O serviço de Banco Liquidante de Cartões do BV conta com o protagonismo da CWI na modernização, manutenção, evolução e sustentação da esteira de liquidações bancárias. Essa é mais uma entrega da parceria entre as empresas, que iniciou em 2018 e é mantida com um trabalho consistente que vem ampliando a confiança que um dos maiores bancos privados do Brasil tem conosco.
A esteira de desenvolvimento dessa área compreende o processamento das informações de compensação e liquidação das transações de cartão no Sistema de Liquidação de Cartões (SLC) da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), a Núclea — que também é parceira da CWI.
Confira a seguir como o time do banco BV e a Engenharia de Software Estratégica da CWI atuam nessa tecnologia utilizada por emissoras (como outros bancos, por exemplo), credenciadoras (maquininhas) e subcredenciadoras de cartões.
Contexto de atuação
Por servir a clientes de diferentes circunstâncias, a complexidade de negócio desse serviço é proporcional a essa variedade. Além disso, a CWI atua na garantia da eficiência operacional, que depende dos múltiplos parceiros envolvidos do momento em que um consumidor passa o seu cartão em um estabelecimento comercial até o momento em que a liquidação é concluída.
O contínuo crescimento do número de cwisers que atuam no BV é uma evidência da qualidade do trabalho realizado até aqui. A esteira relacionada ao Banco Liquidante de Cartões, apesar de extremamente crítica, é considerada estável, mesmo precisando atender às readequações decorrentes de novas orientações do Banco Central com alguma frequência.
Modernização de cloud
Desafios da CWI no projeto Banco Liquidante de Cartões
- Complexidade de negócio para atender diversidade de clientes, com diferentes modelos de negócio.
- Construção de esteiras resilientes, que podem lidar com adversidades devido às falhas de infraestrutura que ocasionalmente ocorrem.
- Atuação constante na evolução de performance e na observabilidade da esteira.
- Suporte na eficiência operacional, que depende de diferentes parceiros.
- Diagnóstico e correção de contratempos.
- Esteira reduzida de processamento e urgências inerentes ao mercado de liquidações bancárias.
- Implantações críticas que garantem menor indisponibilidade aos clientes.
- Atendimento das necessidades regulatórias do mercado exigidas pelo Banco Central (Bacen) em curto espaço de tempo, incluindo readequações na esteira.
- Entendimento, em nível de negócio, do que o mercado espera, com aprofundamento em documentações complexas.
- Ação em questões de segurança para garantir o protocolo de comunicação com o mercado.
A engenharia por trás do serviço de Banco Liquidante de Cartões é apenas uma das entregas realizadas pelo time CWI junto ao banco BV. Conheça também o framework de IA que acelerou a produtividade!
Tecnologias utilizadas no projeto
Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:
-
Java
-
Google Cloud Platform (GCP)