Ir para o conteúdo
Sobre um fundo com o logotipo do Pão de Açúcar, um monitor exibe o sistema ASES, com índice 99,99% de acessibilidade. Sobre um fundo com o logotipo do Pão de Açúcar, um monitor exibe o sistema ASES, com índice 99,99% de acessibilidade.

Acessibilidade para além da técnica

Equipe CWI no Grupo Pão de Açúcar melhora acessibilidade do site da marca, implementando recursos como tradutor para Libras e barra de navegação.

O Grupo Pão de Açúcar nos apresentou um desafio: elevar a acessibilidade do site da marca a patamares inéditos. Munidos de inovação e determinação, mergulhamos no trabalho utilizando uma ferramenta do Governo Federal como apoio. 

Os resultados foram altos percentuais de acessibilidade, mas isso é apenas o começo. Essa história de sucesso revela a expertise técnica e, também, o compromisso social do time com a inclusão. Continue a leitura para descobrir como essa jornada se desdobrou, reforçando a cultura de excelência da CWI.

Mais do que adequar, ir além

  • A equipe da CWI, presente no Grupo Pão de Açúcar, encarou o desafio de aprimorar a acessibilidade do site da marca. 
  • Para identificar quais áreas do site necessitavam de ajustes e acompanhar o aumento na porcentagem de acessibilidade à medida que as modificações eram implementadas, a equipe utilizou o Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal brasileiro.
  • Durante o processo, precisamos nos adequar à ferramenta que, apesar de muito útil, é pouco intuitiva. Sua avaliação é de natureza técnica e não considera a qualidade dos conteúdos acessíveis adicionados. Por isso, a equipe buscou ir além do que a ferramenta propõe.
Tela do sistema ASES, que avalia acessibilidade de sites.

“Precisávamos realizar a adequação do site para torná-lo mais acessível. Um plano acelerado foi desenhado e chegamos a atingir o mais alto índice de avaliação da ASES (utilizado pelo Governo Federal) que é baseado na WCAG 2.0.”

Foto de Daniela Harumi Yamasaki. Daniela Harumi Yamasaki
Product Manager – Grupo Pão de Açúcar

“Nós aqui do GPA, pensando em sermos mais inclusivos, há alguns meses temos adotado boas práticas de acessibilidade. Iniciamos primeiramente com os nossos sites Pão de Açúcar e Clube Extra. Melhoramos a nossa nota de acessibilidade no site asesweb.governoeletronico.gov.br, corrigindo códigos e falta de etiquetas. Agora nossa atuação está em construir uma jornada de compra com menos fricção para deficientes visuais e auditivos. Teremos atingido nossos objetivos quando essas boas práticas se tornarem tarefas cotidianas dentro dos nossos times e esse cuidado for perene.”

Foto de Fernanda Tamaio. Fernanda Tamaio
Product Owner – Grupo Pão de Açúcar

Avanços em acessibilidade

A partir do trabalho desenvolvido em parceria com a equipe de negócios do Grupo Pão de Açúcar, liderada por Daniela Harumi Yamasaki, Product Manager, e Fernanda Tamaio, Product Owner, o site recebeu a implementação do tradutor para Libras e, também, da barra de navegação com menu de acesso direto aos conteúdos. Além disso, o site conta agora com uma Página de Acessibilidade.

Os principais elementos de navegação (botões, nomenclatura de elementos, função de foco visível) tiveram suas características corrigidas, pois são necessários para identificação dos leitores de acessibilidade. Os elementos de “saltos de navegação” também foram implementados no site, para direcionar mais rápido o usuário aos pontos chaves (botões, conteúdo, links de navegação).
Ilustração de ícones de acessibilidade.

Acessibilidade e compromisso social

Após as adaptações realizadas, as páginas alcançaram índices altamente positivos no ASES, com a página inicial atingindo um notável percentual de 99,99% de acessibilidade. Neste momento, nossa equipe está focada no aculturamento de outros profissionais, para que os percentuais sejam mantidos e que as boas práticas de Acessibilidade virem parte da rotina.

Além da abordagem técnica, cwisers que atuaram no projeto puderam olhar, também, para as necessidades das pessoas com deficiência, evidenciando um compromisso social.

Este resultado só foi possível com uma troca intensa de conhecimentos entre cwisers. O time dedicado ao Grupo Pão de Açúcar contou com a colaboração de profissionais de outras equipes para fortalecer seus conhecimentos sobre acessibilidade, garantindo a entrega de excelência. Um ótimo exemplo de como a cultura CWI funciona na prática.
Foto ilustrativa de peças de madeira de diferentes cores e tamanhos.
Fotos da fachada do prédio da CWI em São Leopoldo e de um supermercado Pão de Açúcar.

Experiência além do software

A parceria entre a CWI e o Grupo Pão de Açúcar já dura mais de 5 anos e tem sido marcada por várias conquistas conjuntas. Atuamos em todo o processo de construção dos e-commerces da marca, tanto nas versões web quanto nos aplicativos.

Atualmente, aproximadamente 100 cwisers que trabalham em equipes multidisciplinares trazem consigo a expertise da Engenharia de Software da CWI, dedicados a impulsionar o Grupo Pão de Açúcar para além do software.


Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

Vamos falar sobre as melhores soluções para o seu negócio.

Entre em contato