Ir para o conteúdo

Contribuir com o desenvolvimento da área de TI é uma forte característica da CWI, que ao longo da sua história sempre buscou estar presente na vida de jovens estudantes e futuros profissionais. Através de iniciativas de capacitação que visam o compartilhamento de conhecimento do nosso time de cwisers, fomentamos em nossos programas atividades práticas para que as pessoas possam experienciar a área e se sentirem mais preparados para suas primeiras atuações no setor de Tecnologia da Informação.


Design e Experiência de Usuário

O uso de sistemas, websites e aplicativos é cotidiano na vida das pessoas, tanto em atividades pessoais como em atividades profissionais. Por isso, prover soluções que sejam úteis, funcionais, façam sentido e entreguem um real valor aos usuários, tornam-se premissas para empresas que utilizam em seus processos ou oferecem ao mercado soluções digitais.

É nesse contexto que processos investigativos, colaborativos e de experimentação, com um olhar orientado ao comportamento humano, ganham espaço e se estabelecem junto às metodologias de desenvolvimento de software e área de TI. Tais processos são oriundos das áreas de conhecimento de Design e Experiência do Usuário e, que para a CWI, tornam-se pilares da nossa Engenharia de Software.


Capacitação em Design

Acompanhando a evolução do setor e a necessidade de termos mais profissionais atuando nesta área de conhecimento junto aos times de desenvolvimento, proporcionamos à comunidade o CWI BOLD, nosso programa de capacitação em Design.

O BOLD é direcionado ao grupo de pessoas que estão buscando por suas primeiras experiências no setor de TI como Product Designers. Sendo assim, estudantes de Design e/ou áreas correlatas (Comunicação, Arquitetura, Tecnologia da Informação, Marketing ou Administração) que estejam finalizando seus cursos e, também, profissionais que já atuam no mercado de Design e estão buscando migrar para área de Tecnologia da Informação, contemplam o perfil de alunos das nossas turmas. Desse modo, é necessário que os participantes tenham conhecimento básico da área, como conceitos e ferramentas colaborativas e de prototipação.

Be BOLD and be right!

A estrutura do programa é estabelecida em uma metodologia de ensino que proporciona aos participantes conteúdo teórico, aplicação do conhecimento em atividades práticas individuais e em grupo – através de um desafio como fio condutor do programa – e absorção do conhecimento a partir de reflexão e construção de uma Matriz de Aprendizagem.

Metodologia CWI BOLD.

O conteúdo programático tem como objetivo nivelar o conhecimento de todos em relação aos fundamentos e perspectiva da disciplina, sua aplicação prática no segmento de TI, metodologias, processos, técnicas e boas práticas para geração de soluções digitais. É fundamental, para que se diferenciem em um mercado aquecido como o da TI, que os Product Designers tenham uma base de conhecimento bastante sólida sobre Design, para que consigam atuar de maneira relevante, contribuindo como agente transformador da cultura de Design no seu dia a dia. Desse modo, os temas tratados nas aulas seguem a seguinte estrutura:

Conteúdo Programático CWI BOLD

Nos primeiros 02 módulos, são trazidos conteúdos que esclarecem a perspectiva do Design Estratégico, a relação entre Design e Experiência do Usuário, o Processo de Design na Prática e como ele se encaixa nos processos e no mercado de TI.

Já nos módulos 03 e 04 são tratados tópicos que caracterizam duas habilidades cruciais de um profissional de Design: a capacidade de VER e PREVER. Isto é, o caráter investigativo da área, através de análises contextuais, pesquisas quantitativas e qualitativas e aproximação com usuários. De mesmo modo, o caráter criativo da disciplina, que acontece através da multidisciplinaridade, cocriação e projetação de cenários futuros de uso.

A capacidade de FAZER VER do designer é explorada nos módulos 05 e 06, onde são trabalhados conteúdos relacionados à prototipação, experimentação e ciclos de aprendizagem e de refinamento das soluções propostas ao longo de um processo de design.

Como fechamento, o módulo 07 propõe ao aluno o espaço para colocar em prática o conhecimento gerado durante o programa. Assim, a partir de um desafio entregue aos participantes, a turma passa a ter autonomia de aplicar os fundamentos, processos e técnicas aprendidas para resolução de um determinado problema, buscando gerar uma proposta de solução que entregue uma experiência diferenciada, útil e funcional.

A partir dessa estrutura de conteúdo e inspirados, também, pela conhecida fala de Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft, em que fomenta a importância de sermos ousados e sermos corretos (“Be bold and be right”); provocamos os profissionais do futuro a buscarem em suas carreiras uma atuação diferenciada, propondo novos formatos e abordagens de trabalho, bem como soluções com potencial de inovação. Entretanto, é preciso estarem em linha com os princípios de Design e Experiência do Usuário, se posicionando de modo a serem protagonistas da evolução e amadurecimento que o setor de TI vem tendo em relação a esta área de conhecimento. 


Interação com os cwisers

Para que os participantes tenham a oportunidade de trocar conhecimento e iniciar suas primeiras relações com Product Designers já atuantes no contexto digital, o programa é conduzido pelo nosso time de Design. Os conteúdos dos módulos são guiados pelas nossas Lideranças de Design e o apoio durante as aulas ao vivo e na realização das atividades e dos desafios são orientados pelos nossos PDs. Desse modo, é possível partilharmos o nosso conhecimento técnico e nossas experiências de dia a dia em contextos reais de mercado, dando visibilidade aos alunos de como a atuação se estabelece na prática. Ainda, através de nossas lideranças, temos o cuidado de passar para as turmas conteúdos de extrema relevância e que impactem diretamente na evolução profissional de cada um.


Impacto do CWI BOLD

Feedbacks CWI BOLD

Através do nosso programa de capacitação em Design conseguimos considerar diferentes resultados. Os participantes ganham a oportunidade de serem convidados a fazerem parte do time CWI, através das indicações dos instrutores e monitores e de acordo com as nossas oportunidades do momento. Com isso, temos a garantia de que os profissionais que passam a atuar como Product Design na empresa, estão alinhados com o nosso posicionamento e princípios de Design. Ademais, todos os alunos passam a contemplar o nosso banco de talentos junto ao time de RH, que busca manter contato e sempre no radar futuros profissionais da nossa equipe.

Por estabelecermos uma rede de relação junto aos “bolders” durante o programa, acabamos acompanhando suas trajetórias de carreira pós programa. A inserção dos aspirantes à PDs no mercado de TI torna-se rápida e, até mesmo, a evolução de senioridade dentro dos seus contextos de atuação. Para nós, é um resultado muito gratificante, pois contribuir com a evolução do setor, com o fomento da cultura do Design e com a realização de sonhos de jovens profissionais faz parte do nosso DNA.  

Outras publicações