Ir para o conteúdo

O ano de 2020 nos pegou pelas pernas e chacoalhou de ponta cabeça (pandemia, reclusão, chuva de gafanhotos e por aí vai). Em contrapartida, também foi o ano que acelerou a transformação de várias empresas, pois muitas se viram tendo que descobrir e adaptar ao jeito remoto de trabalhar.

Nesse mesmo período tivemos a oportunidade de começar um novo projeto, onde a maioria das pessoas dentro da equipe ainda não havia trabalhado junto.

Mas e agora? Como construir um senso de equipe sendo que muitos nem se conhecem?

PERSONAL MAPS

O Personal Maps é uma ferramenta do Management 3.0, trazida por Jurgen Appelo, que visa aumentar a proximidade da equipe criando pontos em comum que facilitarão o desenvolvimento da empatia entre os membros.

A imagem abaixo, retirada do site do Management 3.0, mostra um exemplo de como foi construído o personal maps do Terry.

Personal Maps Management 3.0

COMO FOI APLICADO

Utilizando a plataforma Miro, criei diversos esqueletos de personal maps, utilizando um template de mapa mental igual ao da imagem abaixo:

Criei um template para cada membro da equipe e organizei em forma de círculo, indicando aos participantes que, ao entrarem na sala, escolhessem um dos templates e substituíssem a palavra “nome” pelo seu nome.

Assim que todos se acomodaram virtualmente, expliquei que não iríamos responder o nosso mapa, mas sim o do próximo colega seguindo o sentido horário. Complementei que, a cada  minuto, eu pediria que respondessem o próximo personal maps, até que chegassem ao seu próprio novamente.

Quando todos retornaram aos próprios personal maps, começamos uma etapa de apresentação. Nela cada um apresentaria o que os colegas colocaram a seu respeito, fazendo as devidas correções, caso necessário.

A dinâmica rendeu muitas risadas e fortaleceu nosso sentimento de equipe. Já estávamos trabalhando juntos há 3 meses, porém ainda tinham vários pontos a serem explorados no nosso relacionamento como time.

Instruções técnicas

  • Número de participantes indicados: 4 – 8
  • Tempo para mover para o próximo personal maps: 1 minuto
  • Tempo de apresentação individual: 5 minutos

Outras publicações