Ir para o conteúdo
Um smartphone cuja tela mostra o aplicativo Ouze. Atrás, três unidades do cartão Ouze. Um smartphone cuja tela mostra o aplicativo Ouze. Atrás, três unidades do cartão Ouze.

Reconstrução de arquitetura tendo confiança como fundamento

Mirando em modernidade e simplicidade, tecnologia por trás de cartão de crédito está mudando para melhor.

Detentor da marca Studio Z (STZ), a maior rede fast fashion de calçados do Brasil, o grupo Calcenter investe em tecnologia para ampliar sua atuação em diferentes áreas. A parceria com a CWI vem se fortalecendo há anos, contribuindo para a evolução da companhia.

O grupo oferece serviços e produtos financeiros de norte a sul, incluindo o cartão de crédito Ouze. É neste produto, anteriormente chamado de cartão Calcard, que o nosso time vem atuando recentemente.

Confira a seguir exemplos de evoluções tecnológicas e formatos de trabalho que favorecem o crescimento da empresa!

Renovação de arquitetura para maior agilidade

O cartão de crédito Ouze, com 3 milhões de clientes, é o principal produto do grupo Calcenter. Oferece vantagens e condições exclusivas nas lojas Studio Z e, por ser bandeira Visa, é aceito em estabelecimentos de todo o Brasil.

A tecnologia por trás das operações referentes a esse cartão conta com a atuação do time CWI. Seguindo o processo de evolução que é uma constante nas empresas do grupo, a arquitetura da solução está sendo renovada.

Trata-se de um movimento comum na Engenharia de Software, considerando o avanço incessante de linguagens, ferramentas, bibliotecas, frameworks e padrões de projeto. Ao olhar para os fundamentos estruturais do sistema da Ouze, identificamos junto ao o cliente uma oportunidade para tornar a arquitetura menos complexa.

Um dos ganhos com essa ação é facilitar a manutenção e a implementação de novas features. Antes da reformulação, a alteração de um atributo poderia exigir até dois meses de trabalho. Agora, o objetivo é que uma funcionalidade nova possa ser criada em um sprint* (na Ouze, um sprint tem 2 semanas).
Duas unidades do cartão de crédito Ouze.

Ampliação da oferta de serviços

Antes do projeto com a Ouze, a CWI já atendia o grupo Calcenter junto à equipe interna de Tecnologia da Informação. Uma squad de cwisers atuou no software que ampliou o leque de serviços da empresa com um novo produto: o empréstimo pessoal, oferecido nos canais da STZ e da Ouze.

Nosso time participou ativamente da concepção estratégica da solução, trabalhando ao lado de diversas áreas da financeira. A aplicação foi construída do zero, com uma arquitetura baseada em microsserviços.
Foto de uma mão entregando 5 notas de 100 reais para outra.
Três pessoas trabalhando em seus notebooks.

Mergulho presencial

A adaptação a diferentes cenários é uma das características do trabalho da CWI. Temos squads que podem atuar em modelo presencial, híbrido ou remoto e buscamos identificar o melhor formato para cada situação.

No caso do projeto de renovação da arquitetura do sistema do cartão Ouze, nosso time percebeu a necessidade de uma imersão presencial com o cliente. A liderança da squad passou uma semana na sede do grupo Calcenter, na cidade de São José (SC).

O período de dedicação exclusiva foi essencial para o alinhamento de visões e expectativas, assim como para a execução de testes iniciais. A opção por essa maneira de agir oportunizou sinergia e agilidade para todos os envolvidos.

Do que é feito o fundamento: confiança

  • Escuta ativa: entender as reais necessidades de nossos clientes faz parte da nossa cultura, buscando ouvir mais do que está sendo dito para poder entregar soluções que, de fato, tragam resultados.
  • Sem overengineering: nosso objetivo não é vender o maior volume de software possível; é desenvolver soluções perfeitamente adequadas ao contexto do cliente, sem desperdício de tempo e dinheiro. No caso da renovação da arquitetura, estamos fazendo um software mais moderno e, ao mesmo tempo, mais simples.
  • Experiência positiva: a boa impressão deixada em projetos anteriores é um dos motivos pelos quais a CWI está atuando com a Ouze. O cliente percebeu o diferencial do nosso trabalho e fez questão de manter a parceria no novo desafio.
Foto de uma pessoa segurando um tablet com a tela para cima. Ilustrações que representam tecnologia foram inseridas por cima.

A experiência da CWI com a Ouze se soma às parcerias com empresas de variadas esferas do setor financeiro. Conte conosco também para pensar novas estratégias para a instituição em que você atua!

* Sprint: período “de duração fixa de um mês ou menos para criar consistência”, segundo O Guia do Scrum.


Tecnologias utilizadas no projeto

Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:

  • Logotipo Java.

    Java

  • Logotipo Azure.

    Azure

  • Logotipo AWS.

    AWS

  • Logotipo ElasticSearch.

    ElasticSearch

  • Logotipo RabbitMQ.

    RabbitMQ

  • Logotipo Spring Boot.

    Spring Boot

  • Logotipo Equinix.

    Equinix

  • Logotipo Redis.

    Redis

  • Logotipo Keycloak.

    Keycloak

Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

Vamos falar sobre as melhores soluções para o seu negócio.

Entre em contato