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Agência Digital da CWI atende Arezzo em projeto do e-commerce da marca Alexandre Birman

5 min. de leitura


Sobre um fundo cinza claro temos as palavras "CWI + Arezzo" à esquerda da tela. Na parte direita temos a ilustração gráfica de dois celulares com as telas do e-commerce da Arezzo.

A CWI é responsável pela engenharia de software da maior marca de varejo de calçados femininos fashion da América Latina, a Arezzo. Em 2020, após a incorporação histórica com o Grupo Reserva, a empresa entrou no ramo do vestuário, dando início ao processo de expansão nas áreas de atuação, com o propósito de liderar também esse setor e vestir os clientes dos pés à cabeça.

Há cinco décadas, a empresa reúne conceito, alta qualidade e design contemporâneo que contempla a pluralidade de gerações. Conforme dados divulgados em seu site, a companhia obteve Ebitda histórico registrando um lucro líquido de R$ 103,9 milhões no último trimestre de 2021, o que representa um crescimento de 32,8% em relação ao mesmo período de 2020.

O grupo formado por dezenas de marcas, milhares de colaboradores e milhões de clientes, contou com a Digital House, agência da CWI, para um novo projeto do e-commerce da marca Alexandre Birman. A experiência técnica foi uma forte aliada na hora de elaborar um plano eficiente e adequado para conquistar os objetivos traçados, resultando numa entrega de alto nível.

Continue a leitura para conhecer a parceria entre a CWI Digital House e a Arezzo, e o que foi realizado!

Navegue pelo conteúdo com o índice abaixo 🙂


CWI Digital House e a Arezzo:  UX/UI Design e E-commerce

Nossa jornada com a Arezzo teve início por conta da expansão que a empresa vem passando ao longo dos anos. Com a aquisição de diferentes marcas e criação de novos e-commerces, a Arezzo&Co identificou a necessidade de desacoplar o backend do frontend e começar a utilizar uma arquitetura mais robusta para frontend, reduzindo o time to market. Ao decorrer do percurso aproveitamos para rever a UX/UI com o intuito de tornar o local por onde o consumidor passa, o mais agradável possível. 

A primeira a ser transformada foi a da marca Alexandre Birman, que carrega o nome do CEO/CCO da Arezzo&Co e fundador de diversas outras marcas do grupo.

A CWI Digital House é especialista em assessorar produtos digitais das mais diversas formas com foco total na usabilidade. Através de planejamento e estratégia, atua na concepção de produtos (sites, UX/UI, landing pages, blogs, e-commerce), anúncios, aplicativos, vídeos, entre outros. Expertise essencial para atender a Arezzo e desenvolver não somente um site funcional, mas principalmente, capaz de proporcionar uma experiência completa aos usuários.


Conheça o projeto e saiba mais sobre as etapas de realização

Mapeamento de fluxo de navegação

Uma das entregas realizadas pela equipe da CWI Digital House consistiu na documentação com o arquivamento do site que estava em vigor, para averiguar o seu fluxo. Planejar esse aspecto foi fundamental para facilitar as etapas de design, fazendo com que a projeção da experiência do usuário otimizasse os resultados.

Análise heurística

O uso dessa metodologia teve como propósito avaliar as interfaces para elencar os problemas e apontar resoluções. A inspeção de usabilidade serviu para defender a reformulação do site e avaliar a consistência dos padrões que estavam sendo criados. E principalmente, pensar em cada detalhe para que ele pudesse oferecer a melhor experiência possível, deixando os usuários satisfeitos e consequentemente voltando a utilizá-lo.

Benchmarking

A etapa de benchmarking foi essencial para aprimorar os processos e compreender melhor os fluxos de e-commerce do cliente, como o de compras, e identificação de dores e desejos dos usuários. Através dos dados obtidos pelo Google Analytics, buscamos entender como era o funil de conversão das páginas para iniciarmos o novo protótipo.

Go live do novo site da marca Alexandre Birman

No início de março deste ano, tivemos o go live do novo site da marca Alexandre Birman, um momento muito aguardado por todos os times envolvidos. Por ser a primeira, a entrega se tornou a base para a padronização dos demais e-commerces da Arezzo&Co, que também passarão por uma reformulação do design após o lançamento.

Resultados já alcançados

Dado o pontapé inicial, os times da CWI Digital House e de engenharia da CWI buscaram uma profunda compreensão do problema e da necessidade do cliente. A partir desta perspectiva, desenharam a estratégia adequada para o negócio. Assim, foi construída uma relação de transparência, credibilidade e confiança, que permite espaço para sugestões de melhorias.

Através das mudanças realizadas nas arquiteturas de aplicações web foi possível diminuir o time to market (TTM) do e-commerce da marca Alexandre Birman. Reduzir o TTM é um método considerado crucial para o sucesso das lojas on-line, uma vez que as deixam mais ágeis e capacitadas para lidar com as transformações do mercado, eliminando tarefas repetitivas e acelerando o desenvolvimento de produtos e serviços.

Além disso, os conceitos de User Experience (UX) e User Interface (UI) foram aplicados visando facilitar todos os processos de experiência de compra para os clientes da Alexandre Birman.

O resultado foi um novo e-commerce ainda mais elegante, funcional, com layout inteligente e intuitivo. A qualidade das entregas foi fundamental para que a Digital House seguisse atuando em novas frentes para a Arezzo, por meio da gestão de projetos e serviços de performance que podem ser aplicados em diversos produtos digitais.


Sobre a Arezzo e Alexandre Birman

A história da Arezzo teve início no ano de 1972 e inicialmente era voltada ao público masculino. Entretanto, a marca logo migrou para o universo feminino lançando a sandália Anabela, seu grande sucesso que há décadas conquista mulheres de várias idades.

Nos anos 90 houve a expansão das lojas físicas, estratégias voltadas ao canal de franquias, encerramento das operações industriais e foco no varejo e outsourcing no Vale dos Sinos. Além disso, os esforços estavam direcionados em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Marketing, Comunicação e na rápida concepção de modelos e tendências.

Os anos 2000 ficaram marcados como a “Era Corporativa”,  quando houve a fusão de duas das suas marcas, Schutz e Arezzo, dando origem a Arezzo & Co, com a finalidade de gerenciar marcas líderes do mercado. Após a mudança, ambas alcançaram respeito e reconhecimento no setor e, neste mesmo ano, receberam o investimento de R$ 76,3 milhões do fundo de private equity Tarpon. Esta iniciativa serviu para ampliar os produtos e acessórios, como forma de um portfólio das marcas dentro de uma única gestão financeira. 

Uma delas é a Alexandre Birman, focada no segmento de luxo. A marca surgiu do encantamento pela arte de fazer calçados – desde a compreensão da construção, ao uso de materiais requintados e olhar crítico perante a estética. Birman, fundador da marca, projetou sua grife homônima em 2008, com a intenção de conquistar mulheres modernas e sofisticadas, que valorizam designs exclusivos e luxuosos para seus pés. Matérias primas nobres e exóticas compõem o DNA da grife, que conta com produção artesanal.

Como uma marca global, é a escolha de celebridades e ícones de estilo – e se faz presente nas prateleiras das melhores multimarcas do mundo. Seus sapatos exclusivos já foram usados por personalidades como Gal Gadot, Sandra Bullock, Jennifer Lawrence, Julia Roberts, Anne Hathaway, Emily Blunt, Sandra Oh, Claire Foy, Kate Hudson, Demi Moore, Anna Paquin, Jessica Alba e Katy Perry.

Assim, em 2011 a Arezzo&Co se tornou uma companhia aberta e passou a ter suas ações negociadas em bolsa com o ticker ARZZ3. Ela foi conquistando novos mercados e públicos, o que a levou a não somente investir nas marcas próprias, como até então vinha fazendo, mas também a adquirir novas para seguir expandindo sua presença na moda. 

Sua transformação digital começou em 2018 e proporcionou grandes feitos, como a obtenção com exclusividade da comercialização e operação da marca Vans no Brasil.

Após 49 anos de história, hoje, a Arezzo atua em todos os estados brasileiros, com mais de 900 lojas em operação, além dos projetos de expansão para o mercado internacional. Sua trajetória é reconhecida por meio dos variados prêmios recebidos de renomadas instituições.


Sobre a CWI Digital House

A Digital House é a agência da CWI que apoia a evolução de marcas, atendendo as demandas internas e estendendo os seus serviços para o mercado. O universo digital faz parte do seu DNA, assim como o trabalho com base em dados e qualidade técnica. 

Por ter nascido dentro de uma das maiores empresas de software do Brasil, tem expertise 

em tecnologia e todas as suas estratégias e entregas garantem qualidade, pontualidade e total adequação às necessidades de negócios. 

Quer saber mais sobre a Digital House? Veja como a nossa consultoria pode otimizar seus resultados promovendo a vantagem competitiva do seu negócio!


Para referência:

Arezzo&Co

InfoMoney – O que é EBITDA

Alexandre Birman


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