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O site da promoção O site da promoção

Os desafios de promoções e sorteios para consumidores

Com experiência em diferentes tipos de mecânicas de promoções, CWI colabora para o sucesso dessas ações estratégicas.

O incentivo às vendas com sorteios para os consumidores é um velho conhecido da Coca-Cola – e da CWI. Atuando há mais de 6 anos com a multinacional, conhecemos bem a complexidade de uma ação como essa, em que cada detalhe pode ser a diferença entre o êxito e sérias dores de cabeça.

Por isso, podemos falar com propriedade sobre quais são os principais pontos que tornam a criação de promoções tão desafiadoras. Um deles é a quantidade de áreas que precisam estar envolvidas, pensando a ação em conjunto.

A cada promoção bem-sucedida em que a Coca-Cola contou com a CWI, um time multidisciplinar esteve em ação, com áreas de Negócio (Frontline), Tecnologia e Jurídico, além de agência especializada. Nossas sugestões se referem a mais do que software e já se provaram valiosas em diferentes ocasiões.

Confira a seguir outros aspectos que devem ser considerados na criação de sorteios!

Mecânica bem elaborada: a base do sucesso

O que o consumidor precisará fazer para participar da promoção? Quais os critérios para a distribuição dos prêmios? De que forma será feito o sorteio?

As respostas para essas questões definem a mecânica da ação promocional, em que qualquer erro pode ocasionar penalidades como multa e proibição de realizar distribuição gratuita de prêmios (Lei nº 5.768 de 20/12/1971). 

Casos em que muitas pessoas participam ao mesmo tempo, por exemplo, são perigosos (algo muito comum quando é feito um grande investimento em compra de mídia na televisão aberta). A concorrência de usuários precisa ser tratada corretamente, de modo a evitar que um mesmo prêmio seja concedido mais de uma vez por erro no sistema.

Todas as promoções que envolvem sorteios devem ser registradas nos órgãos regulamentadores, incluindo informações como os critérios de seleção dos vencedores. No caso de promoções com prêmios instantâneos, uma das formas de definir quem será contemplado é criar, previamente, uma grade de dias e horários dos winning moments.
As mãos de duas pessoas trabalham em um cartaz branco com papéis coloridos e ilustrações.

Algoritmo exclusivo para distribuição mais justa

A CWI gera essa grade com um algoritmo pensado para dar chances de forma proporcional. Os horários que têm histórico de maior participação recebem maior quantidade de prêmios.

A experiência com diferentes promoções ao longo dos anos permitiu que o algoritmo aprendesse a identificar os picos de participação. Isso diminui a possibilidade de que os chamados “promonautas” (pessoas que se especializam em participar de promoções) tenham algum tipo de vantagem em relação aos demais participantes.

Esse algoritmo é apenas um dos elementos desenvolvidos sob medida para promoções da Coca-Cola. As particularidades de cada mecânica são criadas sem limitações de estrutura de plataforma, criando o meio para atingir o objetivo, como alavancar as vendas de um produto específico ou fortalecer o relacionamento com um parceiro.

Além disso, há um cuidado para que o momento em que uma pessoa ganha um prêmio instantâneo seja especial, sem surpresas desagradáveis. Continue a leitura para conhecer mais um ponto de atenção no planejamento de promoções!
Foto de uma pessoa de cabelos roxos, de costas, trabalhando em frente a um monitor.

Embora possa parecer clichê, a CWI tem senso de dono. Os projetos não são dos clientes — são deles também, e isso transmite muita confiança e tranquilidade nas nossas interações e negociações. Encontrar o profissionalismo de vocês foi como bálsamo e conforto. Recomendo fortemente a CWI e espero do fundo do coração que tenhamos mais oportunidades de trabalharmos em um mesmo projeto.

Foto de Lisiane Larecki. Lisiane Larecki
Frontline Marketing Manager – Coca-Cola

Wininng moment atrativo e bem resguardado

No caso de prêmios instantâneos, a mecânica na qual a CWI vem trabalhando com mais frequência é a de definição prévia dos momentos em que os participantes serão contemplados. E ser detalhista com os horários é essencial para evitar falhas e frustrações.

Os sistemas da CWI são construídos para suportar grandes volumes de participações simultâneas. O detalhamento é feito no nível de microssegundos, de modo que não seja possível que mais de uma pessoa participe da promoção exatamente ao mesmo tempo.

Além disso, os sites em que as pessoas descobrem se foram contempladas são pensados para que gerem uma boa expectativa, deixando o momento mais dinâmico e atrativo. Animações são criadas conforme a temática da promoção, como no exemplo ao lado (promoção “Sabor de Volta às Aulas”).
Imagem da promoção Del Valle Kapo, com o texto

Desafio extra: fraudes com notas fiscais

Quando a promoção envolve comprovação de aquisição de produtos com notas fiscais, uma camada de complexidade é adicionada ao processo. Como os casos de fraude não são incomuns, é preciso estar atento a essas situações com uma etapa de verificação e auditoria.

Há dois tipos mais comuns. Um deles ocorre quando um colaborador de um estabelecimento comercial participa de uma promoção com notas fiscais frias, simulando a compra dos produtos necessários.

Outro tipo acontece quando um consumidor de fato adquire os produtos, mas recebe uma NF fria como comprovante, sem consciência do dano que está sofrendo. Quando a auditoria percebe que a nota da pessoa pré-contemplada não consta em uma Secretaria da Fazenda (Sefaz), é feito um trabalho caso a caso para evitar prejudicar quem não agiu de má-fé.
Notas fiscais ilustrativas.

A parceria de vocês sempre foi fundamental para o sucesso e segurança dos projetos, sou fã!

Foto de Otavio de Melo. Otavio de Melo
Marketing Promotion Coordinator – Coca-Cola

Complexidade para autorização de sorteios

As promoções comerciais mencionadas na Lei nº 5.768 são regulamentadas, autorizadas, fiscalizadas e sancionadas pelo Ministério da Fazenda – mais especificamente, pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA). Todo o processo de autorização e prestação de contas é feito online, por meio do Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC).

Realizar um sorteio sem cumprir a regulamentação de promoções comerciais do Ministério da Fazenda pode levar à proibição de realizar distribuição gratuita de prêmios por até 2 anos e multa de até 100% do valor total dos prêmios. Por isso, o planejamento de uma promoção vai além das ações com o público.

Por exemplo: a pessoa jurídica deve estar com o pagamento de impostos federais, estaduais e municipais em dia e formalizar o pedido de autorização 120 a 40 dias antes do início da promoção. A taxa que deve ser paga está relacionada ao valor total dos prêmios, indo de R$ 27 a R$ 66.667, e o número do Certificado de Autorização deve constar em todo o material publicitário.

A documentação necessária para solicitação de autorização inclui atos constitutivos, certidões negativas ou positivas, termos de adesão, termo de mandatária/responsabilidade e demonstrativo consolidado da receita operacional. Em alguns casos, após ser autorizada, a empresa deve comprovar a propriedade dos prêmios até 8 dias antes da data marcada para apuração.

Outro ponto importantíssimo se refere ao cadastro dos participantes. É necessário que contenha CPF, seja feito em plataforma digital e não permita participação de menores de 18 anos. A responsabilidade de assegurar o sigilo dessas informações é da empresa autorizada a realizar a promoção — mais um motivo pelo qual a escolha do profissional responsável pela TI também tem impacto direto no sucesso da ação.
Um documento com o título “regulamento de operação da promoção” está na tela de um notebook.

Tecnologia? A que melhor se adequar

O trabalho de Engenharia de Software Estratégica que a CWI realiza, com desenvolvimento sob medida, permite flexibilidade na definição de quais tecnologias serão utilizadas.

No que se refere às plataformas de nuvem, por exemplo, podemos trabalhar com AWS, Azure, Google Cloud e outras. Uma vez que as ferramentas de cada uma são semelhantes, nosso time está preparado para se adaptar como for necessário.
Ao lado de mãos trabalhando em um notebook, uma caneca preta com o logotipo da CWI prateado.
Um notebook no centro da imagem exibe o site da promoção

Da volta às aulas à Copa do Mundo: 7 cases de sucesso

A seguir, listamos as características de alguns dos trabalhos realizados pela CWI na parceria com a Coca-Cola.

Dica bônus: cada detalhe da comunicação de uma promoção deve ser, além de convidativo, preciso. Não há espaço para termos dúbios que abram margem para interpretações ou enganos.

Essa é uma regra importante para o nosso time, especialmente nos casos em que os profissionais de Marketing da CWI atuaram junto ao time técnico com UX/UI, planejando e executando a identidade visual e o UX writing.

Case “Minha Receita Mágica” | Promoção Coca-Cola Retornáveis

  • 7.343.204 de participações;
  • Entregas técnicas: landing page de divulgação, chatbot sob medida para interação no WhatsApp, portal do parceiro e painéis administrativos para a Coca-Cola, engarrafadores e auditoria;
  • Mecânica: cadastro de produtos selecionados em chatbot para “junte e ganhe” + 3 tipos diferentes de prêmios instantâneos;
  • Distribuição de milhares de prêmios de até R$ 50 mil e mais de 1 milhão de produtos retornáveis;
  • Pontuação diferenciada conforme o sabor do refrigerante;
  • Interação contínua com chatbot para acumular pontos e receber código ao atingir 5 pontos.
Nas telas de um monitor e de um celular, aparecem materiais de divulgação da promoção

Leia mais
Confira o case completo da promoção “Minha Receita Mágica”

Case “No Ritmo K-Wave” | Promoção Coca-Cola

  • Entregas técnicas: landing page de divulgação, templates de e-mail e banners;
  • Mecânica da promoção: publicação de conteúdo no Instagram, cadastro no site da promoção e sorteio de uma viagem para a Coreia do Sul.
Na tela de um notebook, o site da promoção

Case “O que vai, volta” | Promoção Coca-Cola Retornáveis

  • Entregas técnicas: landing page, chatbot sob medida para interação no WhatsApp, portal do parceiro e painéis administrativos para a Coca-Cola, engarrafadores e auditoria; 
  • Mecânica da promoção para consumidores: leitura de QR code em loja participante, cadastro no chatbot e recebimento de voucher;
  • Mecânica da promoção para lojistas: 1 número da sorte para cada troca de voucher dos consumidores + sorteio de prêmios em dinheiro;
  • Distribuição de vouchers e de mais de 1.000 prêmios em certificados de barras de ouro e cartão digital.
Na tela de um smartphone, a divulgação da promoção

Leia mais
Confira o case completo: Bot sob medida traz inovação para promoção da Coca

Case “Sabor de Volta às Aulas” | Promoção Del Valle Kapo

  • 69.271 participações;
  • Entregas técnicas: landing page de divulgação, carteira do consumidor e painel administrativo utilizado pela agência responsável pela auditoria na etapa de moderação;
  • Mecânica da promoção: compra de produtos selecionados e cadastro de nota fiscal, gerando número da sorte para concorrer em sorteios;
  • Distribuição de prêmios instantâneos com a lancheira premiada;
  • 2 tipos de prêmios com sorteios da Caixa Econômica Federal: 8 sorteios semanais + sorteio final;
  • 2 regulamentos (assemelhado a vale-brindes e assemelhado a sorteio);
  • Limitação de quantidade de produtos cadastrados por dia;
  • Ambiente de carteira incluindo dados do consumidor, números da sorte já gerados e informações sobre sorteios e prêmios.
Nas telas de um monitor e de um smartphone, aparece o site da promoção

Leia mais
Confira o case completo da promoção “Sabor de Volta às Aulas”

Case “Aumente o volume no The Town” | Promoção Coke Studio

  • Entregas técnicas: landing page de divulgação, página de prêmios e ganhadores, carteira do consumidor e banners; 
  • Mecânica da promoção: cadastro no site da promoção e 2 tipos de sorteios;
  • Distribuição de dezenas de pares de ingressos e de uma experiência VIP (ingressos, transporte, hospedagem, alimentação e kit de produtos licenciados);
  • Possibilidade de escolha do dia do festival para o qual o participante preferir concorrer aos ingressos.
O site da promoção

Case “Vamos Ser Diferentes” | Promoção Coca-Cola Retornáveis

  • 15 milhões de participações;
  • Entregas técnicas: landing page, geração e disponibilização dos códigos promocionais únicos (pincodes) para as engarrafadoras, carteira do consumidor, portal do parceiro e painéis administrativos para a Coca-Cola, engarrafadores e auditoria; 
  • Mecânica: compra de produtos selecionados e cadastro de códigos em sistema web;
  • Distribuição de prêmios instantâneos e vale-brinde, com mais de 400 prêmios de até R$ 20 mil e mais 1 milhão de produtos retornáveis (“achou, ganhou”);
  • Troca de vale-brinde em mercados participantes (trader) exigindo conexão do portal do parceiro com o sistema da carteira do consumidor, contabilizando o ressarcimento do trader;
  • Dashboards D-1 no painel administrativo, com insights sobre sabores, tipos de embalagem e regiões, além de tela para consulta de informações do consumidor, listagem de prêmios para auditoria, tela de moderação com acesso ao prêmio para aprovar/reprovar (processo essencial para detectar fraudes) e tela para extração de relatórios.
O site de divulgação da promoção

Case “Casa Nova com Tudo Pronto pra Torcer” | Promoção Coca-Cola Copa do Mundo 2018

  • 35 milhões de participações, 1.600.000 cadastros;
  • Média de 5 a 10 mil usuários concorrentes, com pico de 60 mil usuários concorrentes devido ao grande investimento em mídia como o programa Caldeirão do Huck;
  • Entregas técnicas: landing page de divulgação, chatbot, painel administrativo e relatórios;
  • Trabalho consistente e acima do solicitado pela Coca-Cola;
  • Mecânica: compra de produtos e cadastro de código no site, com prêmios instantâneos + sorteios semanais.
  • Participação de todos os SKUs (cerca de 1,5 bilhão de pincodes impressos);
  • Diferenciação por tipo de embalagem (retornáveis com mais chances de ganhar);
  • Cadastro gerando desconto em compras na loja da marca.
A imagem de divulgação da promoção diz

Realizar promoções para parceiros e consumidores finais é uma ação complexa, mas o time CWI está pronto cocriar estratégias e mecânicas que resultem em tranquilidade e satisfação para nossos clientes. Conte conosco!


Tecnologias utilizadas no projeto

Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:

  • Logotipo AWS.

    AWS

  • Logotipo Python.

    Python

  • Logotipo React.

    React

  • Logotipo MySQL.

    MySQL

Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

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