Ir para o conteúdo
Uma pessoa atrás de ilustrações que representam a área de dados. Uma pessoa atrás de ilustrações que representam a área de dados.

Personalização com Customer Data Platform

Projeto atendeu a demanda de centralizar dados de clientes e personalizar ainda mais a experiência do consumidor.

A entrega de valor em conjunto com a excelência é o que caracteriza a CWI. Não seria diferente com o GPA, aplicando o software de plataforma de dados de cliente, o Customer Data Platform (CDP), para alcançar resultados desejáveis para o cliente.

Utilizando tecnologias da Adobe Experience Platform, a CWI auxiliou no processo que foi pioneiro no setor no Brasil. Veja mais alguns detalhes desse projeto.

Identificação do problema e reconhecimento da solução

A primeira fase do projeto com um dos maiores grupos varejistas alimentares do Brasil foi a de entendimento e identificação do problema. O GPA já apresentava a necessidade de centralizar dados de clientes e personalizar ainda mais a experiência do consumidor.

Dessa forma, o time CWI, em conjunto com o cliente, estruturou a solução de montar um CDP para centralização de dados. Além dessa demanda, havia a necessidade de levantamento de quais dados eram essenciais para a estratégia de venda do GPA.

Com isso, o trabalho da equipe teria como objetivo um entregável que possibilitasse uma ativação personalizada para cada cliente, com dados centralizados e estruturados para serem utilizados em uma comunicação assertiva.
Ilustração de três pessoas segurando ícones que representam felicidade, indiferença e tristeza.

Do DataHub para CDP

Levando em consideração a necessidade de centralização dos dados, a equipe CWI teve como primeiro trabalho elaborar um DataHub, onde estariam todas as informações necessárias dos clientes.

A estruturação do DataHub utilizou a tecnologia do Google Cloud Platform (GCP), uma novidade para a área de tecnologia do GPA. Pioneiros nesse quesito, o time construiu uma solução moderna para armazenamento de dados que potencializou as análises de informações para um uso comercial.

Além disso, algumas tecnologias de relevância foram utilizadas para a implementação do DataHub, como o BigQuery, o data warehouse serverless aplicado para o armazenamento de dados, e o Dataflow, backend gerenciado oferecido pela GCP para execução de modelos de pipelines de dados criados com o Apache Beam.

Após a construção do DataHub, foi possível realizar uma integração com o Customer Data Platform e permitir que os dados estivessem de uma forma unificada e maleável para a equipe que trabalha com ativação de vendas.

O CDP foi implementado a partir da tecnologia da Adobe Experience Cloud, uma coleção de aplicativos e serviços projetados para uma melhor experiência do cliente.
Ilustração do logotipo do GPA acompanhado por elementos que representam conexão e a área de dados.
Um monitor exibe a tela do site Adobe Experience Platform.

Adobe Experience Platform

Utilizando os serviços do Adobe Experience Platform, a equipe responsável pelo projeto adquiriu o Adobe Real-Time CDP, uma funcionalidade que coleta dados B2B e B2C de todos os sistemas e unifica em perfis em tempo real.

A ferramenta implementada e estruturada com a ajuda da CWI solucionou o gerenciamento de dados do cliente, aprimorando as ativações e comunicações com os consumidores do GPA.

Precursor no uso do Adobe Real-Time CDP no setor varejista alimentício, o grupo reuniu informações de canais online e offline, unificando-os. Os resultados foram positivos e a equipe colecionou bons feedbacks.

Resultados

  • O projeto que foi finalizado em junho de 2023 trouxe boas soluções para as necessidades de vendas e comunicação do GPA. Com o CDP, o grupo consegue realizar uma hiper personalização de perfis de cliente para realizar ativações mais assertivas.
  • As segmentações auxiliam nas vendas dos produtos e na realização de comunicações específicas para consumidores. Dessa forma, o grupo mantém o projeto em andamento realizando a sustentação do sistema e criando novos cases.
  • A evolução do projeto continua com a equipe CWI, que mostra conhecimento com as tecnologias utilizadas e know-how do processo implementado.
Ilustração de uma pessoa adicionando uma quinta estrela em uma faixa onde já constam quatro estrelas.

Conheça outras atuações da CWI em nosso Hub de Conteúdo e nossos serviços.


Tecnologias utilizadas no projeto

Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:

  • Logotipo Google Cloud Platform (GCP).

    Google Cloud Platform (GCP)

  • Logotipo BigQuery.

    BigQuery

  • Logotipo Dataflow.

    Dataflow

  • Logotipo Apache Beam.

    Apache Beam

Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

Vamos falar sobre as melhores soluções para o seu negócio.

Entre em contato