Lançado no início de 2020, o projeto Kombo auxiliou milhares de estabelecimentos comerciais a impulsionarem suas vendas e explorarem oportunidades em meio à realidade da pandemia do Coronavírus.
Inicialmente introduzido no Brasil, a ferramenta construída integralmente pela CWI alcançou popularidade e, hoje, está presente em 14 países.
Além do grande impacto social que esse projeto proporcionou, a visibilidade da Coca-Cola atingiu novos patamares e a imagem da marca foi favorecida pelos resultados alcançados.
A plataforma gratuita, didática e de fácil manuseio evoluiu muitos comércios ao redor do globo. Foram mais de 50.000 Kombos gerados que facilitaram a adaptação dos comerciantes nas restrições impostas com a pandemia.
Confira como se deu o desenvolvimento dessa iniciativa que surpreendeu a equipe.
O projeto Kombo
Fazendo uso desta premissa comercial, e partir de um software já existente que estava em desuso na filial da The Coca-Cola Company China, a equipe CWI foi apresentada a um desafio que visava a inovação, adaptação e reestruturação de uma plataforma que auxiliaria o empreendedor neste momento exigente de uma digitalização.
O projeto Kombo BR tinha como objetivo permitir a qualquer usuário, mesmo sem conhecimentos de edição de imagem, criar encartes gráficos de comidas e bebidas (combos) de maneira simples e gratuita. Todas as ilustrações geradas pelo software eram conhecidas como Kombos e levavam a divulgação de, pelo menos, um produto Coca-Cola.

Solução abrangente
Com um custo de realização mínimo para o cliente, a CWI entregou um MVP funcional para validação da hipótese e retorno do projeto que permitia uma liberdade para o usuário montar seu próprio layout. Dessa forma, o comerciante poderia expor seus produtos utilizando um design gratuito e chamativo.
As imagens, textos e cores presentes no encarte poderiam ser editados e adequados conforme as necessidades do usuário. O programa possui modelos e elementos à disposição, sendo possível também o upload de fotos para a exposição do verdadeiro produto. A única obrigatoriedade é a mostra de um item Coca-Cola.
A Kombo BR foi desenvolvida em React.JS utilizando um framework desenvolvido pelo time CWI. Como Hosting, foi utilizado S3 bucket para arquivos e um CloudFront como CDN e AWS Lambdas Edges para processamentos de segurança.


Do Brasil para o mundo
Devido ao grande sucesso, a multinacional decidiu expandir esse modelo para outros países. Para isso, a CWI desenvolveu uma versão escalável, chamada de Kombo Tool, possibilitando um acesso mundial com qualquer objeto cadastrável.
A intenção continua a mesma, dessa vez, ajudando negócios em países localizados na América Latina e Europa. A Kombo Tool permite que usuários de todos os lugares possam realizar seus designs combinando com os produtos locais ou seus próprios. Para isso, a ferramenta inicial, Kombo BR, passou por modificações e reestruturações a fim de uma utilização simultânea com todas as nações.
O Kombo Tool utilizou linguagem Python combinado a React, com banco de dados MySQL server.
Com uma expectativa inicial de atingir 4 países, a CWI destacou-se e conquistou uma impressão que repercutiu em 14, sendo alguns deles: Chile, Bolívia e Costa Rica. Além de mostrar seu comprometimento e crescer dentro do cliente, é possível afirmar que a empresa ajudou a facilitar um momento frágil dos comerciantes.
A equipe deseja expandir esse projeto cada vez mais, impactando outras pessoas que poderiam usufruir dessa ferramenta. Continuando com sua flexibilidade, a atenção às necessidades da Coca-Cola mantém-se, valorizando a parceria.
Parceria que gera valor
- Movida pelo desafio diário que a parceria com a Coca-Cola proporciona, a CWI participa ativamente da visão de negócio, contribuindo com sua experiência e motivação. Desde 2013, a companhia multinacional conta com os serviços de uma equipe preparada e disposta a realizar os projetos inovadores com seu know-how de mercado e tecnologia.
- A história iniciou com projetos de menor porte, tal como o “Embaixadores do saber”, uma iniciativa interna para treinamento de colaboradores. Conquistando cada vez mais espaço e confiança, a CWI conseguiu ter presença em grandes eventos, como Copa do Mundo e Olímpiadas, auxiliando em aplicações de gerenciamento de produtos Coca-Cola.
- A disposição e prontidão para auxílio, além da alta qualidade e excelência dos serviços, consolidou a segurança e convicção do cliente sobre o time. Depois de projetos de destaque como “Fantrollada” e “Fifa World Cup 2018” , onde houve quebra de recorde em acessos, a CWI tornou-se principal parceiro técnico para ações de marketing da Coca-Cola.
- O grande conhecimento sobre o cliente possibilita liberdade para sugerir soluções além da engenharia de software. Os projetos que originalmente foram desenvolvidos para o Brasil, devido a questões de reestruturação interna da Coca-Cola, passam a partir de 2021 à estrutura da LATAM. Um dos desafios da CWI está em reestruturar os projetos já existentes para atender esse novo mercado com seus respectivos desafios locais, desde diferentes legislações a moedas, passando pela questão do idioma.

Quem é a Coca-Cola?
Realizando da forma mais sustentável possível, a marca investe em processos inovadores para as comunidades e o planeta. Com o propósito de fazer a diferença, a The Coca-Cola Company possui iniciativas baseadas na preservação da natureza para um futuro melhor.

Quem é a CWI?
A cultura CWI abrange pessoas que encaram desafios como possibilidades de crescimento, fazendo com que o maior desejo seja a busca incessante pela excelência, adaptabilidade e transparência em todas suas ações. Tal filosofia reflete nos clientes obtendo resultados que vão muito além do software.

Nossa Engenharia de Software
Além disso, há a integração de várias disciplinas de software com equipes que utilizam ferramentas, técnicas e tecnologias adequadas para cada necessidade. O resultado são entregas de alto padrão que transformam negócios.

Conheça o diferencial de nossos serviços de Engenharia de Software.
Tecnologias utilizadas no projeto
Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:
-
React
-
Amazon CloudFront