Ir para o conteúdo

Tempo é um recurso precioso e o que todo designer sonha é poder concluir projetos sem sacrificar a usabilidade ou a criatividade ao longo da jornada.

Imagem de uma tela branca com operações de design.

Os kits de interface do usuário (ou simplesmente Kits de UI) ajudam muito na tarefa de concluir projetos mantendo a coerência visual e permitem que se trabalhe instantaneamente colocando um produto no mercado mais rápido do que seus concorrentes. O mais importante: os Kits de UI permitem que os profissionais reduzam o tempo e o esforço gastos em operações de rotina para que possam dedicar mais tempo à visão do design do produto.

Existem inúmeros kits de interface do usuário disponíveis na Internet que variam dos simples aos mais abrangentes se formos falar de conteúdo incluído. Porém, pode não ser óbvio saber onde procurá-los. Por isso, apresento a seguir 5 excelentes exemplos de Kits de UI que certamente irão auxiliar muito na criação dos seus layouts. Vale lembrar que todos são universais, ou seja, você pode usá-los em quase todos os projetos ou categorias de produtos. Além de serem totalmente gratuitos, também se integram facilmente aos principais softwares de prototipação existentes no mercado como o Adobe XDSketch e Figma.

1. Apple Design

kit de interface do usuário da Apple serve para auxiliar a criação de aplicativos que combinam com os sistemas iOS, iPadOS, macOS, tvOS e watchOS. Ele contém toda a gama de recursos necessários para projetar, incluindo botões, controles, visualizações e glifos para os programadores que utilizam o kit de desenvolvimento de software da empresa. O mais bacana é que você pode encontrar todos os componentes principais em suas versões adaptadas para os modos claro e escuro.

Imagem com as telas de interface da Apple dispostas em 3D.

2. Google Material Design

Se você planeja projetar um produto com a estética do Android, experimente utilizar o kit do Google Material Design. Ele contém todos os componentes, botões, estados e estilos que serão necessários para projetar um aplicativo. Semelhante ao Apple Design, este kit também vem com os temas claro e escuro embarcados.

Imagem com uma interface Google.

3. Plataforma Universal do Microsoft Windows (UWP)

kit UWP da Microsoft contém os elementos de que você precisa para criar aplicativos para a Plataforma Universal do Windows. Você terá acesso a controles tais como botões, menus de navegação, barras de título e barras de tarefas, além de modelos de layout necessários para projetar aplicativos do Windows.

Imagem com interfaces da Microsoft.

4. Amazon Alexa

O mercado global de assistentes de voz vai atingir um volume de negócios de US$ 7,7 bilhões em 2025. A previsão do estudo da Zion Market Research comprova que as interações baseadas na fala precisam se tornar parte essencial da criação de produtos modernos. Não é mais uma questão se você deve ou não projetar sistemas baseados em voz, mas sim como projetar um.

Alexa Presentation Language (APL) é uma estrutura criada pela Amazon que permite que você crie experiências interativas de voz e visuais em dispositivos Amazon. O kit Amazon Alexa fornece componentes do APL junto a estilos como cores e fontes que poderão ajudá-lo a criar experiências autênticas para o ecossistema.

Foto de um tablet utilizando sistema de voz e, ao lado, uma tábua com laranjas cortadas.

5. Bootstrap

Quando você precisa criar um site responsivo e escolher ferramentas para seu projeto, o Bootstrap é normalmente uma das primeiras ferramentas que vem à mente. Ele é uma estrutura de código aberto que permite que você construa rapidamente um site responsivo. O kit de interface de usuário do Bootstrap contém ativos e componentes predefinidos que os designers podem usar para criar o protótipo de um site sem muita dificuldade.

Imagem ilustrando o Bootstrap.

Os kits de IU ajudam a melhorar o fluxo de trabalho de design, pois aceleraram o processo, mantém a consistência do design system e oferecem aos designers a oportunidade de inspecionar cada componente e aprender como construir o mesmo componente por conta própria.

Faça bom uso deles! 🙂

Outras publicações