A terceira maior varejista do Brasil na categoria faturamento (Ranking Ibevar – FIA) tem a CWI como uma significativa parceira na Engenharia de Software. O Grupo Casas Bahia (ex-Via), que obteve uma receita de R$ 30,9 bilhões em 2022, é detentor das marcas Casas Bahia, Ponto (anteriormente Pontofrio), Extra.com.br, Bartira, banQi, Rede Celer e ASAPLog.
Nossa trajetória junto ao grupo já incluiu entregas em diversas frentes, tanto no e-commerce quanto em outros sistemas, assim como a evolução das tecnologias adotadas pela empresa. Entre os produtos dessa parceria está o carrinho atualmente utilizado na plataforma de e-commerce da companhia, que foi atualizado pela equipe da CWI e teve como um dos benefícios a redução da quantidade de interações para conclusão da compra.
Continue a leitura para saber mais sobre esse e outros resultados da nossa parceria com esta gigante do varejo brasileiro!
Nove jornadas de parceria CWI e Grupo Casas Bahia
Essa oportunidade só é possível em função de uma entrega de engenharia de altíssimo nível junto à empresa. Devido à confiança que foi construída com base em excelência de entrega e credibilidade, visíveis em cada linha de código, em cada intervenção que fazemos em reuniões. É evidente que o Grupo Casas Bahia pode contar com a CWI a qualquer momento.

Presença da CWI em diferentes áreas
Em 2020, a já sólida parceria foi fortalecida, com uma otimização da sinergia de objetivos das duas empresas. Desde então, a CWI vem intensificando as contribuições que extrapolam a entrega de software, como a entrega de cultura e a evolução das tecnologias no grupo. Crescemos em relevância, sempre com o foco em engenharia com apoio diretamente nas soluções estabelecidas.


Resultados expressivos em múltiplas frentes de atuação da TI
Fazendo parte de tantas jornadas da área de TI do Grupo Casas Bahia, a CWI já entregou uma grande quantidade de soluções para variados contextos. Neste artigo, vamos apresentar três delas: aperfeiçoamento do carrinho na plataforma de e-commerce, evolução da área de pedidos e aprimoramento da API de preços.
Um novo carrinho para os três e-commerces
- A área de carrinho da plataforma que atende os e-commerces Casas Bahia, Ponto e Extra foi o foco de uma imersão da CWI para entender o sistema em uso até então e compreender os principais pontos de atrito. O fluxo de navegação como um todo foi mapeado para compreender o contexto da aplicação, bugs e possíveis divergências.
- A partir dessa identificação, o projeto buscou a transformação da jornada do usuário com base na perspectiva do design estratégico. Com a liderança híbrida da CWI junto ao Grupo Casas Bahia, o desenvolvimento envolveu análise do fluxo e do funil de conversão, revisão do tagueamento, realização de testes A/B e de usabilidade junto aos clientes finais, estruturação de style guide, avaliação de concorrência, benchmarking e pesquisas sociais.
- O desafio de front-end foi criar uma solução com pontos customizáveis para os demais times e que respeitasse o guide determinado pelo capítulo de Design. No back-end, as tecnologias utilizadas foram .NET Core e Kubernetes (K8s).
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Evolução de Meus Pedidos
- Um dos projetos nos quais a CWI trabalhou em conjunto com o grupo foi o de integração de dados dos pedidos feitos em lojas físicas e nos e-commerces. Devido a esse envolvimento, fomos convidados a participar de uma reunião que trataria de uma outra iniciativa que dizia respeito à tela de Meus Pedidos.
- Inicialmente, a proposta era operar com um layout predefinido e integrar com uma API que trazia o status dos pedidos. Entendemos que não havia como e explicamos os motivos. O resultado foi o desenvolvimento de um novo front-end e integração com a API de pedidos em tempo recorde para estar disponível para a Black Friday. Desde então, a squad Meus Pedidos, entre outras de Customer Success, são de corresponsabilidade da CWI.
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Update na API de preços desonerou requests
- Em determinado momento, também foi necessária uma evolução tecnológica na API que entrega os preços para o feed do Google. A complexidade era grande. Afinal, essa API está envolvida em uma questão extremamente sensível para não apenas um, mas três e-commerces.
- A CWI encarou o desafio e, só com uma primeira etapa que durou três meses, desonerou em 50% as requests que chegavam pela API. Desde então, o aprimoramento vem sendo realizado continuamente e hoje toda a entrega de preço está modernizada.

Além do software: compartilhando conhecimento
Um exemplo desta segunda esfera de atuação é a realização de dojos por parte do time CWI no grupo. Dojos são encontros para exercícios de código ou palestras de curta duração ministradas e elaboradas pelos próprios colaboradores, de forma espontânea.
Essa é uma das formas de colocarmos o nosso slogan, “além do software”, em prática. Compartilhamos conhecimento e buscamos agregar aperfeiçoamentos à cultura de desenvolvimento da companhia.

Sobre o Grupo Casas Bahia
Fazendo duas entregas por segundo, a organização conta com a maior malha logística do Brasil. A sua estrutura garante 40% dos pedidos entregues em 24 horas e 60% em 48 horas. São 46 mil colaboradores na equipe, mais de 97 milhões de clientes e mais de 1000 lojas presentes em mais de 400 municípios de todo o Brasil.
Um dos papéis da CWI no Grupo Casas Bahia é apoiar a expansão da empresa em tecnologia e cultura. Nosso intuito é sermos relevantes em todos os lugares em que atuamos.

Sobre a CWI
Seja de qual área for a sua demanda, a CWI desenvolve a solução que você precisa sob medida para o seu negócio. Entregamos muito mais do que software: entendemos o que significa sucesso na sua empresa e criamos instrumentos que se tornam fundamentais na conquista dos objetivos da organização.
Sem fórmula pronta e com 30 anos de experiência, buscamos ser verdadeiros parceiros na construção das soluções junto aos nossos clientes. Vamos além da execução de ideias já consideradas: pensamos estrategicamente em todo o processo. Para isso, temos times multidisciplinares que atendem demandas complexas e fazem entregas de alto nível técnico.
Engenharia de Software
Os serviços de Engenharia de Software da CWI englobam o entendimento do negócio, compreensão do problema, definição de estratégia e implementação da solução para a entrega de valor. Esta abrangência de atuação é um dos motivos pelos quais a nossa parceria com o Grupo Casas Bahia vem trazendo resultados tão positivos.
Por aqui, o exercício de aprimorar o olhar sobre novas possibilidades para geração de valor é constante. A Engenharia de Software aplicada pela CWI é exclusiva e assegura a qualidade dos produtos que desenvolvemos.
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Tecnologias utilizadas no projeto
Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:
-
.NET Core
-
Kubernetes (K8s)