Institucional
Jeito CWI de receber pessoas
5 minutos de leitura
O início de um novo ciclo de trabalho tende a despertar uma mistura de expectativas e ansiedade. É o famoso “friozinho na barriga”, não é mesmo? De um lado, a pessoa recém-contratada, inquieta para começar seu desafio profissional. Do outro, a empresa com a missão de fazê-la se sentir acolhida e motivada.
É chegada a hora de dar as boas-vindas: apresentar um pouco mais sobre a cultura, o negócio, os processos e estimular as conexões entre as pessoas. A integração é uma das etapas que nos ajudam a promover esta experiência, fazendo parte de um processo mais amplo, também conhecido por onboarding.
Ao longo do tempo a integração passou por revisões e melhorias, pois algumas pessoas terminavam o encontro ainda perdidas, sem saber ao certo para onde ir ou com quem contar neste momento. Para mudar este resultado precisávamos fortalecer a parceria entre as pessoas envolvidas, dar cadência e padronizar o nosso jeito de receber.
A pandemia veio acelerar ainda mais esta evolução e trouxe como grande desafio adaptá-lo ao formato remoto. Como guardiões do processo, nós do RH nos conectamos com as demais áreas de apoio e reunimos algumas lideranças da empresa para desenharmos esse fluxo, coletando inclusive feedbacks dos colaboradores. Essa comunicação e parceria ressaltou ainda mais nossa essência. Construímos o projeto da melhor forma que sabemos fazer: JUNTOS.
Aqui na CWI temos como objetivo encantar e conectar as pessoas respeitando suas singularidades desde seu início. Acreditamos que assim criamos laços mais fortes e sinergia dentro do nosso ambiente colaborativo.
O que acontece nos bastidores?
Cuidamos cada detalhe com antecedência e preparamos nosso onboarding com muito carinho, pois ele já começa desde o recrutamento e seleção. Além do e-mail de boas-vindas na contratação, enviamos previamente materiais informativos sobre a empresa para que possam se familiarizar.
Os trâmites de documentação que normalmente exigiam várias idas ao escritório simplificaram. Agora com uma versão mais prática e digital, dura apenas alguns minutos e facilita a logística nessa etapa de contratação.
Integração remota, como assim?
Obviamente, sentimos falta da presença física. Mas, que tal aproveitar a call de boas-vindas e preparar um café, chá ou um chimas no conforto do nosso lar? É possível “esquecer” que estamos em locais diferentes (estados e cidades), manter um clima de descontração e já “quebrar o gelo”. Neste encontro conduzido pelo RH em parceria com a equipe da Infra e Adm, a conversa flui de forma informal e espontânea, deixando a galera super a vontade. Aproveitamos para nos conhecermos, compartilhando gostos e curiosidades. Enquanto tomamos café juntos, apresentamos nossa Cultura: valores, objetivos e estrutura organizacional, mostramos as ferramentas que usamos no dia a dia, os canais de comunicação, tiramos dúvidas sobre benefícios, jornada de trabalho e muito mais. Confere um dos nossos encontros na foto abaixo:
Em um cenário atual de tanta complexidade e transição, é essencial estar perto (mesmo que há alguns ou vários Km de distância, não é mesmo?). É se fazer presente e dar todo o apoio necessário para que as pessoas se sintam seguras, tranquilas e com a sensação de fazer parte.
A gente também faz questão de apresentar quem está chegando para toda empresa e garantir que todo mundo saiba com quem está trabalhando.
A expectativa dos colegas faz com que o novo colaborador seja recebido com curiosidade e também, empatia.
Aos poucos estamos retomando nossas atividades presenciais nas sedes, possibilitando às pessoas conhecerem e desfrutarem da nossa estrutura seguindo todos os cuidados e protocolos de segurança.
Um ponto importante a ser citado, todas as pessoas, independente do cargo ou função, têm o primeiro dia de onboarding juntos. Depois, são direcionadas para fazer uma imersão específica nas áreas/estrutura e projetos em que irão trabalhar.
Nossa cultura CWI
Queremos estar com as pessoas independente do lugar que elas estejam, por isso, preparamos nosso kit de boas-vindas com itens práticos para nosso dia a dia, de forma alegre e afetuosa.
Para complementar ao onboarding, oferecemos plataformas digitais de aprendizagem contínua para trilhas de conhecimento que estimulam e aceleram a adaptação.
O onboarding vai muito além do primeiro dia – por isso, também cuidamos do que vem em seguida.
Em parceria com as lideranças, padrinhos e madrinhas, trabalhamos juntos nessa acolhida durante a estadia da nova pessoa conosco. Aos poucos, vai se enturmando e trocando conhecimentos, até que esteja plenamente adaptado e pronto para enfrentar desafios mais complexos — uma relação que precisa ganhar consistência para gerar resultados.
Deixamos o canal de comunicação direta sempre aberto. Afinal, as dúvidas aparecem no dia-a-dia e a nova pessoa precisa desse espaço para perguntar — e se sentir em casa. O feedback mútuo sempre é o melhor caminho.
Engajamento e resultados
Na medida em que a relação entre a pessoa, a equipe, a liderança e a empresa se estreitam, construímos o senso de pertencimento e conexão com a nossa cultura. É estar no lugar certo, desenvolver suas potencialidades, colabora com o time e contribuir com o negócio.
Os resultados na nossa pesquisa de satisfação que aplicamos após a integração, evidenciam esta evolução:
O nível de satisfação que no semestre anterior (2020/2) era de 86,4% passou para 100% ao final desse semestre, marcando o quanto as pessoas estão curtindo fazer parte da empresa. Mais de 98%, se identificam com a nossa cultura, jeito de ser e fazer já neste início de jornada. Nos preocupamos com a percepção de relevância da integração para os participantes. Nos surpreendemos positivamente, com resultados acima de 97%:
Identificamos também quais as expectativas das pessoas nesse ingresso conosco e tivemos respostas das mais diversas como mostra a figura abaixo. O desejo por crescimento, sucesso e evolução seguem em destaque:
Tivemos grandes vitórias até aqui, mas seguimos juntos e focados a cada dia em oferecer uma experiência bacana na CWI, que agregue valor já no primeiro dia de trabalho para cada pessoa que vem chegando para atuar conosco. Ou seja, que a partir desse acolhimento e recepção possa construir novas conexões, adquirir e compartilhar conhecimentos, gerando bons resultados.
Sites referência:
https://gptw.com.br/conteudo/artigos/programa-de-onboarding-impactos/
https://www.gupy.io/blog/onboarding
https://rhpravoce.com.br/redacao/onboarding-e-coronavirus-como-as-empresas-adaptaram-seus-processos/