Ir para o conteúdo

Em referência ao Halloween, uma data que celebra os mortos e aponta alguns de nossos maiores medos, trazemos fantasmas que podem intimidar a decisão de terceirizar o desenvolvimento de software da sua empresa. São incontáveis dúvidas que passam pela cabeça de quem procura uma solução, mas não sabe o melhor caminho. Esperamos que, com esse artigo, você consiga aliviar a tensão e enfrentar os monstros, os quais, na verdade, não passam de ilusões. 

Na imagem vemos um findo cinza com morcegos voando, cruzes de cemitério e uma árvore sem folhas. Ao redor dela existem olhos laranjas de morcegos.

Para começar, o desejo de contratar uma empresa de desenvolvimento de software surge com algum problema, podendo ser estratégico, administrativo, infraestrutural, entre muitos outros. Sendo assim, as opções são postas na mesa e a parte difícil começa: a decisão da melhor escolha. 

Existem diversas soluções no mercado, a dificuldade é descobrir qual se encaixa à sua adversidade, desde a formação de uma equipe própria até a aquisição de um software como produto. No entanto, existem diferentes fatores que devem ser levados em consideração, uma vez que o cuidado nessa escolha impacta no sucesso do seu negócio. 

Aqui trazemos 5 medos que assombram ao contratar uma empresa de software para auxiliar a mensurar as possibilidades de solução, a fim de resolver os fantasmas de seu empreendimento. 

Navegue pelo artigo com os links abaixo:

O custo benefício é maior com uma equipe própria de desenvolvimento?    

Para muitos, montar uma equipe própria de desenvolvedores vem ser a melhor opção. No entanto, os resultados podem não ser conforme o esperado. Esse cenário ocorre devido à falta de experiência, se comparada a times que já atuam há mais tempo nesse ramo.  

Analisando mais a fundo, uma empresa de software pode entregar um resultado com maior maturidade, afinal existe exclusividade na função e os processos já estão definidos. Além disso, há uma flexibilidade nas contratações por responder a um contrato entre empresas, não sendo necessário administrar as burocracias de vários recrutamentos. Junto a esse fator, é possível solicitar mudanças no escopo do time multidisciplinar de maneira mais rápida e ágil, de acordo com as suas demandas. 

Observando a outra opção, temos um time interno que terá a cultura da empresa, mas com uma curva de aprendizado muito mais longa. O processo de ensinamento pode ser frustrante e cansativo, com mais tempo e dinheiro envolvidos para atingir o resultado esperado. Ademais, há a possibilidade do time terceirizado imergir na rotina da marca e acabar se identificando com os hábitos e comportamentos. Nesse caso, dependendo do seu cenário, a melhor opção pode ser contratar quem já é especializado em soluções, na qual o seu envolvimento não será exigido.   

Software sob demanda é mais caro do que um software de solução comum?

Aqui não existe resposta certa. Para muitos, a melhor opção talvez seja um software de solução comum, pois o problema possui uma característica universal. No entanto, se você deseja algo mais exclusivo e adaptado, contratar uma empresa de desenvolvimento de software pode ser o melhor caminho. 

O software pronto é realizado de maneira genérica, pensando em atender o maior número de situações possíveis. Por ser vendido como um produto, tal sistema não possui flexibilidade, limitando o cenário de atuação. 

Já aqueles feitos sob medida se adaptam às diversas realidades que seu negócio possui. Ele é feito a partir da compreensão do problema, que gera uma definição de estratégia e implementação da melhor solução. Clientes que possuem necessidades específicas em seus empreendimentos, ou desejam algo mais exclusivo e único para gerar valor, podem optar por essa escolha.  

Os dados da minha empresa podem ser revelados? Falso! 

Felizmente, cada vez mais, vemos uma extrema preocupação com a segurança dos dados em ambos os lados. Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), podemos ficar mais aliviados com esse fator, confiando nas empresas os mais sigilosos conteúdos. Sendo assim, caso haja alguma falha ou algo vier a público, providências legais podem ser tomadas. 

A LGPD dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018).

A CWI incentiva estudos sobre segurança e possui um processo controlado e preocupado com o manuseio de dados. É a partir desse cuidado que atingimos resultados sem nenhum tipo de erro ou prejuízo para o cliente. Caso deseje saber mais sobre esse assunto, acesse algumas dicas em nossos Drops de Segurança.

Qual será o investimento ao contratar uma empresa especializada?

Contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de software exige certa aplicação de capital. No entanto, existe alguma forma de evolução e crescimento do negócio sem a necessidade de investimentos? 

Acreditar no seu empreendimento é também assumir riscos. Só assim, conseguimos atingir resultados satisfatórios que geram credibilidade para os consumidores finais. 

Contratar uma empresa especializada em software não é um dinheiro perdido. A partir da análise do problema, será desenhada uma estratégia adequada ao negócio que, após todos os alinhamentos, levará ao desenvolvimento de produtos digitais, trazendo diferenciais competitivos no mercado. Sendo assim, os resultados poderão ser medidos conforme as entregas de adaptações e produções do processo da sua empresa.  

Não sei exatamente identificar o meu problema, o que fazer? 

Buscando solucionar seus empecilhos, existem alguns serviços de identificação ofertados por empresas de software. Na CWI, o Discovery é o processo para resolução de problemas, reconhecimento de oportunidades, geração, experimentação e validação de soluções. É realizada uma compreensão do contexto do desafio para, então, definir a proposta de valor. 

Uma boa gestão pode ser o começo de tudo, mitigando erros e corrigindo caminhos mal planejados. Para isso, você pode utilizar um sistema de gerenciamento de processos, que fará a detecção automática de possíveis contratempos. 

Invista em inteligência artificial para a evolução do empreendimento. O futuro não espera quem não se atualiza. Com o avanço das tecnologias, já é possível extrair e analisar uma imensidade de dados em tempo real. Assim, você antecipa falhas e direciona a melhor solução quando ocorrerem. 

Não se deixe levar pelas assombrações de seus fantasmas, invista de maneira correta para aumentar a relevância e a qualidade da sua empresa. Construa o futuro do seu negócio com a CWI. Conheça nossos serviços! 

Outras publicações