A terceira maior varejista do Brasil na categoria faturamento (Ranking Ibevar – FIA) tem a CWI como uma significativa parceira na Engenharia de Software. O Grupo Casas Bahia (ex-Via), que obteve uma receita de R$ 30,9 bilhões em 2022, é detentor das marcas Casas Bahia, Ponto (anteriormente Pontofrio), Extra.com.br, Bartira, banQi, Rede Celer e ASAPLog.
Nossa trajetória junto ao grupo já incluiu entregas em diversas frentes, tanto no e-commerce quanto em outros sistemas, assim como a evolução das tecnologias adotadas pela empresa. Entre os produtos dessa parceria está o carrinho atualmente utilizado na plataforma de e-commerce da companhia, que foi atualizado pela equipe da CWI e teve como um dos benefícios a redução da quantidade de interações para conclusão da compra.
Continue a leitura para saber mais sobre esse e outros resultados da nossa parceria com esta gigante do varejo brasileiro!
Nove jornadas de parceria CWI e Grupo Casas Bahia
Essa oportunidade só é possível em função de uma entrega de engenharia de altíssimo nível junto à empresa. Devido à confiança que foi construída com base em excelência de entrega e credibilidade, visíveis em cada linha de código, em cada intervenção que fazemos em reuniões. É evidente que o Grupo Casas Bahia pode contar com a CWI a qualquer momento.
![Logotipo do Grupo Casas Bahia, sinal de adição e logotipo da CWI.](https://cwi.com.br/wp-content/uploads/2024/01/case-casas-bahia-01.png)
Presença da CWI em diferentes áreas
Em 2020, a já sólida parceria foi fortalecida, com uma otimização da sinergia de objetivos das duas empresas. Desde então, a CWI vem intensificando as contribuições que extrapolam a entrega de software, como a entrega de cultura e a evolução das tecnologias no grupo. Crescemos em relevância, sempre com o foco em engenharia com apoio diretamente nas soluções estabelecidas.
![Foto de sete pessoas de costas.](https://cwi.com.br/wp-content/uploads/2024/01/case-casas-bahia-02.png)
![Três monitores, cada um exibe um site diferente: Ponto, Casas Bahia e Extra.](https://cwi.com.br/wp-content/uploads/2024/01/case-casas-bahia-03.png)
Resultados expressivos em múltiplas frentes de atuação da TI
Fazendo parte de tantas jornadas da área de TI do Grupo Casas Bahia, a CWI já entregou uma grande quantidade de soluções para variados contextos. Neste artigo, vamos apresentar três delas: aperfeiçoamento do carrinho na plataforma de e-commerce, evolução da área de pedidos e aprimoramento da API de preços.
Um novo carrinho para os três e-commerces
- A área de carrinho da plataforma que atende os e-commerces Casas Bahia, Ponto e Extra foi o foco de uma imersão da CWI para entender o sistema em uso até então e compreender os principais pontos de atrito. O fluxo de navegação como um todo foi mapeado para compreender o contexto da aplicação, bugs e possíveis divergências.
- A partir dessa identificação, o projeto buscou a transformação da jornada do usuário com base na perspectiva do design estratégico. Com a liderança híbrida da CWI junto ao Grupo Casas Bahia, o desenvolvimento envolveu análise do fluxo e do funil de conversão, revisão do tagueamento, realização de testes A/B e de usabilidade junto aos clientes finais, estruturação de style guide, avaliação de concorrência, benchmarking e pesquisas sociais.
- O desafio de front-end foi criar uma solução com pontos customizáveis para os demais times e que respeitasse o guide determinado pelo capítulo de Design. No back-end, as tecnologias utilizadas foram .NET Core e Kubernetes (K8s).
![Sobre um fundo vermelho, um monitor exibe o site do Ponto.](https://cwi.com.br/wp-content/uploads/2024/01/case-casas-bahia-04.png)
Evolução de Meus Pedidos
- Um dos projetos nos quais a CWI trabalhou em conjunto com o grupo foi o de integração de dados dos pedidos feitos em lojas físicas e nos e-commerces. Devido a esse envolvimento, fomos convidados a participar de uma reunião que trataria de uma outra iniciativa que dizia respeito à tela de Meus Pedidos.
- Inicialmente, a proposta era operar com um layout predefinido e integrar com uma API que trazia o status dos pedidos. Entendemos que não havia como e explicamos os motivos. O resultado foi o desenvolvimento de um novo front-end e integração com a API de pedidos em tempo recorde para estar disponível para a Black Friday. Desde então, a squad Meus Pedidos, entre outras de Customer Success, são de corresponsabilidade da CWI.
![Um smartphone exibe o aplicativo Casas Bahia.](https://cwi.com.br/wp-content/uploads/2024/01/case-casas-bahia-05.png)
Update na API de preços desonerou requests
- Em determinado momento, também foi necessária uma evolução tecnológica na API que entrega os preços para o feed do Google. A complexidade era grande. Afinal, essa API está envolvida em uma questão extremamente sensível para não apenas um, mas três e-commerces.
- A CWI encarou o desafio e, só com uma primeira etapa que durou três meses, desonerou em 50% as requests que chegavam pela API. Desde então, o aprimoramento vem sendo realizado continuamente e hoje toda a entrega de preço está modernizada.
![Sobre um fundo azul, ícones representam o funcionamento de uma API.](https://cwi.com.br/wp-content/uploads/2024/01/case-casas-bahia-06.png)
Além do software: compartilhando conhecimento
Um exemplo desta segunda esfera de atuação é a realização de dojos por parte do time CWI no grupo. Dojos são encontros para exercícios de código ou palestras de curta duração ministradas e elaboradas pelos próprios colaboradores, de forma espontânea.
Essa é uma das formas de colocarmos o nosso slogan, “além do software”, em prática. Compartilhamos conhecimento e buscamos agregar aperfeiçoamentos à cultura de desenvolvimento da companhia.
![Foto de dois homens apertando as mãos.](https://cwi.com.br/wp-content/uploads/2024/01/case-casas-bahia-07.png)
Sobre o Grupo Casas Bahia
Fazendo duas entregas por segundo, a organização conta com a maior malha logística do Brasil. A sua estrutura garante 40% dos pedidos entregues em 24 horas e 60% em 48 horas. São 46 mil colaboradores na equipe, mais de 97 milhões de clientes e mais de 1000 lojas presentes em mais de 400 municípios de todo o Brasil.
Um dos papéis da CWI no Grupo Casas Bahia é apoiar a expansão da empresa em tecnologia e cultura. Nosso intuito é sermos relevantes em todos os lugares em que atuamos.
![Um notebook sobre uma mesa exibe o site do Grupo Casas Bahia.](https://cwi.com.br/wp-content/uploads/2024/01/case-casas-bahia-08.png)
Sobre a CWI
Seja de qual área for a sua demanda, a CWI desenvolve a solução que você precisa sob medida para o seu negócio. Entregamos muito mais do que software: entendemos o que significa sucesso na sua empresa e criamos instrumentos que se tornam fundamentais na conquista dos objetivos da organização.
Sem fórmula pronta e com 30 anos de experiência, buscamos ser verdadeiros parceiros na construção das soluções junto aos nossos clientes. Vamos além da execução de ideias já consideradas: pensamos estrategicamente em todo o processo. Para isso, temos times multidisciplinares que atendem demandas complexas e fazem entregas de alto nível técnico.
Engenharia de Software
Os serviços de Engenharia de Software da CWI englobam o entendimento do negócio, compreensão do problema, definição de estratégia e implementação da solução para a entrega de valor. Esta abrangência de atuação é um dos motivos pelos quais a nossa parceria com o Grupo Casas Bahia vem trazendo resultados tão positivos.
Por aqui, o exercício de aprimorar o olhar sobre novas possibilidades para geração de valor é constante. A Engenharia de Software aplicada pela CWI é exclusiva e assegura a qualidade dos produtos que desenvolvemos.
![Foto do prédio da CWI na cidade de São Leopoldo (RS).](https://cwi.com.br/wp-content/uploads/2024/01/case-casas-bahia-09.png)
Tecnologias utilizadas no projeto
Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:
-
.NET Core
-
Kubernetes (K8s)