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Uma pessoa atrás de ilustrações que representam a área de dados. Uma pessoa atrás de ilustrações que representam a área de dados.

Personalização com Customer Data Platform

Projeto atendeu a demanda de centralizar dados de clientes e personalizar ainda mais a experiência do consumidor.

A entrega de valor em conjunto com a excelência é o que caracteriza a CWI. Não seria diferente com o GPA, aplicando o software de plataforma de dados de cliente, o Customer Data Platform (CDP), para alcançar resultados desejáveis para o cliente.

Utilizando tecnologias da Adobe Experience Platform, a CWI auxiliou no processo que foi pioneiro no setor no Brasil. Veja mais alguns detalhes desse projeto.

Identificação do problema e reconhecimento da solução

A primeira fase do projeto com um dos maiores grupos varejistas alimentares do Brasil foi a de entendimento e identificação do problema. O GPA já apresentava a necessidade de centralizar dados de clientes e personalizar ainda mais a experiência do consumidor.

Dessa forma, o time CWI, em conjunto com o cliente, estruturou a solução de montar um CDP para centralização de dados. Além dessa demanda, havia a necessidade de levantamento de quais dados eram essenciais para a estratégia de venda do GPA.

Com isso, o trabalho da equipe teria como objetivo um entregável que possibilitasse uma ativação personalizada para cada cliente, com dados centralizados e estruturados para serem utilizados em uma comunicação assertiva.
Ilustração de três pessoas segurando ícones que representam felicidade, indiferença e tristeza.

Do DataHub para CDP

Levando em consideração a necessidade de centralização dos dados, a equipe CWI teve como primeiro trabalho elaborar um DataHub, onde estariam todas as informações necessárias dos clientes.

A estruturação do DataHub utilizou a tecnologia do Google Cloud Platform (GCP), uma novidade para a área de tecnologia do GPA. Pioneiros nesse quesito, o time construiu uma solução moderna para armazenamento de dados que potencializou as análises de informações para um uso comercial.

Além disso, algumas tecnologias de relevância foram utilizadas para a implementação do DataHub, como o BigQuery, o data warehouse serverless aplicado para o armazenamento de dados, e o Dataflow, backend gerenciado oferecido pela GCP para execução de modelos de pipelines de dados criados com o Apache Beam.

Após a construção do DataHub, foi possível realizar uma integração com o Customer Data Platform e permitir que os dados estivessem de uma forma unificada e maleável para a equipe que trabalha com ativação de vendas.

O CDP foi implementado a partir da tecnologia da Adobe Experience Cloud, uma coleção de aplicativos e serviços projetados para uma melhor experiência do cliente.
Ilustração do logotipo do GPA acompanhado por elementos que representam conexão e a área de dados.
Um monitor exibe a tela do site Adobe Experience Platform.

Adobe Experience Platform

Utilizando os serviços do Adobe Experience Platform, a equipe responsável pelo projeto adquiriu o Adobe Real-Time CDP, uma funcionalidade que coleta dados B2B e B2C de todos os sistemas e unifica em perfis em tempo real.

A ferramenta implementada e estruturada com a ajuda da CWI solucionou o gerenciamento de dados do cliente, aprimorando as ativações e comunicações com os consumidores do GPA.

Precursor no uso do Adobe Real-Time CDP no setor varejista alimentício, o grupo reuniu informações de canais online e offline, unificando-os. Os resultados foram positivos e a equipe colecionou bons feedbacks.

Resultados

  • O projeto que foi finalizado em junho de 2023 trouxe boas soluções para as necessidades de vendas e comunicação do GPA. Com o CDP, o grupo consegue realizar uma hiperpersonalização de perfis de cliente para realizar ativações mais assertivas.
  • As segmentações auxiliam nas vendas dos produtos e na realização de comunicações específicas para consumidores. Dessa forma, o grupo mantém o projeto em andamento realizando a sustentação do sistema e criando novos cases.
  • A evolução do projeto continua com a equipe CWI, que mostra conhecimento com as tecnologias utilizadas e know-how do processo implementado.
Ilustração de uma pessoa adicionando uma quinta estrela em uma faixa onde já constam quatro estrelas.

Conheça outras atuações da CWI em nosso Hub de Conteúdo e nossos serviços.


Tecnologias utilizadas no projeto

Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:

  • Logotipo Google Cloud Platform (GCP).

    Google Cloud Platform (GCP)

  • Logotipo BigQuery.

    BigQuery

  • Logotipo Dataflow.

    Dataflow

  • Logotipo Apache Beam.

    Apache Beam

Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

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