Tecnologia
Open Finance como estratégia para instituições financeiras
2 minutos de leitura
Até o fim de 2024, 32% dos bancos brasileiros pretendem ter de 6% a 20% de sua base ativa na iniciativa de Open Finance (sistema financeiro aberto). A personalização é uma das estratégias de diferenciação que essas instituições vêm adotando e o acesso às informações dos usuários é primordial para isso.
Os dados são da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, que salienta o Open Finance como “uma peça fundamental no aprimoramento da experiência do cliente e customização do processo de relacionamento”. Com isso, um dos benefícios para o consumidor deve ser o acesso a tarifas mais baixas e condições mais vantajosas, segundo o Banco Central.
Para o Santander, por exemplo, a iniciativa de Open Finance está totalmente integrada tanto à estratégia de cliente e quando à de negócio, conforme destacou Jóice Almeida durante o Febraban Tech 2024.
A visão do Open Finance no Santander
“A gente acredita que o Open Finance tem que estar transparente integralmente na jornada dos nossos clientes, seja digital, seja física”, explica a head de Open Data. Ela acrescenta que, quando os consumidores escolherem estar em uma loja do Santander e procurarem um dos assessores ou especialistas, esses colaboradores devem estar preparados para falar de uma visão multibanco dos clientes.
Jóice avalia que o momento é de ampliação da capacidade de tangibilizar o valor do Open Finance para o cliente. “Na medida em que a gente estabilizar a qualidade dos serviços e dos dados existentes e superar as dinâmicas de experiência […], vamos ter uma batalha do front-end: quem entrega a melhor experiência e quem entrega essa capacidade de melhor percepção de valor dos clientes?”
Após um período de dedicação a tecnologia e infraestrutura, a head de Open Data entende que o Open Finance agora está em uma etapa transacional, “cada vez mais presente e mais transparente no dia a dia do cliente”. “Para mim, não se trata do Open Finance, se trata de resolver problemas reais dos clientes e entregar experiências que sejam simples, fluidas e convenientes.”
Confira o painel completo com Jóice Almeida no canal do Febraban Tech:
Diversas instituições bancárias têm a CWI como uma parceira para otimizar seus negócios. Conheça a nossa atuação no mercado financeiro e conte conosco para construir soluções personalizadas para o seu desafio!