Blog > Processo > Nossa aplicação remota do Personal Maps

Nossa aplicação remota do Personal Maps

18/02/2021
  • 2 min. de leitura
  • O ano de 2020 nos pegou pelas pernas e chacoalhou de ponta cabeça (pandemia, reclusão, chuva de gafanhotos e por aí vai). Em contrapartida, também foi o ano que acelerou a transformação de várias empresas, pois muitas se viram tendo que descobrir e adaptar ao jeito remoto de trabalhar.

    Nesse mesmo período tivemos a oportunidade de começar um novo projeto, onde a maioria das pessoas dentro da equipe ainda não havia trabalhado junto.

    Mas e agora? Como construir um senso de equipe sendo que muitos nem se conhecem?

    PERSONAL MAPS

    O Personal Maps é uma ferramenta do Management 3.0, trazida por Jurgen Appelo, que visa aumentar a proximidade da equipe criando pontos em comum que facilitarão o desenvolvimento da empatia entre os membros.

    A imagem abaixo, retirada do site do Management 3.0, mostra um exemplo de como foi construído o personal maps do Terry.

    Personal Maps Management 3.0

    COMO FOI APLICADO

    Utilizando a plataforma Miro, criei diversos esqueletos de personal maps, utilizando um template de mapa mental igual ao da imagem abaixo:

    Criei um template para cada membro da equipe e organizei em forma de círculo, indicando aos participantes que, ao entrarem na sala, escolhessem um dos templates e substituíssem a palavra “nome” pelo seu nome.

    Assim que todos se acomodaram virtualmente, expliquei que não iríamos responder o nosso mapa, mas sim o do próximo colega seguindo o sentido horário. Complementei que, a cada  minuto, eu pediria que respondessem o próximo personal maps, até que chegassem ao seu próprio novamente.

    Quando todos retornaram aos próprios personal maps, começamos uma etapa de apresentação. Nela cada um apresentaria o que os colegas colocaram a seu respeito, fazendo as devidas correções, caso necessário.

    A dinâmica rendeu muitas risadas e fortaleceu nosso sentimento de equipe. Já estávamos trabalhando juntos há 3 meses, porém ainda tinham vários pontos a serem explorados no nosso relacionamento como time.

    Instruções técnicas

    • Número de participantes indicados: 4 – 8
    • Tempo para mover para o próximo personal maps: 1 minuto
    • Tempo de apresentação individual: 5 minutos
    Gostou? 20
    Compartilhe esse post: