Carreira
Como está o seu tempo? – 3 passos para organizar de uma vez por todas
3 minutos de leitura
Eu não tenho tempo!
Com certeza, acredito que você já tenha utilizado essa famigerada frase, seja para dar em uma desculpa de um compromisso, ou para coisas mais sérias, como um hábito novo. A verdade é que, hoje em dia, passamos por uma grande overdose de entretenimento: Netflix, Youtube, Spotify, vídeo game… a lista é imensa.
Assim, parece não sobrar tempo para mais nada!
Como posso pensar em transição de carreira se eu não tenho tempo?
Como posso querer um hobbie se mal consigo tempo para fazer alguma coisa que queria que fizesse parte da rotina?
Pensando nisso como um problema, elenquei tudo o que faço no meu dia, desde tarefas simples, como cozinhar e arrumar a casa, até as tarefas com “hora marcada”, como o trabalho ou o tempo de sono. Junto delas o tempo que levo para fazê-las ou, pelo menos, a média de tempo.
Para me ajudar fiz uma planilha utilizando alguns princípios de Pareto –esses dados são para explicar como utilizei o conceito.
1º Passo: Colocar todas as tarefas com o tempo médio para realização. Nesse caso, já apliquei o filtro de organizar do maior para o menor.
2º Passo: Conferir qual o percentual que essa tarefa ocupa nas 24h do dia. O cálculo é simples: dividir o tempo da tarefa pelo tempo total do dia. Por exemplo: (Trabalho) 8,5h/ 24h do dia = 35,4%
Isso significa que, dentro dos nossos “100% do dia”, em média 35% está separado para o trabalho, ficou claro?
3º Passo: Analisar e tomar alguma atitude. Quais são as tarefas que não podem mudar? O trabalho é uma delas, assim como o tempo de descanso. Entretanto, note que as redes sociais quando somadas são quase 17% do tempo total, contabilizando em 4 horas que são investidas em um conteúdo que nem sempre terá algum retorno.
Então foi pensando nisso que eu remanejei meu dia, a prioridade no meu momento é a capacitação para poder passar por essa fase de transição de carreira com mais facilidade. Para você talvez seja outro objetivo.
Limitei o uso das redes sociais para, em média, 1h, sobrando assim 3h que posso investir na minha carreira, seja fazendo cursos, lendo sobre a área e olha que incrível, inclui uma rede social nessa minha escalada, o Linkedin! Que é recheada com conteúdo voltado para profissionais.
Aqui estão os três passos. Não é uma fórmula mágica (mas uma de estatística hehe) e, acima de tudo, é preciso definir prioridades, talvez não seja tão fácil abrir mão de coisas que gostamos. Tente remanejar alguns dias da semana para focar somente nos estudos, ou fazer uso de uma ferramenta de tempo como o Pomodoro, focando 25min na tarefa de estudar e depois dar uma escapadinha para não perder algum story 😀 (às vezes, utilizo o método para fazer outras atividades que sei que serão exaustivas, seja criativo!)
No fim de tudo, a transição de carreira passou a ser mais leve, mais suave, utilizando esse simples conceito: gestão do meu tempo. Não somente na fase da transição, mas na vida como um todo, essas dicas não se aplicam somente para quem está no processo de desbravar um mundo novo, mas para melhor administração do tempo.
Então, você vai gerenciar o seu maior e mais precioso bem?
Referências: