Detentor da marca Studio Z (STZ), a maior rede fast fashion de calçados do Brasil, o grupo Calcenter investe em tecnologia para ampliar sua atuação em diferentes áreas. A parceria com a CWI vem se fortalecendo há anos, contribuindo para a evolução da companhia.
O grupo oferece serviços e produtos financeiros de norte a sul, incluindo o cartão de crédito Ouze. É neste produto, anteriormente chamado de cartão Calcard, que o nosso time vem atuando recentemente.
Confira a seguir exemplos de evoluções tecnológicas e formatos de trabalho que favorecem o crescimento da empresa!
Renovação de arquitetura para maior agilidade
A tecnologia por trás das operações referentes a esse cartão conta com a atuação do time CWI. Seguindo o processo de evolução que é uma constante nas empresas do grupo, a arquitetura da solução está sendo renovada.
Trata-se de um movimento comum na Engenharia de Software, considerando o avanço incessante de linguagens, ferramentas, bibliotecas, frameworks e padrões de projeto. Ao olhar para os fundamentos estruturais do sistema da Ouze, identificamos junto ao o cliente uma oportunidade para tornar a arquitetura menos complexa.
Um dos ganhos com essa ação é facilitar a manutenção e a implementação de novas features. Antes da reformulação, a alteração de um atributo poderia exigir até dois meses de trabalho. Agora, o objetivo é que uma funcionalidade nova possa ser criada em um sprint* (na Ouze, um sprint tem 2 semanas).
Ampliação da oferta de serviços
Nosso time participou ativamente da concepção estratégica da solução, trabalhando ao lado de diversas áreas da financeira. A aplicação foi construída do zero, com uma arquitetura baseada em microsserviços.
Mergulho presencial
A adaptação a diferentes cenários é uma das características do trabalho da CWI. Temos squads que podem atuar em modelo presencial, híbrido ou remoto e buscamos identificar o melhor formato para cada situação.
No caso do projeto de renovação da arquitetura do sistema do cartão Ouze, nosso time percebeu a necessidade de uma imersão presencial com o cliente. A liderança da squad passou uma semana na sede do grupo Calcenter, na cidade de São José (SC).
O período de dedicação exclusiva foi essencial para o alinhamento de visões e expectativas, assim como para a execução de testes iniciais. A opção por essa maneira de agir oportunizou sinergia e agilidade para todos os envolvidos.
Do que é feito o fundamento: confiança
- Escuta ativa: entender as reais necessidades de nossos clientes faz parte da nossa cultura, buscando ouvir mais do que está sendo dito para poder entregar soluções que, de fato, tragam resultados.
- Sem overengineering: nosso objetivo não é vender o maior volume de software possível; é desenvolver soluções perfeitamente adequadas ao contexto do cliente, sem desperdício de tempo e dinheiro. No caso da renovação da arquitetura, estamos fazendo um software mais moderno e, ao mesmo tempo, mais simples.
- Experiência positiva: a boa impressão deixada em projetos anteriores é um dos motivos pelos quais a CWI está atuando com a Ouze. O cliente percebeu o diferencial do nosso trabalho e fez questão de manter a parceria no novo desafio.
A experiência da CWI com a Ouze se soma às parcerias com empresas de variadas esferas do setor financeiro. Conte conosco também para pensar novas estratégias para a instituição em que você atua!
* Sprint: período “de duração fixa de um mês ou menos para criar consistência”, segundo O Guia do Scrum.
Tecnologias utilizadas no projeto
Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:
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Java
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Azure
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AWS
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ElasticSearch
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RabbitMQ
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Spring Boot
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Equinix
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Redis
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Keycloak