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A imagem mostra um smartphone exibindo a tela da promoção. A imagem mostra um smartphone exibindo a tela da promoção.

Bot sob medida traz inovação para promoção da Coca

Com foco total no consumidor, ele foi desenvolvido para oferecer uma interação automatizada e personalizada, garantindo agilidade e eficiência.

O bot sob medida da Coca-Cola desenvolvido pela CWI em 2023 foi um marco na colaboração com essa gigante do varejo, trazendo inovação e eficiência para a promoção “Minha Receita Mágica“. Desde 2019, a empresa colabora com a companhia nesta iniciativa que promove a sustentabilidade ao incentivar os consumidores a adquirirem e devolverem garrafas vazias de Coca-Cola para serem reutilizadas. A CWI é responsável por todo o desenvolvimento do site da promoção, cuidando tanto do back-end quanto do front-end.

Uma promoção, duas mecânicas


A ação é realizada anualmente, mas a cada edição traz novidades. Neste ano, além de continuar usando o bot para interagir com os consumidores, foi adicionada uma promoção exclusiva para os lojistas, incentivando a participação de ambos os públicos.

A Coca-Cola decidiu manter a tradição dos produtos retornáveis, mas com uma abordagem um pouco diferente, utilizando duas mecânicas distintas para engajar consumidores e lojistas. A primeira envolveu o consumidor, que precisava fazer a leitura de um QR code na loja participante, finalizar seu cadastro com o auxílio do bot e após o cadastro, recebia um voucher para comprar apenas o líquido.

Para o lojista, cada troca de voucher realizada rendia um “número da sorte”, que permitia a participação em um sorteio de prêmios em dinheiro ao final da promoção.
A imagem mostra as mãos de uma pessoa segurando um smartphone.

Um bot, diversos benefícios


Com foco total no consumidor, o bot foi desenvolvido para oferecer uma interação automatizada e personalizada, garantindo agilidade e eficiência. Essa abordagem integrada reflete o compromisso da CWI em proporcionar uma experiência fluida e de alta qualidade para os participantes das promoções. O bot eliminou processos burocráticos e demorados, simplificando a participação.

Antes da implementação do bot, os cadastros para promoções eram feitos por meio de formulários online. Com o novo bot, a coleta de informações é feita de maneira simples e intuitiva, tornando o processo muito mais agradável e menos cansativo.
Sobre um fundo na cor amarela há a ilustração gráfica de um smartphone exibindo a tela da promoção.
Sobre um fundo na cor verde com vermelho há a ilustração gráfica de três smartphones exibindo as telas da promoção.

Solução completa e alinhada a voz da marca

O projeto do chatbot foi desenvolvido em duas fases principais. Na primeira, a equipe revisitou o bot utilizado na promoção anterior, que, embora só servisse como base, ajudou a relembrar as possibilidades de interação e a entender a voz da marca, o tom e o estilo de comunicação desejados. Com essas informações, foi criado um fluxo preliminar do chatbot, que delineava caminhos e respostas possíveis.

Na segunda fase, a equipe da CWI trabalhou em conjunto com a Coca-Cola para revisar e ajustar o planejamento. Essa colaboração foi crucial para identificar e corrigir partes do chatbot que precisavam de mudanças devido a restrições do sistema ou às especificidades da nova promoção. Os ajustes realizados garantiram que o bot atendesse às novas exigências e oferecesse uma experiência coerente.

Com o fluxo aprovado, foi possível avançar para a construção do conteúdo do bot, desenvolvendo textos e respostas que estavam alinhados com a voz da marca e adequados para a nova promoção. A integração contínua com a equipe técnica da Coca-Cola permitiu revisões e ajustes adicionais, assegurando que o chatbot fosse completo e funcional, garantindo ao usuário uma experiência de alta qualidade, com uma comunicação consistente e sem falhas. 

Entrega de ponta a ponta

  • Bot interativo: facilitando o cadastro e a participação dos consumidores na promoção, proporcionando uma experiência ágil e personalizada.
  • Landing page: desenvolvida em Python/Flask combinado com React, a página permite que os consumidores encontrem lojas participantes próximas de suas residências.
  • Painel administrativo exclusivo: permite à Coca-Cola gerenciar a promoção com eficiência, monitorando todas as interações e atividades.
  • Painel para lojistas: onde os lojistas podem efetuar trocas e acompanhar seus números da sorte, facilitando a gestão de suas participações na promoção.
A imagem mostra uma mulher branca olhando para a tela de um computador.

Desafios

Um dos maiores desafios foi gerenciar a grande quantidade de lojistas envolvidos na promoção, uma vez que há sete fabricantes da Coca-Cola distribuídos pelo Brasil. Cada região do país possui seu próprio fabricante, o que resulta em mais de 50.000 lojistas em todo o território nacional. Inserir todos esses lojistas na base de dados de maneira organizada, permitindo que eles pudessem acessar o painel do lojista e dar continuidade à promoção foi um processo complexo.

Muito além do desenvolvimento de software


O diferencial desta entrega foi o trabalho realizado no bot de atendimento ao consumidor. A CWI considerou que o público-alvo era mais velho e ajustou a comunicação para ser adequada. Isso exigiu mais do que programar um software, demandou um entendimento profundo de quem são os usuários, como eles utilizam a tecnologia e quais são suas necessidades específicas. A complexidade do projeto residiu principalmente em acertar o tom de voz do bot, prever os caminhos que os consumidores percorreriam e antecipar possíveis problemas.

Foi um projeto de ponta a ponta que incluiu a criação de uma experiência de usuário personalizada e exclusiva para essa persona, compreendendo seus comportamentos e preferências. Esse esforço conjunto garantiu que o resultado final proporcionasse uma experiência além do esperado, demonstrando um verdadeiro compromisso com a qualidade e a satisfação do usuário.
A imagem mostra uma pessoa segurando um tablet na cor preta.

Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

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