Ir para o conteúdo
Mulher olhando para celular com a notificação Mulher olhando para celular com a notificação

IA que acelera entregas: notificações em app de banco

Como exploramos ferramentas com responsabilidade e geramos impacto em contextos de alta complexidade e recursos reduzidos.

Nessa leitura você encontra:

• Como a equipe utilizou IA para padronizar cerca de 250 notificações em tempo recorde;

• O desafio enfrentado devido à alta complexidade de regras do Banco Central e recursos reduzidos;

• O papel da CWI na criação de uma estrutura de prompts eficaz e na colaboração entre especialistas;

• O impacto da solução na produtividade.

O desafio: consistência e qualidade

Especializado em necessidades de empresas e de investimentos pessoais, o Banco ABC precisou implementar centenas de notificações em seu aplicativo, referentes a produtos recentemente criados. 

A demanda partiu do Banco Central, com regras complexas, linguagem técnica e jargões novos, que precisavam ser traduzidos para mensagens claras em múltiplos canais: alerta, notificação, e-mail e SMS. O desafio recaía sobre dois times formados majoritariamente por profissionais da CWI e tinha como principal dor a inconsistência de linguagem no produto digital.

A redação e a padronização de mensagens em todas as frentes incluíram diferentes formas de início de jornada e variações entre pessoa física e jurídica. A estimativa, feita de forma analógica (com direito a uma impressora e muitos textos na parede), era de um mês de trabalho.

Porém, a designer responsável pelas notificações tirou proveito de um dos grandes diferenciais da CWI, a colaboração entre profissionais que atuam em diferentes clientes, e conseguiu entregar o material em uma semana.
Wireframes de aplicativo de celular e mãos de pessoas no entorno.

A solução: prompt, treinamento e celeridade

As conexões proporcionadas levaram a um colega que, na época, estava justamente trabalhando em um artigo sobre boas práticas de prompts para IA generativa. Assim, os dois profissionais criaram soluções com o CWI Rocket, plataforma de inteligência artificial indicada para otimizar processos internos e automatizar tarefas repetitivas.

Com base em um prompt estruturado com boas práticas de UX Writing, a IA foi treinada para lidar com restrições de tom, vocabulário, canais, públicos e formatos específicos exigidos pelo Banco Central. Ao final do processo, as mensagens foram produzidas em apenas uma semana — com reduções significativas de retrabalho e de validações com stakeholders.
Chip de computador ou processador com as letras
Duas mãos se aproximando para conectar duas peças brancas de quebra-cabeça, com a sede da CWI desfocada ao fundo.

Parceria que faz a diferença

A solução para o desafio no Banco ABC não surgiu de uma área isolada, e sim fruto da cultura de colaboração entre profissionais da CWI. Ao contar com o apoio de outra frente, mesmo atuando em contextos distintos, foi possível viabilizar uma entrega que transformou a dinâmica do time.

Além disso, a cultura de compartilhamento de conhecimento da CWI se fez presente na publicação do artigo “Como criar prompts perfeitos”, que orienta outras pessoas que queiram seguir esse caminho.

O caso tornou-se um exemplo real de como times CWI são capazes de integrar especialidades, explorar novas ferramentas com responsabilidade e gerar impacto prático — mesmo em contextos com alta complexidade e recursos reduzidos.

Resultados

  • Redução de 1 mês estimado para 1 semana de trabalho com IA treinada.
  • Padronização de cerca de 250 notificações com exigências regulatórias.
  • Aumento da clareza e da consistência textual em todos os canais (notificações, alertas, e-mails e SMS).
  • Redução do retrabalho e do número de validações necessárias.
  • Uso responsável de IA generativa com ganhos reais em produtividade.
  • Fortalecimento da colaboração entre frentes e especialidades dentro da CWI.
Pessoa trabalhando em laptop Dell exibindo gráficos e dados em laranja na tela.

A parceria do Banco ABC com a CWI foi decisiva para o sucesso do projeto. Metodologia, conhecimento técnico e colaboração prática foram essenciais para enfrentar um desafio que unia regras complexas do Banco Central e múltiplos canais de comunicação.

Estruturamos prompts de inteligência artificial alinhados a boas práticas de UX Writing, treinamos ferramentas de IA generativa com segurança e responsabilidade e entregamos um material claro e consistente. Confira outros exemplos de entregas que combinam Design, Produto e Engenharia de Software Estratégica para gerar impacto real!


Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

Vamos falar sobre as melhores soluções para o seu negócio.

Entre em contato