Ir para o conteúdo

Independentemente da área de atuação, a maioria dos estudantes sonha em iniciar a carreira em empresas consolidadas, referência em seus setores. Afinal, mais que a oportunidade de absorver conhecimento e colocar o aprendizado teórico em prática, o estágio é o momento de construção da trajetória, podendo ser determinante para alavancar a carreira. No entanto, conseguir o primeiro pode ser uma tarefa árdua.

A CWI, uma das maiores empresas de software do Brasil, entende como funciona esse processo e investe na preparação e formação de novos colaboradores por meio do Crescer, seu programa de estágio e capacitação. Os cresceres, como são chamados os participantes, têm papel fundamental na perpetuação da cultura da empresa de maneira escalável. A formação de colaboradores através do Crescer garante que todos os contratados já ingressem na empresa cientes dos valores da instituição e com alta qualidade técnica.

Foi o que aconteceu com o estudante de Sistemas da Informação Bruno Kayser Schwertner, de 27 anos, que teve a sua vida transformada após participar do programa em 2020. Na época, Bruno estava cursando as primeiras disciplinas da faculdade na Unisinos (RS) e não possuía conhecimento em lógica de programação. Ele soube do Crescer através de um conhecido que trabalhava na empresa exatamente na época em que ele estava procurando estágio.

“Deu match! Procurei sobre ele, li, gostei e me inscrevi. Só que eu não tinha entendido bem o que era, acreditando que seria só mais um processo seletivo. Depois de um tempo recebi um e-mail falando que havia sido aprovado para uma próxima etapa, o que me deixou muito contente. A partir disso, fui pesquisar mais sobre o programa e encontrei um texto no Medium escrito pelo Leonardo Berlatto, em que ele compartilhou como tinha sido a experiência dele. Aquilo me impactou muito, porque vi que o Crescer era transformador. Consegui sentir exatamente o que ele queria transmitir, então comecei a me preparar para as provas. Inclusive chamei ele no Instagram, que me deu dicas sobre o que estudar”,  relata Bruno.

Apesar da inexperiência e das dificuldades, Bruno se dedicou totalmente, tendo, inclusive, que lidar com a perda de um ente querido em meio aos desafios do programa. O resultado? O rapaz conquistou seu espaço na área de TI já nos primeiros semestres e atua como Programador na CWI desde então.

A imagem mostra o estudante de Sistemas da Informação Bruno Kayser Schwertner, de 27 anos, que teve a sua vida transformada após participar do Crescer em 2020.
Foto: Bruno Kayser Schwertner

“O que me deixou muito feliz no programa são as características que eles observam, porque viram em mim algo além das skills de desenvolvimento de software. Tenho certeza de que eu não era o melhor, mas eles apostaram em mim, e é por isso que tenho tanta gratidão. Meu esforço foi reconhecido e isso me marcou”, destaca. Hoje, o jovem usa sua experiência e trajetória para auxiliar os colegas de equipe.


O Desenvolvedor Derik Marcelo Alves Amaral também participou do Crescer e hoje atua na CWI. Após ter ingressado na edição 2020/2 do programa, o profissional define a experiência como um divisor de águas. “Foi o meu primeiro emprego como programador e trouxe muita qualidade de vida. Em trabalhos anteriores eu fazia cargas horárias gigantes para complementar a renda, o que não é mais necessário. Financeiramente foi uma evolução enorme e estou caminhando para a realização de sonhos graças ao Crescer. A CWI é um lugar sensacional para se trabalhar, tive um padrinho incrível que me ensinou muitas coisas, colegas que compartilham conhecimento e um líder humano e parceiro que é inspirador. Só tenho a agradecer”, declara. 


A 24ª edição do programa Crescer está com vagas abertas

O programa de capacitação e estágio da CWI está com vagas abertas. Há 12 anos, o Crescer tem o objetivo de inserir alunos e alunas de tecnologia no mercado de trabalho. O público-alvo é formado por pessoas a partir de 16 anos, que possuam vínculo acadêmico, técnico ou superior dentro da área da tecnologia da informação e conheçam lógica de programação em Java ou JavaScript. 

O Crescer ocorre em duas fases. Na primeira, são abordados os módulos básicos para que os cresceres comecem a programar. São eles: Orientação a Objetos, Banco de Dados, HTML/CSS e JavaScript. A segunda aprofunda os ensinamentos de base para que os participantes possam atuar como devs fullstack, passando pelos módulos React, Java, DevOps, Segurança e Engenharia de Software. O programa encerra com a entrega de um trabalho prático.

Realizado de forma 100% on-line e gratuito, o Crescer apresenta questões atualizadas com o intuito de atender às exigências do mercado. Com duração de seis meses, o curso visa ir além das linguagens de programação, proporcionando experiências diversas. Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar situações desafiadoras que também influenciam na evolução pessoal, uma vez que se deparam com muitas novidades durante a capacitação. 

Como a empresa adota o modelo de trabalho híbrido, pessoas de todas as cidades podem participar da formação e, se todas as etapas forem concluídas com êxito, podem ingressar na empresa através do estágio e serem efetivadas entre 6 meses e um ano após o treinamento. O programa foi o start na trajetória profissional de mais de 600 desenvolvedores e desenvolvedoras. Atualmente, 39% dos desenvolvedores da empresa vieram do Crescer.


As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de julho no site: https://crescer.cwi.com.br/, onde você encontra todas as informações. A primeira etapa do Crescer, o Level 1, inicia no dia 04/08/2022.

Outras publicações