O Grupo Pão de Açúcar nos apresentou um desafio: elevar a acessibilidade do site da marca a patamares inéditos. Munidos de inovação e determinação, mergulhamos no trabalho utilizando uma ferramenta do Governo Federal como apoio.
Os resultados foram altos percentuais de acessibilidade, mas isso é apenas o começo. Essa história de sucesso revela a expertise técnica e, também, o compromisso social do time com a inclusão. Continue a leitura para descobrir como essa jornada se desdobrou, reforçando a cultura de excelência da CWI.
Mais do que adequar, ir além
- A equipe da CWI, presente no Grupo Pão de Açúcar, encarou o desafio de aprimorar a acessibilidade do site da marca.
- Para identificar quais áreas do site necessitavam de ajustes e acompanhar o aumento na porcentagem de acessibilidade à medida que as modificações eram implementadas, a equipe utilizou o Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal brasileiro.
- Durante o processo, precisamos nos adequar à ferramenta que, apesar de muito útil, é pouco intuitiva. Sua avaliação é de natureza técnica e não considera a qualidade dos conteúdos acessíveis adicionados. Por isso, a equipe buscou ir além do que a ferramenta propõe.
“Precisávamos realizar a adequação do site para torná-lo mais acessível. Um plano acelerado foi desenhado e chegamos a atingir o mais alto índice de avaliação da ASES (utilizado pelo Governo Federal) que é baseado na WCAG 2.0.”
Daniela Harumi Yamasaki
Product Manager – Grupo Pão de Açúcar
“Nós aqui do GPA, pensando em sermos mais inclusivos, há alguns meses temos adotado boas práticas de acessibilidade. Iniciamos primeiramente com os nossos sites Pão de Açúcar e Clube Extra. Melhoramos a nossa nota de acessibilidade no site asesweb.governoeletronico.gov.br, corrigindo códigos e falta de etiquetas. Agora nossa atuação está em construir uma jornada de compra com menos fricção para deficientes visuais e auditivos. Teremos atingido nossos objetivos quando essas boas práticas se tornarem tarefas cotidianas dentro dos nossos times e esse cuidado for perene.”
Fernanda Tamaio
Product Owner – Grupo Pão de Açúcar
Avanços em acessibilidade
Os principais elementos de navegação (botões, nomenclatura de elementos, função de foco visível) tiveram suas características corrigidas, pois são necessários para identificação dos leitores de acessibilidade. Os elementos de “saltos de navegação” também foram implementados no site, para direcionar mais rápido o usuário aos pontos chaves (botões, conteúdo, links de navegação).
Acessibilidade e compromisso social
Além da abordagem técnica, cwisers que atuaram no projeto puderam olhar, também, para as necessidades das pessoas com deficiência, evidenciando um compromisso social.
Este resultado só foi possível com uma troca intensa de conhecimentos entre cwisers. O time dedicado ao Grupo Pão de Açúcar contou com a colaboração de profissionais de outras equipes para fortalecer seus conhecimentos sobre acessibilidade, garantindo a entrega de excelência. Um ótimo exemplo de como a cultura CWI funciona na prática.
Experiência além do software
A parceria entre a CWI e o Grupo Pão de Açúcar já dura mais de 5 anos e tem sido marcada por várias conquistas conjuntas. Atuamos em todo o processo de construção dos e-commerces da marca, tanto nas versões web quanto nos aplicativos.
Atualmente, aproximadamente 100 cwisers que trabalham em equipes multidisciplinares trazem consigo a expertise da Engenharia de Software da CWI, dedicados a impulsionar o Grupo Pão de Açúcar para além do software.