Ir para o conteúdo

No mundo da TI, as certificações podem ser bons indicadores de que alguém têm os conhecimentos sobre determinado tema. Inclusive, podem até definir os critérios de classificação de candidatos em uma vaga de trabalho. Por isso, é importante buscar as mais relevantes dentro de cada área de atuação.

A Professional Scrum Master I (PSM I) é a certificação oficial e inicial da Scrum.org para quem deseja atuar como Scrum Master ou dentro da área de conhecimento da Agilidade. Para o papel de Scrum Master, o Scrum.org oferece três níveis de certificação: I — conhecimentos fundamentais do Scrum; II — conhecimentos avançados do Scrum; e III — conhecimentos notáveis do Scrum. Essa certificação é internacional e não expira — então, os benefícios de fazer a prova compensam, mas, primeiro, precisamos obter a certificação.

Hoje, a ideia é trazer algumas percepções da minha experiência sobre essa certificação e que talvez possam ajudar você a obtê-la.


Sobre a prova

Idioma: Inglês

A prova acontece somente em inglês. Porém, no próprio site deles é indicado que muitas pessoas já usaram a extensão do Google Translate com sucesso.

Tempo da prova: 60 minutos

Você terá 60 minutos ininterruptos para responder 80 questões. No teste, terá um cronômetro com tempo restante para a conclusão. Esse cronômetro também aparece nos simulados, então aproveite eles para aprender a lidar com essa pressão do tempo terminando.

Como as perguntas variam de formato, algumas serão mais demoradas que as outras, mas, no geral, você sabe que terá em média 45 segundos para responder cada questão. Esse tempo é mais do que suficiente, desde que seja utilizado sabiamente.


Questões: 80

Você precisará de 85% de acerto para a aprovação, ou seja, 68 questões.

As questões são de verdadeiro ou falso e múltipla escolha, com resposta única ou múltipla (algo como: choose the best two answers | selecione as duas melhores opções). O teste sempre indicará que tipo de questão é e quantas opções você deverá selecionar. Nas de múltipla escolha, também pode sugerir para selecionar a opção Falsa.

Elas também podem ter um caráter mais situacional, como: O que você faria na situação X? Ou podem ser mais objetivas (essas são ótimas para ganhar tempo), como: Quem compõe o time do Scrum? Qual é o timebox da Review? Entre outras.


Valor: $ 150.00 USD

A inscrição é realizada no próprio site da Scrum.org, e tem o valor de $ 150.00 USD para uma tentativa (todas as transações são realizadas somente em dólar). O comprovante do pagamento será enviado para o e-mail cadastrado.

Após isso, o próximo e-mail que você receberá será com as instruções para realizar a certificação, com o código de acesso do exame. Este código permanecerá válido até que você faça a prova, então você decide o melhor momento para comprá-lo e também o melhor momento para utilizá-lo. Também lembre-se de já ter um login no site da Scrum.org, pois são coisas separadas, ou seja, ter o código de acesso não é o mesmo que ter o login e vice-versa. Por último, revise que o seu nome esteja correto no profile, pois esse nome que sairá no certificado.

Dicas preparatórias e de estudo

Neste site aqui, tem as recomendações do Scrum.org para se preparar para a prova. Leia-o com atenção e mergulhe nos conteúdos que forem mais importantes para você ou que você tenha menos conhecimento.

Monte a sua rotina de estudos, buscando otimizar seus aprendizados. Divida seu tempo entre o Scrum Guide e os simulados oficiais. Esses dois, somados à sua dedicação, são a chave do sucesso para obter a certificação.

Leia o Scrum Guide. Leia-o muitas vezes. Leia cada frase com atenção e cuidado; leia uma frase, pare e pense sobre como a recomendação do guia é aplicada. Faça isso com todo o Scrum Guide. Além de ajudar para obter a certificação, isso também nos tornará profissionais melhores.

Durante a leitura, também preste muita atenção nos termos que indicam recomendação (ou seja, não precisamos que isso ocorra, mas seria bom que ocorresse) e obrigação (ou seja, o Scrum necessariamente precisa disso para acontecer). Caso seja possível para você, leia o Guide em inglês, tomando em conta os verbos auxiliares: should, could, must, etc, que assim fica ainda mais evidente a diferença.

Faça os simulados oficiais do Scrum.org. Utilize-os para entender como funciona a prova antes de se aprofundar nos estudos e, depois, para comprovar que os estudos estão dando resultado. A cada simulado feito, analise seu resultado, verifique as perguntas que acertou e as que errou, leia a explicação que a certificadora fornece para cada pergunta, procure a referência disso no guide e entenda novamente o que aquele trecho está trazendo. Seguindo a dica de uma excelente profissional que conheci, é importante focar somente no simulado oficial, até para entender mais a filosofia do Scrum, pois nada garante que as respostas ou visão do Scrum estejam corretas em outros sites e, mais ainda, atualizadas.

Com o simulado, você vai perceber como funciona a organização do tempo de prova (média de 45s por questão), e a pressão do cronômetro rodando no cantinho superior da tela. No dia do teste, não perca tempo procurando por respostas de uma pergunta. Foque em responder o que parece ser o mais coerente e correto, lembrando sempre da filosofia passada pelo Scrum Guide, que muitas vezes não é o que se aplica na prática (infelizmente).

Ao final da prova, caso tenha tempo, volte para revisar o que considerar necessário. Essa revisão de questões não é possível no simulado, então você não conseguirá treinar ela. Mas, antes de iniciar o teste, há uma página com todas as orientações de como fazer isso. O tempo não estará contando nesse momento, então aproveite, respire fundo e leia com muita calma as explicações. Basicamente, há um ícone para “salvar” uma questão. Cada questão marcada ficará disponível para acessar através do menu superior. Lembrando que não é possível saltar questões, ou seja, avançar para a questão seguinte sem responder a anterior, por isso, é importante aprender a salvar as que deseja revisar depois.

Também devido ao tempo, é importante decorar os dados mais “objetivos” a respeito do Scrum Guide, como timebox, times, responsabilidades, etc. Tenha à disposição um mapa mental, resumo, tabelinha, postits ou o que mais for útil para você consultar durante a prova, caso seja necessário e a memória falhe. Além disso, criar esse tipo de material é um ótimo formato de estudo. Portanto, o importante aqui é buscar para ganhar tempo nas perguntas mais objetivas, para ter mais tempo de reflexão nas que são de tipo situacional.

Para dar um exemplo, para os eventos, eu utilizei um mapa mental, feito à mão, conforme abaixo. Esse mapa mental contém todos os eventos do Scrum, detalhando o timebox, os envolvidos e uma descrição chave de cada evento. Este mapa talvez não esteja suficientemente claro para todos, de qualquer forma, o objetivo foi apresentar um exemplo e inspirar você a criar o seu material de “consulta rápida”:

Essa imagem apresenta um resumo dos eventos do Scrum. Inicia com a Sprint, que contempla as demais cerimônias, em ordem: Planning, Daily, Review e Retrospective, além de marcar os eventos de início e fim, participantes e timebox de cada evento.
Exemplo de mapa mental para consulta rápida

E por último, mas não menos importante, se tiver um grupo de estudos, algum colega que queira realizar a prova, façam sessões de estudo em conjunto. Duas ou mais cabeças pensam melhor do que uma.


Para resumir num passo a passo:

Nos estudos:

  • Se você funciona melhor com uma rotina, organize os dias e horários mais adequados para os estudos;
  • Leia o Scrum Guide com atenção. Estude e reflita sobre cada trecho do Scrum Guide;
  • Faça um resumo ou mapa mental das informações mais importantes;
  • Faça e refaça o simulado oficial do Scrum.org até que você obtenha 100% repetidas vezes (e quase já tenha decorado as perguntas do simulado);
  • Escolha um dia tranquilo e silencioso, que você possa dispor de 1h sem interrupção para fazer a prova.

Na prova:

  • Confira que a sua conexão à Internet esteja disponível e estável;
  • Prepare a extensão do tradutor, caso seja necessário;
  • Separe e organize todos os seus materiais de estudo e de consulta;
  • Deixe uma água pertinho, à sua disposição, caso tenha tempo e sinta sede nesse período (eu fiquei, por puro nervosismo mesmo);
  • Acesse o e-mail com o código de acesso da prova, entre no link do e-mail e cole o código de acesso no site;
  • Leia a instrução da prova com muita atenção para aprender a marcar/salvar as questões que você não respondeu com segurança e quer revisar;
  • Quando se sentir pronto/a, faça a prova e boa sorte!

Ficarei na torcida por você. E caso não consiga de primeira, tente novamente e novamente… Seguindo essas dicas e estudando, certamente será possível obter a certificação.

Outras publicações