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Jornada da Transformação Digital

07/04/2021
  • 3 min. de leitura
  • Primeiro passo: Por que fazer a transformação?

    Os processos de transformação são fundamentais para que as empresas se mantenham competitivas, inovadoras e relevantes nos mercados onde atuam. Em especial na era digital que vivemos, as organizações precisam se transformar continuamente.

    Devemos estar atentos para os sinais que indicam a necessidade de iniciar um processo de transformação, que podem ser:

    1. Indicadores de resultado e performance em declínio;
    2. Perda de mercado;
    3. Clientes buscando outras alternativas para atender suas necessidades;
    4. Falta de inovação para conquistar novos clientes;
    5. Concorrentes ofertando soluções inovadoras;
    6. Falta de alinhamento com as novas demandas de seus clientes;
    7. Estagnação do modelo de negócio;
    8. Oportunidade de novos negócios;
    9. Explorar novos mercados;

    Quando se inicia um processo de transformação, os líderes devem ter clareza da seguinte questão: Por que fazer a transformação? Essa resposta é fundamental para direcionar a estratégia e ter sucesso na implementação. Após pode-se pensar em outros aspectos como:

    – Que tipo de mudança será necessária?

    – Como a mudança deve ser implementada?

     – Quais habilidades e capacidades devem ser desenvolvidas?

    – Quais são os impactos e recursos necessários?          

    – Quem são as pessoas e áreas envolvidas?

    – Quais parceiros precisam ser agregados?

    – Como a tecnologia pode ser um diferencial?            

    – Quais os resultados esperados?

    Atualmente, as empresas buscam realizar sua transformação digital com o objetivo de criar valor para seus clientes a partir de uma nova maneira de pensar, utilizando a tecnologia como diferencial competitivo para seus negócios. Podemos conceituar a transformação digital de diferentes formas, como por exemplo:

    O processo de usar tecnologias digitais para criar novos – ou modificar os existentes – processos de negócios, cultura e experiências do cliente para atender às mudanças nos negócios e requisitos de mercado”, (Salesforce).

    Um repensar radical de como uma organização usa tecnologia, pessoas e processos para mudar fundamentalmente o desempenho dos negócios”, (Westerman, G.)

    Explorar tecnologias digitais e recursos de suporte para criar um novo modelo digital de negócios”, (Gartner).

    Esses conceitos mostram que aliada às mudanças de negócio, mindset e cultura, a tecnologia tem um papel fundamental para viabilizar a visão digital.

    Para realizar uma transformação bem-sucedida, de acordo com John P. Kotter, os líderes devem seguir uma sequência de 8 passos:

    1.       Estabelecer um senso de urgência

    • Comunicar enfaticamente as ameaças e oportunidades;
    • Sair da zona conforto;
    • Fazer o status quo parecer mais perigoso que lançar-se ao desconhecido;

    2.       Formar uma coalização orientadora forte

    • Montar um grupo com autonomia para liderar o esforço de mudança;
    • Esse grupo deve trabalhar como uma equipe;

    3.       Criar uma visão

    • Criar uma visão para orientar o esforço de mudança;
    • Definir a estratégia para realizar essa visão;

    4.       Comunicar a visão

    • Comunicar a visão e estratégias definidas;

    5.       Dar poderes para as pessoas agirem na visão

    • Atuar nos obstáculos que impedem a mudança;
    • Mudar estruturas que prejudicam o atingimento da visão;
    • Estimular que as pessoas assumam riscos e tenham ideias, atividades e ações não tradicionais;

    6.       Planejar e criar vitórias de curto prazo

    • Planejar melhorias visíveis de desempenho;
    • Implementar essas melhorias;
    • Reconhecer e recompensar os envolvidos;

    7.       Consolidar as mudanças e produzir ainda mais mudanças

    • Contratar, promover e desenvolver profissionais para que possam implementar a visão;
    • Revigorar o processo com novos projetos e agendas de mudança;

    8.       Institucionalizar novas abordagens

    • Enraizar novos comportamentos na cultura da organização.

    Assim, a transformação digital inicia a partir de uma visão orientada por uma estratégia bem definida, sendo uma jornada em que as pessoas precisam estar abertas para novas formas de pensar. Além disso, proporciona uma nova relação com os clientes e modelos de negócios que podem aproveitar plenamente o digital para alavancar crescimento e relevância no mercado.

    Referências:

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