Ir para o conteúdo

Busquei no famigerado Google a expressão “dar um reset”, e encontrei de cara o que para mim faz total sentido: recomeçar, reiniciar.

No caso, a CWI propôs uma definição bem interessante:

reprogramar as oportunidades.

Sou técnica em Mecânica Industrial e atualmente faço Engenharia de Produção. Aparentemente, nenhuma dessas duas áreas fazem parte do universo da TI, então sempre achei que não teria capacidade de me envolver com esse mundo. Há alguns meses, fui selecionada para participar do programa de treinamento “CWI|Reset” e, já no primeiro mês, eu estava totalmente apaixonada por programação.

Falando em paixão…

Em nossa última aula – já por meio virtual, devido à pandemia do coronavírus – algumas pessoas falaram sobre a sua experiência com o programa. Eu também contribui, porém com uma analogia, em que comparei a minha experiência de programar com a paixão. (Pode rir, quando pensei nisso achei engraçado também).

Veja bem, se você já se apaixonou, sabe muito bem como fica: pensa na pessoa o dia inteiro, fala da pessoa para os outros, sonha com ela… enfim, faz parte do seu dia. E, para mim, a experiência de aprender uma linguagem foi a mesma. Eu pensava durante o dia inteiro sobre o que tinha aprendido e sobre como eu poderia usar, tanto na minha área quanto para qualquer outra coisa. Mas, da mesma forma como por vezes a paixão nos decepciona, a programação me decepcionou também (risos). Eu ficava muito chateada quando fazia algum método e ele não funcionava. Por outro lado, a emoção que eu sentia quando entendia alguma coisa ou terminava uma tarefa era tanta que esses percalços eram totalmente esquecidos.

Sem medo das mudanças

Sair da zona de conforto, muitas vezes, é a barreira imaginária que temos a nossa frente nos impedindo de buscar novos horizontes. Talvez você não precise fazer uma mudança tão significativa quanto trocar de carreira, mas quem sabe aprender sobre uma outra linguagem, ou um framework? Talvez uma outra vertente na própria área de tecnologia. Ou, quem sabe, até mesmo migrar de carreira e respirar novos ares, se redescobrir.

Pessoalmente, sigo aprendendo a cada dia que minhas experiências passadas contribuem para o que estou fazendo agora.

Uma lição importante que entendi é que capacidade não pode estar ligada com conhecimento. Porque nós somos capazes de aprender qualquer coisa — uns com mais facilidade do que outros, mas somos, sim, capazes.

Sobre o Reset

O CWI | Reset é um programa de capacitação com foco em profissionais de outras áreas, já habilitados em outras carreiras e que almejam uma oportunidade no mundo da tecnologia. Conta com colaboradores da CWI que se transformam em grandes professores e monitores, que estão sempre dispostos a ensinar e ajudar.

A primeira edição foi em março de 2020, e as aulas ocorreram aos sábados daquele mês. Duas aulas felizmente ainda foram realizadas na sede (com direito a pizza, muito café e paçoca) e as outras duas, por razão do distanciamento social, acabaram sendo no modelo remoto.

turma do CWI | Reset

Se você também tem o interesse em migrar a sua carreira para o mundo da tecnologia, fique ligado nos canais de comunicação da CWI, como o Instagram e o próprio site. Por lá, é possível acompanhar os processos seletivos do programa.


Dicas:

Alguns sites e canais do Youtube me auxiliaram em todo o processo. Sendo para entender conceitos, palavras, ou mesmo para me aproximar de conteúdo mais teórico. Fica como dica para um bom começo.

Canais do Youtube
Código fonte: https://www.youtube.com/user/codigofontetv
Devmedia: https://www.youtube.com/channel/UClBrpNsTEFLbZDDMW1xiOaQ
Curso em vídeo: https://www.youtube.com/user/cursosemvideo

Outras fontes
BrasilCode_ no Instagram, com dicas.
GitHub- Comunidade que entrega conteúdo em todas as linguagens.

Outras publicações