Ir para o conteúdo

O papel do PO

3 min. de leitura

Avatar de CWI

CWI Autoria do conteúdo


O que é um Product Owner? O que faz? Quais as suas responsabilidades? 

Você saberia dizer?

Um Product Owner é um profissional de extrema importância dentro das empresas, é uma peça única que sabe organizar da melhor maneira as outras peças dentro de um tabuleiro para que haja uma maior agilidade e flexibilidade na produção, buscando sempre agregar mais valor ao produto. 

Continue a ler esse artigo que as perguntas serão respondidas e você entenderá melhor a função e a importância desse cargo. 

Quem é Product Owner?

Product Owner (PO) é o responsável por maximizar o valor de uma solução gerada nas empresas a partir de metodologias ágeis. É importante ressaltar que essa posição é crucial para um bom desenvolvimento da solução atualmente, visto que as necessidades e demandas de um negócio mudam rapidamente. O PO possui o papel de ter flexibilidade e rapidez na execução de iniciativas em uma equipe. Um profissional que deve possuir visão clara da área para criação de soluções que promovam competitividade para o negócio dos clientes.

Também é responsável por fazer a interface entre stakeholders e time de desenvolvimento, contribuir na definição de estratégias e funcionalidades alinhadas ao objetivo de negócio dos clientes, às necessidades e desejos dos usuários e à viabilidade técnica da solução que está sendo implementada. Dessa forma, ele não atende só os requisitos do negócio, como também dos clientes e usuários.

O que faz um Product Owner? 

O PO de uma empresa possui algumas responsabilidades e funções como: 

  • Desenvolver e comunicar explicitamente a meta do produto;
  • Criar e comunicar claramente os itens do backlog do produto;
  • Gerir itens do backlog;
  • Garantir que o backlog do produto seja transparente, visível e compreendido.

Além disso, o Product Owner pode adotar várias posturas para realizar as suas tarefas, como a postura de Visionário, no sentido de que comunica claramente a visão do produto, estratégia, metas de negócios e objetivos com todas as partes relevantes; a de Colaborador, quando trabalha com o time de desenvolvimento para definir metas; a de Tomador de Decisões, quando as toma diariamente; de Representante do Cliente, para desempenhar o papel do cliente ao longo do projeto; de Experimentador e, também, de Influenciador.

Entre suas responsabilidades mais específicas dentro de uma equipe, é possível elencar algumas, como: 

  • Condução dos eventos e dinâmicas de priorização e ordenação de itens de backlog e roadmap;
  • Escrita dos itens de backlog, que contemplem regras de negócio e critérios de aceitação;
  • Garantia da visibilidade do time em relação ao backlog, objetivos das releases de entrega e objetivos de negócio a serem atingidos;
  • Reporte das entregas do time e resultados atingidos para áreas de negócio e tecnologia;
  • Apoio ativo na identificação de oportunidades para competitividade do produto, além de análises de mercado;
  • Condução dos eventos e dinâmicas para definição de OKRs e KPIs;
  • Acompanhamento junto ao cliente do projeto ou produto através de relatórios de resultados.

O que é preciso para ser Product Owner?

Além da vontade e iniciativa, o profissional que deseja obter o cargo de Product Owner precisa de alguns atributos. Na CWI, são priorizadas pessoas que possuem experiência com alguns métodos ágeis, assim como a maioria do mercado de trabalho. Além disso, aqui estão alguns dos requisitos que esse cargo pede: 

  • Conhecimento sólido na concepção e gerenciamento de backlogs, roadmaps e organização de entregas de valor;
  • Conhecimento prático na definição e análise de métricas de Produto, Negócio, Organizacional e Performance do time e da aplicação;
  • Capacidade de aprofundar o conhecimento sobre o Negócio do cliente (mercado, posicionamento, público-alvo), através de diferentes práticas e técnicas que venham das áreas de Administração, Design e Tecnologia da Informação;
  • Conhecimento em boas práticas de desenvolvimento e qualidade de software;
  • Planejar entregas conforme o objetivo de negócio, desejo dos usuários e viabilidade técnica;
  • Ter domínio teórico-prático de metodologias de Produtos Digitais, Métodos Ágeis, Design e Experiência do Usuário.

O PO é um profissional qualificado que se mantém atualizado das tendências e situações de mercado. Esse cargo possui uma responsabilidade grande para um ótimo andamento do projeto e evolução da solução. 

O PO de uma empresa é responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho da equipe. Dessa forma, o profissional que exerce esse trabalho possui responsabilidades e funções que ajudam ativamente a equipe para o alcance de resultados e objetivos, conforme as exigências dos clientes e, também, as do mercado. 

Referências

https://www.scrum.org/resources/what-is-a-product-owner#:~:text=The%20Product%20Owner%20is%20accountable,is%20transparent%2C%20visible%20and%20understood

https://medium.com/aela/o-que-é-design-centrado-no-usuário-11a9c13c3a2f

Gostou?