Design
Designer com problemas de acesso à empresa no home office? Dicas para manter sua produtividade
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Esperar ou agir? Desvendando o dilema de perder ou ainda não ter acesso à empresa durante o home office.
E se o retorno dos acessos demorar? E se você chegou agora e os acessos estão demorando? Como um designer pode aproveitar o tempo da melhor forma possível e garantir que, quando o acesso chegar, não tenha se desviado muito do caminho? Independentemente do tamanho da empresa em que você trabalha, o planejamento é essencial. Ele pode variar desde o planejamento semanal até em trimestres e semestres. No entanto, nem sempre as coisas saem como planejado, e podemos demorar a obter acesso à nossa empresa, ou mesmo perdê-lo de forma não planejada.
O primeiro pensamento que surge é “o que eu estava fazendo”, “para onde eu preciso ir e qual é o próximo passo?”. Ou, “o que eu sei sobre a empresa e o produto dela? Por onde devo começar? É possível continuar progredindo sem acesso?”.
A resposta é sim! Recentemente passei por este dilema ao perder o acesso às ferramentas da empresa, mas como eu tinha um Roadmap bem elaborado, estava sempre acompanhando-o. Isso estava fresco na minha mente e foi muito tranquilo saber o que fazer e como.
Abaixo, listo algumas sugestões de atividades e recursos que podem ajudar a mantê-lo no caminho certo e a continuar progredindo ou começar a trilhar um novo caminho onde acabou de chegar. Estas são apenas algumas das ferramentas que podemos utilizar nesse período sem acesso:
- Análise da Arquitetura da Informação
- Análise de concorrência (Benchmark)
- Análise Heurística
- Card Sorting
- Criação de Blueprint
- Criação de Documentação
- Criação de Moodboard
- Criação de Personas
- Criação de Wireframes
- Definição de metas (KPIs e OKRs)
- Desk Research
- Entrevista com usuários
- Fazer exercício de Crazy 8s
- Fazer ou melhorar seu Roadmap e Parking lot
- Mapeamento da jornada
- Matriz CSD
- Montar um Sitemap
- Planejamento de dinâmicas
- Planejamento de testes A/B
- Criar conteúdos para dividir conhecimento com outros Designers.
Além disso, existem diversas maneiras de estudar a nossa disciplina. As mencionadas são apenas algumas das possibilidades, e há uma infinidade de outras, dependendo do seu ambiente.
Lembre-se de documentar tudo o que você produz durante o trabalho offline, como rascunhos, anotações e textos. Mesmo sem acesso às plataformas da empresa, esses materiais são uma parte fundamental da documentação. Registrar suas ideias, insights e processos de trabalho não apenas ajuda a manter um registro organizado, mas também possibilita o acesso a essas informações no futuro. Isso pode ser útil para referência ou para o desenvolvimento de novas versões de produtos ou projetos. Portanto, não subestime o valor dessas contribuições offline e certifique-se de documentá-las adequadamente para aproveitar seu potencial no futuro.
É igualmente crucial lembrar que, ao utilizar ferramentas online, é recomendável optar por aquelas que você normalmente usaria no ambiente de trabalho. Isso simplifica a transferência de informações e ajuda a evitar retrabalho.
Além disso, é fundamental ter cuidado ao compartilhar informações em ambientes não aprovados ou não oficiais da empresa. A proteção de dados sensíveis é de extrema importância; portanto, assegure-se de estar ciente das políticas de segurança e privacidade ao utilizar essas ferramentas online. Priorizar a segurança e a integridade dos dados é essencial para manter a confidencialidade das informações da empresa.
Mão na massa
Vamos lá, de forma prática, o que fazer agora? Vamos criar uma estratégia com base nos pontos apresentados. Por exemplo, se não sabe por onde começar, pense no que estava trabalhando. Até onde pode continuar? Se não pode, qual era a próxima tarefa? Pode começá-la? O que pode ser estruturado em um passo a passo do que fazer agora e o que pode ser deixado para quando tudo se normalizar?
Vamos supor que você vai iniciar uma demanda nova. Mantenha isso simples. Comece por entender o que é isso, faça uma Desk Research, faça um Benchmark e monte uma matriz CSD, que vai fornecer insights para criar esboços rápidos e também conceber Wireframes mais detalhados. Prepare um roteiro para testes de usabilidade, treine suas habilidades de interface do usuário (UI), faça estudos com base em suas referências e vá documentando cada etapa. Todas essas ações serão extremamente valiosas e vão ajudar a economizar tempo ou evitar desperdiçá-lo quando os acessos forem restabelecidos.
É claro que cada situação se apresenta de uma maneira, exigindo abordagens adaptativas. Portanto, este passo a passo pode envolver uma ampla gama de ferramentas e métodos (como os citados no começo do texto), ajustados de acordo com a especificidade do momento.
A estratégia, entretanto, mantém-se a mesma: na ausência de acesso aos recursos habituais e à interação com colegas do dia a dia, é essencial fazer o melhor uso possível dos recursos disponíveis. Isso implica não apenas em continuar com as tarefas em andamento, mas também em buscar maneiras de aprimorar suas habilidades e aprofundar seu conhecimento. Ao fazer isso, você estará não apenas mitigando o impacto da falta de acesso aos recursos necessários, mas também se preparando para enfrentar os desafios futuros de maneira ainda mais eficaz.