A entrega de valor em conjunto com a excelência é o que caracteriza a CWI. Não seria diferente com o GPA, aplicando o software de plataforma de dados de cliente, o Customer Data Platform (CDP), para alcançar resultados desejáveis para o cliente.
Utilizando tecnologias da Adobe Experience Platform, a CWI auxiliou no processo que foi pioneiro no setor no Brasil. Veja mais alguns detalhes desse projeto.
Identificação do problema e reconhecimento da solução
Dessa forma, o time CWI, em conjunto com o cliente, estruturou a solução de montar um CDP para centralização de dados. Além dessa demanda, havia a necessidade de levantamento de quais dados eram essenciais para a estratégia de venda do GPA.
Com isso, o trabalho da equipe teria como objetivo um entregável que possibilitasse uma ativação personalizada para cada cliente, com dados centralizados e estruturados para serem utilizados em uma comunicação assertiva.
Do DataHub para CDP
A estruturação do DataHub utilizou a tecnologia do Google Cloud Platform (GCP), uma novidade para a área de tecnologia do GPA. Pioneiros nesse quesito, o time construiu uma solução moderna para armazenamento de dados que potencializou as análises de informações para um uso comercial.
Além disso, algumas tecnologias de relevância foram utilizadas para a implementação do DataHub, como o BigQuery, o data warehouse serverless aplicado para o armazenamento de dados, e o Dataflow, backend gerenciado oferecido pela GCP para execução de modelos de pipelines de dados criados com o Apache Beam.
Após a construção do DataHub, foi possível realizar uma integração com o Customer Data Platform e permitir que os dados estivessem de uma forma unificada e maleável para a equipe que trabalha com ativação de vendas.
O CDP foi implementado a partir da tecnologia da Adobe Experience Cloud, uma coleção de aplicativos e serviços projetados para uma melhor experiência do cliente.
Adobe Experience Platform
Utilizando os serviços do Adobe Experience Platform, a equipe responsável pelo projeto adquiriu o Adobe Real-Time CDP, uma funcionalidade que coleta dados B2B e B2C de todos os sistemas e unifica em perfis em tempo real.
A ferramenta implementada e estruturada com a ajuda da CWI solucionou o gerenciamento de dados do cliente, aprimorando as ativações e comunicações com os consumidores do GPA.
Precursor no uso do Adobe Real-Time CDP no setor varejista alimentício, o grupo reuniu informações de canais online e offline, unificando-os. Os resultados foram positivos e a equipe colecionou bons feedbacks.
Resultados
- O projeto que foi finalizado em junho de 2023 trouxe boas soluções para as necessidades de vendas e comunicação do GPA. Com o CDP, o grupo consegue realizar uma hiperpersonalização de perfis de cliente para realizar ativações mais assertivas.
- As segmentações auxiliam nas vendas dos produtos e na realização de comunicações específicas para consumidores. Dessa forma, o grupo mantém o projeto em andamento realizando a sustentação do sistema e criando novos cases.
- A evolução do projeto continua com a equipe CWI, que mostra conhecimento com as tecnologias utilizadas e know-how do processo implementado.
Conheça outras atuações da CWI em nosso Hub de Conteúdo e nossos serviços.
Tecnologias utilizadas no projeto
Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:
-
Google Cloud Platform (GCP)
-
BigQuery
-
Dataflow
-
Apache Beam