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No Febraban Tech 2024, maior evento de tecnologia do setor financeiro, um dos temas mais debatidos foi a centralidade no usuário. Na CWI, essa abordagem vai além de um conceito, é uma prática diária que a diferencia no mercado há três décadas. Neste artigo, a cwiser e Engenheira de Soluções Manoela de Freitas Nascimento, destaca alguns pontos para entender melhor como a empresa coloca o cliente no centro de suas estratégias.

Além do software, é preciso se importar

A centralidade no cliente é parte integrante da cultura da empresa. A Engenharia de Software Estratégica da CWI é feita por pessoas que se tornam verdadeiras parceiras de seus clientes, com comprometimento impresso na alma, o que se reflete em todas as ações e decisões da organização. Esse compromisso é evidenciado pela expressividade e prestígio do conjunto de clientes da CWI e pela excelência técnica nas entregas.

Uma das principais características da CWI é a preocupação genuína com os problemas dos clientes. “Desde que a área de design foi estabelecida, há um esforço constante para fomentar essa abordagem entre os designers e profissionais de produto. A ideia é sempre trazer o olhar do cliente para a tomada de decisão, utilizando práticas como testes de usabilidade e análise de dados para fundamentar as escolhas. Uma hábito comum na CWI é instigar e estimular os times a fazerem perguntas cruciais antes de iniciar um projeto. Questões como “Qual valor isso vai entregar para o cliente?” e “Qual é o resultado de negócio esperado?” são fundamentais para garantir que as soluções sejam relevantes e eficazes. E não “O que eu tenho que fazer?” ou “Qual é a solução de engenharia, arquitetura, desenvolvimento que tem que ser feita?”. A gente trabalha muito isso com nossos profissionais, a atitude e responsabilidade, de estar realmente comprometidos com o contexto que cerca nossos clientes”, explica Manoela.

Compreender as necessidades dos clientes

Compreender as necessidades e expectativas dos seus clientes é sempre o primeiro passo antes do desenvolvimento. O objetivo é garantir que cada solução proposta seja profundamente alinhada com os desafios reais enfrentados pelos clientes. Essa análise detalhada permite à CWI não se prender apenas a demandas previstas, mas resolver quaisquer adversidades que possam surgir, demonstrando proatividade e flexibilidade com seus parceiros.

Esse é um dos motivos pelo qual a CWI não trabalha com modelos de software fechados, pois através da cultura de Engenharia de Software Estratégica, a empresa busca criar soluções personalizadas que geram valor para os clientes, atendendo as necessidades individuais de cada um, desenvolvendo software a partir do zero ou customizando sistemas existentes.

Exemplos práticos de centralidade no usuário

Carrinho de checkout 

Desafio: Reescrever o carrinho de checkout do cliente.

Descoberta: Cruzamento de problemas de usabilidade, de performance da aplicação e perda de adesão no funil de conversão.

Solução: Além de focar na arquitetura, houve um trabalho significativo para melhorar a experiência do usuário, gerando aumento de conversão como resultado de negócio.


Plataforma de fatura digital 

Desafio: Reescrever a plataforma de fatura digital.

Descoberta: Os usuários queriam uma maneira mais direta de calcular empréstimos e ver ofertas.

Solução: Através de entrevistas e workshops, o time identificou e implementou as mudanças necessárias para entregar valor às expectativas dos usuários.


Plataforma única de orçamento 

Desafio: Criar uma aplicação única para diversas empresas do grupo.

Descoberta: Problemas estruturais e falta de identidade visual.

Solução: O time da CWI ajudou a criar uma identidade visual coesa e uma estrutura para gerar uma solução eficaz.


Impacto na cultura do cliente

Essa abordagem não só melhora a entrega de soluções, mas também influencia a cultura dos próprios parceiros. Ao trazer um comportamento diferente e focado no usuário, a CWI gera confiança e fortalece o relacionamento com os clientes. Um exemplo disso foi o feedback de uma Group Product Manager (GPM) da Porto, que elogiou a forma como os Product Owners (POs) da CWI fazem perguntas e organizam as informações de maneira diferente das outras consultorias.

“A gente influencia nessa relação que é de confiança e de qualidade. Eu entendo que o cliente percebe a qualidade do que a gente faz por estar se importando. Se importando junto com ele sobre o negócio dele e não simplesmente fazendo uma entrega de sistema”, destaca Manu.

DNA formador

A CWI proporciona inúmeras oportunidades de crescimento aos seus colaboradores, incentivando-os a sempre darem o seu melhor. Esse compromisso com o desenvolvimento contínuo dos colaboradores faz parte do DNA da organização, que se orgulha de entregar projetos de alto nível técnico e de ser formadora de talentos.

A empresa acredita que a formação de pessoas é um ciclo contínuo, onde colaboradores experientes formam novos talentos, mantendo a solidez e a inovação de uma empresa que cria soluções há mais de 30 anos. Esse enfoque colaborativo e visionário permite que a CWI desenvolva estratégias em parceria com seus clientes, sempre com os olhos voltados para o futuro.

Colocar o cliente no centro é um valor intrínseco para a CWI, resultando em parcerias sólidas e bem-sucedidas que impulsionam os negócios de seus clientes. Saiba mais sobre a nossa Engenharia de Software Estratégica!

Referências

Qual é a importância da centralidade no cliente? In: Entrevistado: Geraldo Soares, Superintendente de RI do Itaú Unibanco. Acesso em: 01/08/2024
O que é a centralidade no cliente? In: Insights. Acesso em: 01/08/2024

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