Duas vezes reconhecido como Melhor Parceiro de Tecnologia do banco BV, o time CWI entregou mais uma solução que colabora para o crescimento da instituição financeira.
Usando os princípios da nossa Engenharia de Software Estratégica, desenvolvemos um robô que substituiu uma tecnologia usada anteriormente. A novidade é mais resiliente e performática do que a antecessora.
Confira a seguir quais foram nossos desafios nesse projeto e que tipo de time foi criado para atingi-los!
Desafio: go live com virada de chave
O robô realiza toda a negociação de cotação sozinho, mas é acompanhado pelos traders. Caso identifiquem alguma atividade que não julguem como ideal, podem desligá-lo. Dessa forma, a tecnologia colabora para um dia a dia facilitado, sem se sobrepor à experiência dos profissionais da área.
A disponibilização de uma ferramenta dessa magnitude não pode ser feita em etapas, de modo que o go live ocorreu como uma virada de chave. Essa característica adicionou mais uma camada de complexidade ao projeto, especialmente considerando que certos comportamentos só podem ser observados com o sistema em produção.
O desafio foi grande, mas conseguimos superá-lo sem prejuízos para a operação — e em menos tempo do que um trabalho como esse normalmente exige.

Time sênior para entrega em metade do tempo
Nesse curto período, mergulhamos no protocolo Financial Information eXchange (FIX), que permite comunicações de alta velocidade e baixa latência. Graças à parceria já estabelecida anteriormente com o banco, foi possível selecionar profissionais da CWI que já conheciam os processos do BV, reduzindo a curva de aprendizado. A squad enxuta foi composta por pessoas de nível sênior das áreas de Front-end, Back-end e Qualidade.
Ao realizar a modernização de uma plataforma de precificação legada, o time combinou flexibilidade e compromisso com a entrega de valor para construir uma solução sob medida. Superar o desafio foi um esforço colaborativo que exigiu pesquisa, aprendizado contínuo e interação próxima com o cliente.

Benefícios para o banco BV
- Impacto direto na receita: o novo robô é mais rápido do que o anterior — pois, muitas vezes, a venda é feita a quem retorna primeiro, não necessariamente ao preço mais baixo;
- Economia com infraestrutura, tanto em hardware quanto em relação à licença da ferramenta terceira, que deixou de ser necessária;
- Retorno da possibilidade de manutenção e evolução, já que a tecnologia anterior não proporcionava mais essas oportunidades.

Essa é apenas uma das nossas soluções de Engenharia de Software Estratégica para o mercado financeiro. Conte conosco para estudar o seu contexto e propor evoluções que tragam resultado para o seu negócio!
Tecnologias utilizadas no projeto
Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:
-
Google Cloud Platform (GCP)
-
Spring
-
Apache Camel
-
QuickFIX/J