Ir para o conteúdo

Como a consultoria da CWI colaborou para o sucesso do app DIA Express

5 min. de leitura


Ao lado do título "CWI + DIA", temos um celular em cuja tela aparece o aplicativo DIA Express.

A rede espanhola DIA, que conta com lojas em quatro países, teve o apoio da consultoria de TI da CWI para estruturar o seu negócio on-line no Brasil. O objetivo foi atingido com o lançamento do app de delivery DIA Express e a estabilização da atuação no aplicativo iFood.

A visão de negócio e a ampla experiência técnica do nosso time foram essenciais para que o projeto pudesse ser realizado em poucos meses, trazendo inovações e trabalhando com profissionais de diferentes fusos horários. Confira a seguir o case completo para saber como viabilizamos isso em parceria com a equipe do DIA!

Navegue pelo conteúdo com os links abaixo. 🙂


Identificando o processo necessário para atingir o objetivo

O aplicativo de delivery DIA Express possibilita que os clientes façam suas compras por meio de seus celulares e as recebam em casa rapidamente. Basta que informem o seu endereço para que o app exiba os produtos disponíveis na loja mais próxima.

O objetivo é proporcionar ao cliente uma experiência bastante semelhante à de ir fisicamente ao supermercado. O aplicativo oferece o mesmo mix de produtos, os mesmos preços e as mesmas promoções da loja. A entrega rápida, fazendo jus ao Express do nome, é facilitada pela característica de que a compra é feita em uma loja próxima. Dessa forma, não há necessidade de os produtos saírem de um centro de distribuição, por exemplo.

Colocar esse app no ar foi um trabalho de muitas mãos. Os responsáveis pela operação da rede espanhola no Brasil escolheram a CWI como a consultora que desenharia o processo necessário para, em poucos meses, atingir o desafio recebido: estabelecer o negócio on-line do DIA no país sul-americano com base em uma plataforma tecnológica já existente no exterior. 

A atuação foi complexa, exigindo flexibilidade e muito know-how do time CWI envolvido. O que iniciou como consultoria de apoio à área de TI do DIA, intermediando a comunicação entre diferentes pontas, acabou tendo um envolvimento muito maior da nossa equipe… E ainda resultou em novos contratos para atender a outras demandas da companhia.


Entrega — com inovação — em pouco tempo

Em julho de 2021, depois de menos de cinco meses de trabalho, o MVP do DIA Express foi ao ar. Para isso, diferentes expertises do time CWI se fizeram necessárias, como visão estratégica do processo como um todo, design, liderança e qualidade.

A imagem contem quatro celulares. Nas telas, cada um mostra diferenciais do aplicativo DIA Express. São eles: entregamos produtos das lojas que estão pertinho de você, escolhemos cada produto, voando em sua direção o mais rápido possível, preços e descontos diferenciados.

Uma das nossas frentes no projeto foi a integração entre as pontas envolvidas, tanto do ponto de vista de centralização da comunicação quanto no sentido técnico. A operação por trás da plataforma existente, no entanto, não poderia atuar no Brasil. Então, coube à CWI integrar os parceiros necessários para isso no nosso país e no exterior, trabalhando com diferentes fusos horários. Mais de 20 empresas compõem o conjunto de fornecedores, responsáveis por áreas como antifraude, pagamento e entrega. 

Considerando todas essas esferas, o domínio da língua inglesa por parte do nosso time foi essencial para conectar profissionais de diferentes nacionalidades. Da mesma forma, a visão de ponta a ponta — da área de negócio à tecnologia — foi um diferencial na atuação.

Atenção em diferentes campos

A consultoria prestada pela CWI ainda se envolveu no design da plataforma. O conceito visual utilizado em outras nacionalidades e culturas, por exemplo, não funcionaria no Brasil. Profissionais com especialidade em Quality Assurance (QA) também trabalharam no projeto.

Além do aplicativo destinado ao cliente do DIA, entregamos todos os sistemas de backoffice e o Picker App, utilizado pelos colaboradores que fazem a separação dos pedidos. Essa ferramenta apresentou uma inovação que, mais tarde, foi inclusive incorporada em aplicações concorrentes: a opção de substituir um produto da compra em caso de falta na loja.

Pioneirismo para melhorar a experiência do usuário

Durante a separação de um pedido de supermercado, por vezes acontece de um produto encomendado não estar disponível na loja. Com o Picker App, as pessoas responsáveis por esta parte do fluxo de entrega podem sugerir outro produto semelhante para substituir o que estiver faltando. 

O cliente é comunicado pelo mesmo aplicativo no qual fez o seu pedido e tem a opção de aceitar ou não a troca. Até o lançamento do DIA Express, esta conveniência para o usuário não estava disponível nos apps concorrentes. Atualmente, no entanto, a funcionalidade criada pelo time CWI faz parte também de outras aplicações.

Melhoria na operação via iFood

Além da entrega do DIA Express em pouco mais de quatro meses, o time CWI colaborou com a estabilização da operação da rede varejista no aplicativo de delivery iFood. Nossa atuação nessa esfera começou por acaso, devido a integrações em comum, mas acabou sendo assumida pelo time CWI.

Dessa forma, o DIA passou a atender consistentemente por meio das duas plataformas, atingindo o objetivo de estruturar o seu negócio on-line no Brasil. Desde então, essa base passou a incluir também a entrega pelo serviço do Rappi.


Próximos passos da consultoria

Após o lançamento do MVP do DIA Express, diversos aperfeiçoamentos já foram realizados para a rede espanhola, como a ampliação da quantidade de parceiros de entrega e a wallet. Para este ano, o objetivo é implementar ainda mais melhorias no aplicativo e possibilitar a operação em mais canais digitais.

A perspectiva de futuro na parceria CWI + DIA inclui também a reescrita do app de fidelização ClubDIA. Esse desafio, assim como o nosso contrato de sustentação com a companhia, teve início com o bom trabalho realizado no projeto do DIA Express.


Sobre o DIA

A rede de supermercados espanhola DIA está presente em quatro países, contando com cerca de 40 mil colaboradores e atendendo milhares de pessoas diariamente em suas lojas físicas e serviço de delivery. Quatro pilares orientam o trabalho da companhia: preço acessível, frescor (foco em perecíveis), marca própria e exclusividade.

A primeira loja foi inaugurada em 1979, na cidade de Madri. A expansão internacional iniciou em Portugal, 14 anos depois, e continuou na Argentina em 1997. No Brasil, a rede chegou em 2001. Hoje são mais de 7 mil colaboradores no país, atuando em mais de 750 lojas localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais e nos cinco centros de distribuição da rede.

A partir de 2019, o Grupo DIA passou por um processo de transformação global. Cerca de 74% das ações da companhia foram adquiridas pela LetterOne, uma empresa de investimentos internacionais.


Sobre o serviço de Consultoria CWI

A CWI é a principal parceira de TI do DIA Brasil no modelo de atendimento por consultoria. Trata-se de uma modalidade de serviço que alia o alto nível de conhecimento técnico do time à experiência com diferentes segmentos de negócios — algo que os 30 anos de atuação da CWI no mercado da tecnologia podem garantir com tranquilidade.

Os colaboradores da multinacional podem contar com a visão de Engenharia de Software de quem faz parte da nossa equipe, contribuindo para a expansão da companhia espanhola  no mercado digital brasileiro. Veja como a Consultoria CWI também pode otimizar a evolução do seu negócio!


Gostou?