Ir para o conteúdo

Quando você pensa em um hotel 5 estrelas, além do serviço impecável, pensa também em bom atendimento, certo? Para a CWI, essa é a lógica que guia o relacionamento com os nossos clientes — e se reflete em nosso NPS 88.

Reforçando nosso compromisso com a transparência, descrevemos neste artigo a rigorosa metodologia que utilizamos para chegar a essa nota, seguindo o sistema proposto por Fred Reichheld em A Pergunta Definitiva. Confira a seguir!


Conjunto de avaliadores com visão abrangente

Abaixo dos textos "NPS 88" e "Nota méida 9,51", temos ícones que representam coordenadores, executivos, gerentes, negócio e técnicos.

A Pesquisa de Satisfação de Clientes da CWI, de onde extraímos o nosso Net Promoter Score (NPS), é realizada anualmente. Em 2023, já contávamos com o alto NPS 80, que subiu para 88 em 2024.

De um ano para o outro, a nota média atribuída à CWI foi de 9,38 para 9,51. Todas as companhias com que trabalhamos têm a oportunidade de responder à pesquisa, enviada por meio de formulário digital.

Na edição de 2024, 88,89% do total de respondentes foram promotores da CWI e 0,82%, detratores. Para saber mais sobre essa categorização, confira abaixo a seção “Promotores menos detratores = NPS”. 

Todas as camadas de atendimento

Há uma variedade de funções contempladas entre os respondentes da pesquisa, o que colabora com uma visão abrangente do trabalho da CWI junto aos parceiros. Foram coordenadores, executivos, gerentes, pessoas de negócio e técnicos.

A quantidade de pessoas que respondeu em cada empresa varia conforme o total de estruturas que atendemos e o tamanho dos times que temos no parceiro em questão.


NPS: o método da oportunidade extra de escuta

Dois homens conversam com um notebook aberto em frente a eles.

Um dos comportamentos que valorizamos em nossos times é o de ouvir ativamente as demandas de nossos clientes — inclusive ajudando-os a encontrar as raízes de desafios que talvez não tenham observado ainda. Saiba mais sobre nossa cultura de relacionamento na seção “Cultura de relacionamento que reflete em alto NPS”.

O canal, evidentemente, é de mão dupla, então estamos sempre abertos para ouvir sugestões de melhorias. A época da Pesquisa de Satisfação torna-se, então, um momento mais específico para nos debruçarmos sobre os pontos de melhoria apontados por nossos clientes.

A metodologia que utilizamos para estruturar a coleta de dados, já que atuamos em contextos muito diferentes entre si, foi criada para medir “quão bem uma organização gera relacionamentos dignos de lealdade”*. Apple, Allianz, American Express, Lindt e Lego são algumas das empresas que utilizam o método NPS para medir a satisfação e a lealdade de seus clientes, assim como a CWI.

Promotores menos detratores = NPS

Para chegar ao NPS 88, usamos apenas uma pergunta:

Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar a CWI para amigos e empresas parceiras?

Pessoas que afirmam que a probabilidade é 9 ou 10 são consideradas promotoras da marca, normalmente dando à empresa uma parcela maior do seu orçamento. Em 2024, 88,89% dos respondentes da pesquisa da CWI se encaixava nessa categoria.

Aqueles que deram nota 7 ou 8 foram classificados como passivos, correspondendo a 10,29% do nosso público. Reichheld, autor da metodologia NPS, descreve esta categoria como “clientes satisfeitos, mas não leais”.

Já os detratores, equivalentes a 0,82% dos respondentes, são os que deram nota 6 ou menor. Conforme a metodologia, clientes que optam por estas notas estão “insatisfeitos, descontentes e até mesmo consternados com a forma como são tratados”.

A imagem mostra o cálculo 88,89% de promotores menos 0,82% de detratores, resultando em NPS CWI 88.

Como o NPS é calculado ao subtrair o percentual de detratores do percentual de promotores, chegamos ao número de 88, um indicativo de que nossos esforços estão alinhados na direção dos objetivos estratégicos estabelecidos para a CWI. Mas esta não é a única métrica para a qual olhamos.

Também medimos, em escala de 1 a 5, seis aspectos específicos que consideramos essenciais na nossa Engenharia de Software Estratégica. Confira os resultados a seguir!

• Relacionamento: 4,79 / 5

Percebo qualidade no vínculo, na comunicação e na atenção recebida.

• Comprometimento: 4,79 / 5

Reconheço a responsabilidade e a dedicação para atingir os objetivos.

• Flexibilidade: 4,67 / 5

Entendo que há boa adaptação e compreensão das circunstâncias.

• Qualidade técnica: 4,68 / 5

Considero um alto nível de entrega.

• Confiança: 4,82 / 5

Sinto segurança, estabilidade e atribuo credibilidade.

• Proatividade: 4,47 / 5

Observo atitude em antecipar soluções e identificar oportunidades.


Cultura de relacionamento que reflete em alto NPS

Duas mulheres conversam em frente a um notebook aberto.

Como já mencionamos, a escuta ativa das demandas de nossos clientes é um dos comportamentos que valorizamos em nossos times. Faz parte de um conjunto que chamamos de Relacionamento 5 Estrelas, composto por:

⭐ Importar-se genuinamente, tendo comprometimento, engajamento e responsabilidade como parte do dia a dia;

⭐ Escutar ativamente, entendendo as reais necessidades do cliente;

⭐ Buscar soluções e oportunidades proativamente;

⭐ Comunicar de forma transparente, tanto com clientes quanto com colegas;

⭐ Ir além, buscando surpreender e fazer conexões.

Podemos perceber a relação entre esses 5 princípios que guiam o trabalho de cada cwiser e as notas e feedbacks que recebemos. Nossa cultura de relacionamento, somada à entrega técnica de excelência, são os pilares do NPS 88.


Indo além do NPS

Somados às notas específicas e ao NPS, feedbacks qualitativos também são valiosos para ampliarem nossa perspectiva sobre o trabalho que está sendo feito pelos mais de 1.500 cwisers nos quatro cantos do país.

A CWI tem uma parceria enorme, sempre oferecendo profissionais qualificados, que nos ajudam a atingir nossas metas. A gestão sempre esta próxima e sempre é proativa para nos ajudar com os desafios e com a resolução de problemas.

Foto de Alexandre Pacheco Passeira. Alexandre Pacheco Passeira
Coordenador – banco BV

[Diferenciais da CWI:] Confiança e qualidade da equipe, proatividade e disposição para liderar mudanças de cultura e padrões dentro da empresa, proximidade do time com o negócio e com a TI, engajamento do time em melhoria contínua e evolução e construção do produto para atender sempre as necessidades do usuário. A proximidade e confiança, principalmente nos líderes, me deixa confortável para tomar decisões e sem dúvidas de que o cenário está sendo apresentado da maneira transparente.

Foto de Amanda Novais Giannoni. Amanda Novais Giannoni
Coordenadora de Produtos Digitais – Hypera

É realmente prazeroso contar, há tantos anos, com o apoio da CWI. Independentemente do tamanho do projeto, do problema, a CWI sempre está apta a nos apoiar com qualidade e confiança.

Foto de Guilherme Moser de Souza. Guilherme Moser de Souza
Gerente – Terra

Assim como a Engenharia de Software Estratégica da CWI impulsiona a tecnologia do banco BV, do Terra e da Hypera, também podemos ir além do software no seu negócio. Conte conosco!

* A Pergunta Definitiva 2.0, de Fred Reichheld com Rob Markey.

Outras publicações