Tecnologia
Comunicação para impulsionar a tecnologia dos bancos
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A indústria bancária investe continuamente em tecnologia, com crescimento de 104% no orçamento nos últimos 8 anos*. Com a evolução nessa área, cabe evoluir também a forma de comunicar produtos e negócios.
Aqui, vamos trazer algumas percepções sobre a relação entre as duas áreas. Para começar, compartilhamos três dados:
1. Segundo o LinkedIn, as pessoas levam em média 5,4 meses para decidir qual será seu parceiro de soluções de pagamento. É um ciclo de compra que está cada vez mais longo.
2. Os dados apresentados por Gustavo Resende no Febraban Tech 2024 também informam que se trata de uma decisão colegiada. Além dos executivos seniores, pessoas de outras áreas têm grande influência: Compras, TI, Estratégia, Operações e Financeiro.
3. Ainda de acordo com informações divulgadas pela plataforma, o número de empresas provedoras de soluções de pagamento no LinkedIn cresceu 2,6 vezes nos últimos 10 anos na América Latina.
Então, como se diferenciar em uma concorrência que segue crescendo?
Resende resume: com “a mensagem certa para a pessoa certa”. As principais características da marca que influenciam a decisão de compra nesse mercado, apresentadas pelo Financial Services Lead do LinkedIn, podem compor essas mensagens. São elas:
- Segurança,
- Bom atendimento ao cliente,
- Confiabilidade,
- Facilidade de uso.
No Bradesco, por exemplo, é essencial que as mensagens certas cheguem continuamente. É o que apontou José Mauricio Lilla, head de Comunicação do banco, também no Febraban Tech 2024.
“Eu tenho que estar presente na jornada da pessoa com informações relevantes para a tomada de decisão, para que nos 7 meses que ela demora para tomar essa decisão eu esteja presente em vários pontos de contato. É a forma como pensamos comunicação como um todo e isso se aplica muito bem ao público B2B.”
Lilla ainda citou o direcionamento de comunicações diferentes para os perfis de clientes. “Para cada público a gente tem essa estratégia de criar conteúdos com células autônomas dentro da área de Negócio. Elas têm uma proximidade com as necessidades do cliente e criam muitos conteúdos informativos, como coberturas de eventos e reverberação de matérias que saem na mídia.”
Esse é um ponto de vista que também foi mencionado por Mario Leão durante o Febraban Tech. O CEO do Santander Brasil citou o fato de que a comunicação “tudo para todos” não funciona e é preciso personalizar as mensagens o máximo possível.
Cases de comunicação da CWI
Além das abordagens comentadas por Lilla, outras camadas de comunicação também permeiam um produto, plataforma ou negócio digital.
Os projetos da CWI costumam envolver mais de uma das nossas disciplinas de Engenharia de Software Estratégica — Front-end, Back-end, Mobilidade, Design, Qualidade, Segurança, Processos, Produto e Dados & IA. Por vezes, também entregamos elementos que colaboram para a comunicação da tecnologia.
Como, por exemplo, na plataforma Conjuntos. Junto ao time do CIEE-RS, a CWI desenvolveu o software e também:
- o posicionamento da submarca,
- o naming,
- o logotipo,
- o manual de identidade visual (MIV) e
- o slogan.
Para a Coca-Cola, já atuamos em projetos que, além do software, entregamos conteúdo e edição de tutorial em vídeo com locução e texto em dois idiomas (português e espanhol). Também já produzimos tutorial em vídeo, em inglês, a respeito de um software desenvolvido pela CWI para a norte-americana SLB.
São ferramentas de Marketing que fazem toda a diferença na hora de comunicar os benefícios do seu produto digital para o consumidor. Conte com uma empresa que pode atuar tanto na Engenharia de Software Estratégica quanto na comunicação. Entre em contato conosco agora mesmo!
Confira o painel completo com José Mauricio Lilla no canal do Febraban Tech: