Ir para o conteúdo

O evento Payment Revolution reúne líderes do mercado para discutir o futuro do setor de pagamentos do Brasil. Neste ano, a CWI esteve presente e coletou os principais insights de inovação dessa indústria, buscando manter-se atualizada para projetos de âmbito financeiro. Veja as tendências de pagamento para o futuro! 

Payment Revolution 2023

Sediado na grande capital paulista, o evento da StartSe contou com mais de 30 convidados e 2 palcos de palestras. Grandes nomes do setor marcaram presença e discutiram sobre o futuro das formas e processo de pagamento. 

Vários temas foram abordados, entre eles estão:

  • Pagamentos instantâneos 
  • Segurança de dados 
  • Pagamentos móveis 
  • Inclusão financeira 
  • Pix e Open Banking 
  • Inteligência Artificial 

Além das palestras e discussões trazidas, o evento contou com diversos estandes de empresas que, de alguma forma, ofereciam soluções ou serviços de pagamento. Uma ótima oportunidade para compreender as novidades do mercado e encontrar parceiros adequados para as necessidades do seu negócio. 

Destaques no setor de pagamentos

As diversas palestras que ocorreram ao longo do evento trouxeram grandes insights não só para a indústria de pagamentos, mas para empresas como um todo. Muito se comentou sobre inteligência artificial, um dos assuntos principais da Payment Revolution 2023, e sobre a experiência de pagamento. 

Saiba sobre os destaques desse encontro e as tendências para os próximos anos.

Reinvenção de grandes marcas

No painel de abertura, o tema “Futuros Plurais” foi abordado com um debate utilizando exemplos reais de marcas nacionais e internacionais. O objetivo principal da fala era mostrar que empresas precisam se reinventar conforme as mudanças da realidade. 

Mostrando os ciclos de reinvenção de marcas como Globo, Netflix e Ambev, os palestrantes defenderam a ideia de que apenas um produto/serviço bem feito não é o suficiente. A Globo, nascida como um canal aberto de TV, hoje oferece outros serviços que a tornam líder em mercados diversos, como o streaming. Já a Netflix, iniciou sua história entregando DVDs e, atualmente, expande sua atuação para além do conhecido streaming, desde produções próprias audiovisuais até criações de games. 

Dessa forma, o conceito de ambidestria foi utilizado para argumentar que é necessário fazer algo bem feito, mas também estar atento a novidades para a criação de produtos core.

Experiência como diferencial

Seguindo grandes modelos do setor de pagamento, a palestra da Ebank focou na questão de experiência de pagamento como diferencial. Trazendo dados atuais do mercado e da América Latina, foi possível confirmar que o advento dos dispositivos móveis acelerou os processos de pagamento. 

A pergunta “Como métodos alternativos de pagamento resolvem os desafios da economia digital em mercado de ascensão?” trazida pelos palestrantes teve como resposta o foco do desenvolvimento na experiência de pagamento. 

O PIX, referência mundial de SPI (Sistema de Pagamento Instantâneo), foi o exemplo utilizado para explicar o fenômeno de meios de pagamento alternativo. Já o boleto, comumente conhecido, pode sim oferecer uma boa experiência, ao ser uma alternativa que viabiliza o consumo de grandes marcas e faz conexões ao redor do mundo. 

Na palestra da Cielo, também foi reafirmado a importância da experiência de pagamento. Afinal, facilitar essa ação é uma estratégia para garantir mais vendas e um maior contentamento do consumidor. 

Para a empresa conhecida por suas maquininhas de cartão, a forma como o dinheiro sai da conta das pessoas é tão importante quanto a forma que ele entra. Há uma correlação entre o meio de pagamento utilizado e a ocupação do indivíduo, assim como também há uma diferença nesse quesito entre gerações. 

Quanto mais nova a geração, mais aprimorada a experiência é requerida. A geração Z busca soluções mais rápidas e seguras. A Cielo traz como exemplo os cartões virtuais e e-wallets, inovações que viraram indispensáveis na rotina para milhares de jovens. 

Inteligência Artificial em pagamentos

Entre um dos destaques do evento estava o debate sobre a influência da Inteligência Artificial nos meios de pagamento. Trazendo como foco em sua palestra, o Mercado Pago, empresa de serviços financeiros do Mercado Livre, explorou mais o tema e explicou alguns processos. 

A IA possui diversos estágios. Inicialmente, ela surgiu voltada em aprimorar processos repetitivos, após, ela foi refinada para processos mais dinâmicos, e, finalmente, hoje, cria sistemas de alta fidelidade. 

A inteligência proporcionou uma automatização de tarefas, com mais precisão e agilidade. Demonstrando a partir de situações próprias, o Mercado Pago aplica a IA para:

  • Assistente de tarefas 
  •  Imagens de busca no marketplace 
  • Desenvolvimento mais rápido de programas
  • Melhoria da experiência do consumidor
  • Push personalizado 
  • Home Mercado Pago personalizada 

Além disso, uma grande atuação da IA na empresa é para a prevenção de fraudes no processo de compra. Com base na tecnologia, foi desenvolvido um motor de fraude proprietário, aplicado em todas as transações para monitorar todas as etapas.  


Conclusões sobre o evento

A CWI realizou uma imersão no Payment Revolution 2023, absorvendo cada detalhe e aproveitando cada oportunidade encontrada lá. Os cwisers que compareceram puderam entender mais sobre as tendências do mercado de pagamentos e trocar conhecimentos com nomes experts do setor. 

O evento aprofundou muitos outros debates, mas insights como esses colocados ao longo do artigo são cruciais para atentar-se às exigências do mercado. Além de informação, o encontro possibilitou diversos networkings, contribuindo para a CWI oferecer cada vez mais para seus clientes.

Possuímos cases de sucesso na área financeira, como o Case Rovema, que conta com serviços de banking essenciais para a Uzzipay. Saiba mais sobre nossos serviços para setores financeiros, acesse nosso site. 

Outras publicações