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CWI no México: Cwiser conta experiência sobre visita a cliente DLL

5 min. de leitura


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A cwiser Ana Paula Scariot teve a oportunidade de cruzar fronteiras e viajar até o México para visitar um tradicional cliente da CWI: o Banco DLL. A viagem teve como propósito disponibilizar a primeira versão de um novo produto que está sendo desenvolvido pela CWI e que visa impulsionar e digitalizar o processo de criação de propostas de financiamento do DLL na América Latina.

A ida de Ana Paula ao México, que atua como analista de negócios, não se deu por acaso, uma vez que o contato dela com o país havia iniciado há algum tempo. Isso porque, um pouco antes de ingressar na CWI, a profissional concluiu um mestrado em Design Centrado no Usuário em solo mexicano.

“Entrei na CWI em outubro de 2021. A Kátia Einsfeld da Rocha, gerente de sistemas, me convidou quando eu estava no aeroporto, voltando do mestrado. Iniciei atuando no projeto do Grupo Herval, na parte do e-commerce, onde fiquei aproximadamente seis meses. Como eu tinha feito esse mestrado, e o DLL veio justamente com a proposta de começar um projeto para a América Latina, acabou fechando todas e sendo um casamento. Qual a probabilidade disso acontecer? Era pra ser, o universo colaborou”, conta.

Segundo a cwiser, o conhecimento, vivências e conexão que ela tinha com o país acabaram contribuindo para que a CWI atuasse não só com o desenvolvimento da solução, mas também com o processo de Discovery.


Foco na jornada do cliente

Iniciado em julho de 2022, o projeto busca aprimorar a jornada do cliente no processo de solicitação de financiamento,  com o intuito de torná-lo digital, mais eficiente e proporcionar respostas mais ágeis. Atualmente, o processo é conduzido internamente, mas a nova plataforma desenvolvida abrirá oportunidades para os parceiros do banco DLL participarem diretamente do processo de crédito.

Ele está dividido em três fases distintas. A primeira é mais interna e a segunda focada na documentação. Ambas têm como propósito fornecer maturidade ao projeto e à equipe envolvida. Já a terceira é a que trará mais valor e será aberta aos parceiros externos do DLL, permitindo que eles utilizem e se beneficiem do produto que está sendo desenvolvido.

“Continuamos com a nossa equipe no Brasil, e para atender à demanda da América Latina, formamos uma nova squad dedicada exclusivamente a essa região. Começamos nossa atuação pelo México, e temos planos de expandir o projeto também para o Chile no futuro próximo”, explica a analista de negócios. 

Dez profissionais atuam nela. A Ana como PO, um líder técnico, dois devs de front-end, dois devs de back-end, dois QAs, uma designer (Carolina dos Passos Hoffmann Pereira) e o gestor Rômulo Mendes. 

“O fato de ter uma designer junto desde o início nos ajudou muito em todas as etapas de Discovery. Tanto para buscar os problemas quanto para desenhar a melhor solução possível para aperfeiçoar a experiência do cliente. Compreender o processo do negócio, aliando a melhora da interface e da experiência, foi algo que realmente fez com que o cliente pudesse enxergar valor na solução”, relata.


Desafios durante a execução do projeto

Para Ana, um dos maiores obstáculos durante a execução do projeto foi a diferença cultural, uma vez que o perfil dos usuários mexicanos são diferentes dos brasileiros. Isso exigiu um trabalho intenso de ideação, brainstorming e prototipagem, com a participação da equipe de TI local. 

O objetivo era apresentar as soluções propostas para obter feedbacks. Dessa forma, todo esse processo de construção de ideação da solução foi um grande desafio.


Receptividade do cliente DLL

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“Todo mundo foi muito legal e receptivo. Conseguimos obter respostas importantes para nos auxiliar a organizar todos os processos desse projeto. Chegamos em um domingo e na terça-feira fizemos a primeira reunião com eles para apresentar a demo do MVP. Eles ficaram bastante felizes de ver algo mais palpável e que estamos no caminho certo”, descreve.

Ana Paula destaca que a visita ao México permitiu um alinhamento mais efetivo quanto às necessidades do projeto e também às soluções propostas, proporcionando diversos resultados positivos, tanto em termos de relacionamento com o cliente quanto na melhoria do produto. 

Também contribuiu para estreitar os laços entre a CWI e o cliente, além de reforçar a confiança no trabalho realizado. A equipe recebeu feedbacks positivos e foi encorajada a prosseguir para a próxima fase do projeto.

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Próximos passos rumo à etapa final

Atualmente, o projeto está na metade da segunda fase. A previsão é que a terceira e última seja entregue até o final do ano. “Estamos fazendo o Discovery da fase três e já estamos com vários itens de melhoria previstos. Vamos começar a desenvolver toda essa nova etapa a partir do próximo trimestre”, explica.


Diferencial do serviço de Desenvolvimento CWI

A parceria da CWI com o DLL é antiga e há 19 anos a empresa desenvolve projetos importantes para o banco. Entre eles, podemos destacar a construção do NEO, que foi um sucesso dentro do DLL e se tornou referência para vários países.

Assim, os resultados anteriores aliados à expertise da CWI, credibilidade, qualidade e utilização de metodologias ágeis foram determinantes para que o cliente confiasse a entrega desse projeto novo. “Houve uma mudança cultural na visão do cliente, pois eles não tinham contato com a metodologia ágil no México. No início foi uma disrupção”, relata Ana.

A cwiser destaca também que durante a sua visita ao escritório do DLL recebeu alguns feedbacks. “Algumas pessoas me abraçaram quando me viram e falaram ‘nossa, que trabalho legal que você está fazendo’ e deram todo um feedback super positivo. E isso me tocou bastante”, descreve.

Conforme relatado por Wagner Santos, o Delivery Manager do DLL, a CWI provou ser a parceira ideal para o Banco. Ele enfatiza três elementos essenciais que contribuíram para o sucesso dessa parceria: o time altamente qualificado, a expertise tecnológica e a capacidade de entender as necessidades específicas do setor financeiro.

“Desde o início do primeiro projeto em conjunto, ficou claro que estavam construindo algo impactante e que se tornaria fundamental para o futuro do Banco DLL. Ao longo dos anos, a CWI desempenhou um papel crucial na modernização dos sistemas do banco, simplificando processos internos, aprimorando a experiência do cliente e aumentando a segurança das operações. Sua contribuição foi fundamental para alcançar esses avanços significativos”, destaca.

“Recentemente optamos por desenvolver esta história de sucesso além das fronteiras do Brasil, ampliando o escopo e alcance da nossa parceria para a América Latina. Iniciamos então um projeto de transformação digital no México, levando as lições aprendidas e experiências vividas ao longo dos anos e aproveitando as oportunidades deste mercado”, explica Wagner.

De acordo com o Delivery Manager, através da visita foi possível estreitar o relacionamento da equipe do projeto com as equipes de negócio, principais stakeholders desta transformação, validar as ideias e soluções construídas durante as fases de discovery e também tornar claros os próximos desafios para atingir os objetivos e gerar o valor esperado nesta transformação.

“Novamente, a CWI será chave para atingirmos os resultados esperados através da expertise, capacidade e comprometimento com os objetivos do Banco DLL. Assim, esperamos seguir juntos desejando que venham mais anos dessa parceria de sucesso e inovação”, finaliza Wagner. 


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