto que a CWI entrou em ação — não apenas como executora técnica, mas como parceira estratégica na definição da nova arquitetura, no planejamento da migração e na condução de todas as etapas. A migração de infraestrutura para data center on-premises foi tratada como prioridade técnica e de negócio.
Foto ilustrativa de um servidor físico.

Da complexidade à entrega com zero impacto nas aplicações

A transição envolveu mais de 150 serviços ativos e cerca de 65 ferramentas. O escopo era extenso e desafiador, mas a CWI trabalhou na orquestração do projeto junto à Alloha com uma equipe extremamente comprometida.

A operação foi feita sem impacto nos ambientes críticos, com janelas de migração programadas para horários noturnos e execução coordenada com os diversos fornecedores da companhia. A equipe garantiu a continuidade total dos serviços, mesmo diante de desafios como a troca de parceiro ao longo do projeto e a identificação de fluxos que não haviam sido informados inicialmente.

Realizar essa migração exigiu mais do que domínio técnico: foi preciso atuar em um ecossistema em constante evolução, com diversos fluxos que não estavam sob responsabilidade da CWI.

O trabalho envolveu adequação a sistemas legados e uma atuação próxima do time de DevOps. Devido às características de uma infraestrutura on-premises, a CWI trabalhou na construção, do zero, de recursos como balanceadores, orquestrador de serviços como Kubernetes e regras de roteamento. Ou seja, a squad precisou buscar e desenvolver soluções on-premises para substituir serviços nativos da cloud.
Ilustrações de maestro, relógio, lua e engrenagens.

O projeto de migração dos serviços em cloud para o nosso datacenter on-premise foi uma experiência única, exaustiva e ao mesmo tempo muito gratificante. Um projeto de migração de sistemas e serviços de alto impacto para a operação e para o negócio, envolvendo dezenas de microsserviços. Configurar um ambiente Kubernetes on-premise, da criação da VM até a entrega de um ambiente tão performático, tão confiável e quase tão escalável quanto em cloud. Tudo isso planejado e executado com maestria, em tempo recorde e indisponibilidade praticamente zero. Trabalhar com a CWI nesse projeto foi sensacional não só pelo profissionalismo, comprometimento e perícia técnica do time envolvido, mas também pela forte parceria todos os dias e em todas as etapas desse projeto. Obrigado, CWI!

Foto de Moisés Rodrigues. Moisés Rodrigues
Coordenador de TI – Alloha Fibra

Benefícios de uma parceria de longo prazo

A longa parceria entre Alloha Fibra e CWI foi decisiva no projeto: muitos dos sistemas migrados haviam sido desenvolvidos e sustentados pela própria CWI na nuvem, o que garantiu sinergia, rapidez nos diagnósticos e uma condução fluida mesmo diante de imprevistos.

O ambiente entregue é limpo, funcional e sólido. Toda a documentação garante que, no futuro, qualquer pessoa possa compreender o que foi feito e os motivos pelos quais as decisões foram tomadas, permitindo constante evolução com esforço reduzido. Um trabalho de bastidores que reflete o compromisso da CWI em ir além do que o cliente demanda.
Foto de aperto de mãos.

Com a nova infraestrutura em data center físico, a Alloha Fibra passou a operar com ainda mais eficiência, controle e previsibilidade. O projeto não apenas solucionou um desafio técnico como também fortaleceu as bases para que a companhia continue sua trajetória de crescimento.

Conte conosco você também para levar Engenharia de Software Estratégica 
à sua jornada! A migração de infraestrutura é apenas um de nossos serviços.


Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

Vamos falar sobre as melhores soluções para o seu negócio.

Entre em contato