Ir para o conteúdo

O Scrum sempre sugere mudanças nas cerimônias. Como posso realizar cerimônias que ajudam no engajamento do time e que tragam resultados? Confira nas dicas abaixo:

01 – Pesquisas de microclima

Você já conseguiu analisar como seus colaboradores estão se sentindo, de forma imparcial e secreta? Tente antes de inserir os cards na cerimônia de retrospectiva, criar uma pesquisa para avaliar como os colaboradores se sentem de verdade em relação ao time, as entregas e a qualidade de vida além do trabalho. O legal é criar a pesquisa em alguma ferramenta que permita o anonimato, que estimula respostas mais honestas do time. Na pesquisa, gosto de deixar uma pergunta como “Trabalhei com conforto durante a sprint?”, abaixo deixo alguns campos como: sim, mais ou menos e não. É importante pedir pro time considerar alguns fatores como: o planejamento das entregas está sendo efetivo? Preciso fazer muitas horas extras e trabalhar em finais de semana e feriados? As histórias estão bem claras e escritas?
Caso uma pessoa vote com “não” ou “mais ou menos”, é um sinal de alerta para que o time se atente pois uma pessoa se sentindo desconfortável, pode gerar impedimentos ou pode não conseguir produzir da melhor forma possível. Então entra o papel do AM em tentar investigar qual ou quais situações estão atrapalhando o time naquele momento.
Algumas ferramentas que sugiro para essas práticas são o StrawPoll e o Google Forms. Ambas plataformas são gratuitas, muito intuitivas para o manuseio e apresentam os resultados em tempo real para os usuários.

02 – Utilizar modelos criativos de retrospectiva

Já participou de alguma reunião em que o tempo parecia que não passava? Imagino que já. Por isso sempre é legal trazer algumas inovações nas cerimônias. Uma delas é um modelo criativo na retrospectiva. Ela consegue abranger diversos pontos importantes para sua equipe, como o que tem de positivo, o que puxa ela pra baixo, etc. Existem alguns lugares em que podemos buscar inspiração como no próprio Google e no FunRetrospectives. Confira abaixo algumas sugestões:

Modelo do Barco:

Nessa dinâmica, o barco representa as coisas boas time teve e a âncora o que empurrou o time para baixo nesse período. O vento é o que impulsiona o time pra frente. Pode ser uma pessoa, uma ação ou algum acontecimento durante a sprint.

Modelo do carro

Essa técnica consiste em imaginar que o time é o carro. O declive é o que deu velocidade para o time. As pedras são os obstáculos enfrentados durante a sprint. A garagem é o que precisamos fazer para melhorar.

Modelo estrela do mar

Nela os participantes vão inserir os cards de acordo com o que eles sentem que o time precisa parar, o que o time precisa começar, o que precisa continuar e o que precisam fazer menos e fazer mais.


O importante nas retrospectivas é soltar a criatividade. Também é legal utilizar alguns temas atuais como Copa do Mundo, Olímpiadas, Natal, etc.


03- Permita a participação do time

Ao invés de deixar apenas uma pessoa responsável por uma cerimônia, tente deixar mais de um membro através de um rodízio entre os membros do time. Apresentar a cerimônia dá um senso de propriedade do produto, um engajamento maior do time e uma maior sensação de pertencimento de cada um. Além de evoluir na questão de apresentação de cada um.

04- Crie algumas formas de “quebra gelo”

O “quebra gelo” é nada mais, nada menos do que uma forma de encerrar as cerimônias de forma mais leve. Os times engajam bastante dependendo da dinâmica. Além de promover um ambiente saudável e ser uma forma dos membros do time se conhecerem melhor. Isso pode ser feito de acordo com a criatividade de quem está conduzindo a cerimônia, podendo ser realizado de diversas maneiras. Vou deixar algumas sugestões abaixo para você se inspirar sua próxima cerimônia:

Roda do elogio

A dinâmica funciona da seguinte forma:

  • Você escreve o nome de todos os participantes em um círculo, sendo um círculo diferente para cada um.
  • Deixa um post it ao lado.
  • Cada participante deverá escrever um elogio ou algo de positivo sobre a pessoa que está na sua direita. Por exemplo, na nossa figura acima, o João escreveria para a Ana e ela escreveria para o Renato e assim sucessivamente.
  • O facilitador define um tempo de 3 minutos para a escrita dos cards.
  • Após os 3 minutos, a primeira pessoa do círculo fala sobre o elogio que escreveu para a pessoa ao lado, e assim vai seguindo.

Card da gratidão

Essa dinâmica é bem simples, basta solicitar para que cada participante insira um card mencionando algo que ele é grato naquele momento. Seja uma pessoa, uma coisa ou até mesmo um momento. Defina um tempo limite para a escrita dos cards e logo em seguida abra para discussão com o time, lendo um a um.

Uma dica final que deixo para você é que tente realizar o “quebra gelo” ao final da retrospectiva, assim o time encerra o expediente de forma tranquila e feliz.

Espero que tenham gostado das dicas. Agora me contem nos comentários, quais dicas vocês acham importante para as cerimônias?

Outras publicações