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Sobre um fundo verde, estão duas garrafas de Coca-Cola. O logo do RetornApp está do lado esquerdo. Sobre um fundo verde, estão duas garrafas de Coca-Cola. O logo do RetornApp está do lado esquerdo.

Do Chile para o mundo: a evolução do RetornApp

Plataforma ganha reformulação estratégica da CWI, unindo sustentabilidade, inovação e expansão global.

Uma iniciativa criada para promover a sustentabilidade por meio da troca de garrafas retornáveis. Essa é a definição de RetornApp, a plataforma da Coca-Cola desenvolvida para o mercado chileno.

A CWI desempenhou um papel fundamental em sua reformulação, tornando-a mais prática, dinâmica e alinhada às necessidades reais dos usuários e dos parceiros.

Confira mais uma história real de sucesso que destaca a força da parceria entre a CWI e a gigante global Coca-Cola!

Simplificando a sustentabilidade

Um projeto complexo, mas que deveria resultar em uma plataforma simples e intuitiva para os clientes chilenos da Coca-Cola.

O principal propósito do RetornApp é permitir que os consumidores troquem garrafas vazias por cheias, contribuindo para a redução na produção de plástico. 

A troca é gerenciada por meio de um sistema digitalizado: o usuário registra a garrafa em uma máquina e recebe um crédito digital, que pode ser utilizado futuramente, dispensando a necessidade de levar novamente a embalagem física.

Desde a implantação do sistema, foram identificados desafios significativos, relacionados especialmente à adesão e utilização. Apesar de um número elevado de cadastros, muitos usuários não utilizavam o serviço.

Na fase de criação do RetornApp, o design de UX/UI foi feito por outra empresa, com a CWI responsável pelo desenvolvimento técnico. Mais tarde, na reformulação da plataforma, a CWI assumiu todo o projeto, atuando de ponta a ponta.

A colaboração entre as equipes de cwisers demonstrou ser um diferencial significativo, facilitando as adaptações necessárias e permitindo a criação conjunta das melhores soluções para aprimorar a plataforma.
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Soluções que transformaram a experiência do usuário

Diante do desafio, era hora de encontrar soluções. O primeiro passo foi redesenhar a interface do site do RetornApp, com o objetivo de simplificar o processo de cadastro e otimizar as demais funcionalidades. A reformulação trouxe uma navegação mais intuitiva e eficiente, transformando a experiência do usuário.

Além disso, para tornar a plataforma mais atrativa, foram incluídos banners destacados que evidenciam os benefícios de se cadastrar no site, reforçando a proposta de valor.

A funcionalidade de geolocalização também foi uma importante adição ao sistema, permitindo que os consumidores localizem os pontos de troca mais próximos. Agora, o sistema exibe uma lista ordenada por proximidade, informando a distância exata entre o usuário e as lojas, aprimorando ainda mais a experiência.

A necessidade de educar os usuários sobre o propósito da plataforma, que vai além da simples compra de produtos da Coca-Cola, tornou-se evidente. 

Por isso, a CWI tomou a iniciativa de criar um vídeo animado explicando o funcionamento do sistema. Feito com base em um roteiro colaborativo, o material utilizou storytelling para simplificar o processo e engajar os consumidores.
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Uma plataforma pronta para receber novos parceiros

Seja para lojas físicas, e-commerces ou parceiros de diferentes segmentos, o RetornApp foi projetado para se adaptar aos mais diversos modelos de negócio que viabilizam a troca das garrafas.

Desde o início, o desenvolvimento teve como objetivo não apenas atender às demandas atuais, mas também criar algo flexível e preparado para se expandir em novos mercados e parcerias.

Os parceiros integrados atualmente à plataforma possuem características distintas. Um exemplo é o Mi Coca-Cola, que funciona como um e-commerce: o cliente solicita a troca de garrafas sem sair de casa. Nesse modelo, o parceiro coleta as garrafas vazias e entrega as cheias, trazendo praticidade e eliminando a necessidade do consumidor sair de casa para fazer a troca.

Outros parceiros possuem um foco maior em coleta domiciliar e foram incorporados para atender um público que, por diferentes razões, não costuma frequentar pontos de troca. Esses parceiros vão até a casa do usuário, coletam as garrafas e digitalizam no sistema, retornando ao cliente o código das garrafas. 

Esse modelo foi especialmente útil para pessoas que não consomem refrigerantes com frequência, mas desejam contribuir com a logística reversa sem acumular garrafas em casa. 

Além de beneficiar os consumidores, o incentivo ao uso de garrafas retornáveis também é vantajoso para a Coca-Cola, que consegue reaproveitar embalagens e reduzir a necessidade de novas produções.

Para facilitar a inclusão de novos parceiros, foi criada uma estrutura que centraliza essas regras de negócio, reduzindo o impacto de alterações e acelerando a implementação.

Mudanças que ampliam horizontes

Uma das iniciativas no RetornApp exemplifica como a CWI adota uma abordagem estratégica, assertiva e orientada por dados para melhorar a plataforma e aumentar sua eficiência.

A equipe de cwisers responsável pelo projeto percebeu que o RetornApp poderia contar com mais lojas parceiras para atender à demanda de usuários de diferentes localidades, aqueles que se cadastravam, mas não usavam o serviço.

Por isso, uma funcionalidade que permitia aos usuários pedirem novas lojas em suas regiões foi implementada, ajudando a demonstrar interesse e potencial de expansão.

Essa funcionalidade foi essencial na argumentação sobre ampliação dos pontos de troca, mostrando que havia interesse real de usuários em áreas ainda não atendidas.

Os desafios enfrentados ao longo do projeto impulsionaram avanços significativos tanto para a equipe quanto para o cliente. Funcionalidades como o pedido de novas lojas e a flexibilidade do sistema foram fundamentais para expandir a plataforma, tornando-a mais robusta e escalável.

O trabalho desenvolvido com a Coca-Cola, voltado ao público do Chile, demonstra a excelência do trabalho da CWI, que entrega soluções de alto impacto, independentemente do mercado ou da localização.
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Evolução constante

Além das reformulações já realizadas no RetornApp, novas ideias e iniciativas estão sendo fomentadas para elevar a eficiência da plataforma e aumentar o engajamento dos usuários. A equipe de cwisers responsáveis pelo RetornApp mantém um olhar atento e estratégico.

As atualizações trouxeram resultados significativos, incluindo maior adesão ao sistema e a ampliação do número de lojas participantes. O projeto avança com a inclusão de novos pontos de troca, parcerias estratégicas e a análise constante dos resultados.

O trabalho da CWI garantiu que a plataforma fosse flexível e adaptável a diferentes mercados e culturas, atendendo às necessidades de usuários e parceiros com soluções tecnológicas eficientes e escaláveis.
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A CWI possui uma parceria de sucesso com a Coca-Cola.
Confira o trabalho que desenvolvemos para as promoções da marca!


Tecnologias utilizadas no projeto

Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:

  • Logotipo AWS.

    AWS

  • Logotipo Python.

    Python

  • Logotipo React.

    React

  • Logotipo MySQL.

    MySQL

Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

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