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A Agilidade de Negócio (Business Agility) é a habilidade das organizações responderem rapidamente às mudanças, gerando inovações e soluções alinhadas com sua estratégia. A Agilidade de Negócio abrange adotar o mindset ágil em toda a organização, envolvendo a visão operacional, tática e estratégica, onde a capacidade de adaptação é um dos pontos chave.

O SAFe© (Scaled Agile Framework), que é um framework para implementar princípios e práticas ágeis na organização baseado em Lean, Agile e DevOps, apresenta em sua estrutura conceitos e práticas de Agilidade de Negócio.

 O framework criado por Dean Leffingwell tem o seguinte pensamento:

Na Era do Digital, todo negócio é um negócio de software. Agilidade não é uma opção ou algo apenas para equipes técnicas, é imperativo para os negócios.” (Dean Leffingwell)

Para atingir isso, de acordo com o SAFe© , as organizações devem ter expertise em 7 competências, que podemos ver na figura abaixo.

Fonte: https://www.scaledagileframework.com/

Todas as competências estão interconectadas e cada uma delas por si só já entregam valor para a organização. Assim, elas podem ser implementadas de forma incremental e evolutiva. A seguir vamos explorar cada uma das competências.

Equipe e agilidade técnica

É o pilar da agilidade de negócio, tendo como base times ágeis que possuem objetivo de realizar entregas de valor e alta qualidade para o negócio. Ela possui três dimensões:

Times ágeis: são times multidisciplinares, auto-organizados que aplicam os princípios e práticas ágeis.

Times de times ágeis: quando vários times ágeis trabalham de forma integrada e sincronizada tendo objetivos em comum. No contexto do SAFe(©), eles compõem um ART (Agile Release Train).

Qualidade integrada: consiste em práticas para entregar um produto de alta qualidade, como estabelecer um fluxo contínuo de entrega, revisão de código, padrões e propriedade coletiva de código, automação e definição de pronto, entre outras.

Entrega ágil de produtos

É uma abordagem centrada no cliente para conceber, desenvolver e liberar um fluxo contínuo de entregas para os clientes e usuários.

Customer centricity: consiste em colocar o cliente no centro das decisões, entendendo profundamente seu problema e expectativas, gerando produtos e serviços que atendam suas necessidades e expectativas.

Desenvolver com cadência e liberações sob demanda: a cadência proporciona uma previsibilidade das entregas e liberações de acordo com as necessidades do negócio.

Devops e entrega contínua: são práticas fundamentais para efetuar entregas com qualidade, seguras e com abordagem iterativo-incremental.

Entrega de solução empresarial

Consiste em aplicar princípios e práticas Lean-Agile em todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software, desde a concepção até a sustentação e evolução em ambiente de produção. Envolve liberação contínua de valor para organização alinhada com os objetivos estratégicos. Ela possui três dimensões: Sistema Lean e Engenharia de Soluções, Coordenação de ARTs e fornecedores e Evolução contínua dos sistemas.

Gestão Lean de portfólio

É a competência para alinhar estratégia e execução aplicando Lean e pensamento sistêmico. A partir dos temas estratégicos da organização, é definido o Portfolio Backlog, que é um backlog de mais alto nível e tem uma abrangência que envolve as áreas de negócio, sendo composto por épicos que serão desdobrados em Program Backlog e Team Backlog. Possui três dimensões: Estratégia e Financiamento de Investimento, Operações de portfólio Agile e Governança Lean.

Agilidade organizacional

A agilidade organizacional consiste na aplicação do mindset ágil em toda a organização, envolvendo as áreas de negócio e tecnologia.  É composta por três dimensões:

Pessoas com pensamento Lean e equipes ágeis: ocorre quando as pessoas envolvidas na entrega de soluções para os clientes estão treinadas e capacitadas nos valores, princípios e práticas ágeis.

Operações de negócios Lean: Os times aplicam os princípios Lean para compreender, explorar e melhorar continuamente os processos de negócios e efetuar resolução sistemática de problemas.

Agilidade da Estratégia: Envolve a capacidade da organização em adaptar sua estratégia para mudanças de mercado e novas necessidades dos clientes.

Cultura de aprendizagem contínua

Envolve valores e práticas que engajam e incentivam as pessoas e times a melhorar continuamente seus processos, produtos, habilidades e resultados. Compreende três dimensões: Aprendizado organizacional, Cultura de inovação e Melhoria contínua que envolve toda a organização.

Liderança Lean-Agile

Os líderes têm um papel fundamental na adoção da Agilidade de Negócio na organização. Eles devem internalizar o mindset ágil e, a partir disso, criar um ambiente para engajar e capacitar as equipes para praticar os valores e princípios ágeis. Isso envolve três dimensões:

Liderar pelo exemplo: A partir da liderança por exemplo o líder muda comportamentos e práticas, engajando as pessoas e times.

Mindset e princípios: A medida que os líderes têm o mindset Lean-Agile eles influenciam e impactam as pessoas e a cultura da organização.

Liderar a mudança: O líder tem a responsabilidade de mobilizar e direcionar o processo de mudança, o que envolve: mostrar a necessidade de mudança, definir uma visão, comunicar e engajar as pessoas, atuar  em obstáculos que impeçam a mudança e apoiar o time na execução.

Referências

https://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html

https://www.scaledagileframework.com

https://www.scaledagileframework.com/business-agility

© Scaled Agile, Inc.

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