Ir para o conteúdo

Você deve ter ouvido recentemente sobre uma falha no WhatsApp que permite qualquer pessoa bloquear o número de outra pessoa.

Bem, como funciona esta falha e o que fazer para melhorar sua proteção com relação a isso?

Veja hoje no Drops de Segurança da CWI!

Você deve ter ouvido falar sobre uma falha no Whatsapp que permite a qualquer pessoa bloquear a conta de outro. Bem, hoje nós vamos te explicar como isso funciona e como você pode se proteger desse tipo de ataque. 

Antes de te explicar a falha, vamos explicar como funcionam algumas coisinhas no Whatsapp, principalmente a troca de número de telefone. 

Quando você troca o seu número, seja porque comprou um celular novo ou simplesmente porque optou, provavelmente você vai querer migrar seu WhatsApp do número antigo para o novo. 

Nesse momento, no seu número novo você vai dizer que trocou o WhatsApp de número tal para tal. O WhatsApp vai enviar um código de seis dígitos para o seu número antigo. Você vai receber o código e colocá-lo no celular com o número novo. Então, será feita a troca de WhatsApp, desabilitando o antigo e habilitando o novo. Assim que ocorrer isso, seus contatos irão receber a notificação da troca. 

Como os atacantes roubam essas contas de WhatsApp?

Primeiro, ele entrarão em contato com você falando, por exemplo, “olá, eu sou do Banco X e você tem um débito, uma pendência no valor de tantos reais, eu preciso antes confirmar com você a sua identidade, estou enviando um código de 6 dígitos e você, por favor me diga qual é esse código”. 

Na sua cabeça talvez seja uma verificação de identidade válida, mas o que pode acontecer? Esse atacante está informando ao WhatsApp que você está trocando de número tal para o número dele, no caso o número da vítima para o do criminoso. 

Em outras palavras, o seu WhatsApp mudou de número e é o número dele. 

Então ele vai pedir para você enviar os dígitos e, assim, ele rouba seu WhatsApp.

A primeira dica desse vídeo é: sempre desconfie de contatos que você não conhece o número, que não tem muitas informações suas e que, principalmente, peça um código de seis dígitos. Pode ser uma tentativa de roubo de WhatsApp. 

Entendido isso, vamos agora falar dessa falha que apareceu recentemente que permite qualquer usuário ter seu número bloqueado por uma outra pessoa. 

Não vamos explicar detalhadamente como funciona, pois não queremos incentivar que as pessoas bloqueiem o número de outras pessoas. Mas, vamos te explicar por cima e, principalmente, como se proteger. 

Como funciona a falha atual?

Digamos que o atacante queira roubar o seu número de telefone. Ele vai instalar o WhatsApp e vai pedir a mudança de número de tal (no caso o seu número) para o dele próprio. O WhatsApp vai comunicar que enviou um código de seis dígitos para o seu celular, não sabendo quais são os números, o criminoso vai começar a chutar os números. Depois de algumas tentativas, o WhatsApp vai bloquear o celular dele por 12 horas.

O atacante, então, vai lá no suporte e diz que o celular foi roubado e solicita o bloqueio do número. Nesse momento, o seu número, depois de uma análise do WhatsApp, vai ter a conta bloqueada.

Bem, terrível até o momento né, é uma falha de segurança bem complexa. A maioria das pessoas está apta ou vulnerável a cair nesse golpe.

O que fazer para se prevenir?

O WhatsApp, infelizmente, ainda não se pronunciou de uma forma definitiva de como resolver esse problema. A indicação é, primeiro, entrar em contato com o suporte do WhatsApp informando que você está com esse problema em específico, um bloqueio de conta feito por outra pessoa. Essa é a primeira recomendação. 

A segunda recomendação é habilitar a verificação dos dois fatores, não só pelo código, mas também por e-mail. Para isso vá em: configurações – conta – confirmação em duas etapas – e-mail. Configure seu e-mail também como modo de recuperação. Com isso, você possui mais um canal de comunicação oficial pelo WhatsApp. 

Continue ligado aqui na CWI que vem mais Drops de Segurança vindo por aí. 

#BeSafe

Até o próximo Drops!

Outras publicações