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Promoções, especialmente sorteios, são formas atrativas de aumentar as vendas e construir reputação de marca. Neste artigo, vamos ajudar você a identificar as etapas que mais precisam de atenção para tirar projetos como esses do papel:

  1. Construção da equipe
  2. Escolhas de tecnologia
  3. Definição de prêmios
  4. Opções na comunicação

O assunto é um velho conhecido da CWI, que já foi responsável pela tecnologia de diferentes sorteios da Coca-Cola. Um exemplo é a promoção “Minha Receita Mágica”, que contou com mais de 7 milhões de participações por meio do site que desenvolvemos.


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Case: promoção “Minha Receita Mágica”


Construção da equipe para criar uma promoção

Times multidisciplinares são essenciais no sucesso de uma promoção para consumidores. São muitos os campos envolvidos além do Marketing: técnico, jurídico, financeiro… E o cronograma para uma ação promocional tem etapas complexas antes, durante e depois do período de participação.

“É uma construção com muita gente envolvida, muitos checkpoints, muitas reuniões”, aponta Nathalia Rodrigues, cofundadora da Trio Promo e gerente de projeto na Holding Clube / Agência Samba, onde atua com promoções da Coca-Cola. Por isso, a contratação de profissionais com experiência é essencial.

“Quando eu comecei nessa área, ainda se fazia promoção no Facebook e no Twitter, a Caixa ainda era o órgão que aprovava”, exemplifica Nathalia. “O mercado mudou bastante.”

Essa evolução da legislação e na fiscalização causa algumas surpresas em quem está trabalhando na concepção de uma promoção pela primeira vez. A empresa não pode, por exemplo, ligar imediatamente para a pessoa sorteada e considerá-la como vencedora (ela é, na verdade, pré-contemplada).

Como são as equipes nas promoções da Coca-Cola

A CWI já atuou como parceira de estratégia e tecnologia da Coca-Cola em diferentes ações, como “No Ritmo K-Wave”, “O que vai, volta”, “Sabor de Volta às Aulas” (Del Valle Kapo), “Aumente o volume no The Town” e “Casa Nova com Tudo Pronto pra Torcer” (Copa do Mundo).

Vários sites de promoções da Coca-Cola aparecem em sequência em uma tela de notebook.

Representando a agência especializada, Nathalia também já foi parceira da Coca-Cola em diversas promoções, atuando desde a fase inicial e fazendo a interface com fornecedores, indústrias e departamentos da multinacional. Além disso, a área de Negócio (Frontline) e o Jurídico da Coca-Cola também se envolvem nas promoções, assim como o Marketing.


Escolhas para uma tecnologia de sorteios segura e robusta

Se você optar por uma promoção com sorteio de prêmios para os seus consumidores, considere a robustez do sistema que tornará isso possível. A aplicação deve garantir que não haja redundâncias e erros. 

“O consumidor está muito acostumado com número da sorte, mas é necessário um sistema muito preparado para isso”, explica Nathalia. “E o regulamento precisa estar alinhado com a forma que o sistema vai selecionar um participante, ou desclassificá-lo.”

Na tela de um notebook, aparece a mensagem "Você está participando da promoção No Ritmo K-Wave", seguida por um número da sorte.

Entre os elementos desenvolvidos sob medida pela CWI para sorteios da Coca-Cola, está um algoritmo que identifica os picos de participação. A tecnologia impede que uma pessoa possa ter algum tipo de vantagem em relação aos demais participantes.

Além disso, também é preciso considerar como o sistema vai se comportar em situações de grandes volumes de participações simultâneas. É essencial que não seja possível que mais de uma pessoa participe da promoção exatamente ao mesmo tempo, o que dificultaria a definição de quem é a sorteada.


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Os desafios de promoções e sorteios para consumidores


Cuidados com prêmios em sorteios

A empresa que se propõe a realizar um sorteio tem o compromisso legal de entregar exatamente o que foi prometido. Assim, toda a logística de envio dos prêmios deve ser muito bem planejada (por exemplo, o item tem condição de ser entregue íntegro para qualquer região da abrangência da sua promoção?).

Quando o presente é uma viagem, um ponto relevante é que a pessoa contemplada não pode ter nenhum custo com a premiação. A complexidade operacional também precisa ser considerada, pensando em diferentes cenários possíveis.

“A gente se preocupa até com questões como ‘a pessoa tem inglês suficiente para pedir uma água e escolher comida, quando o guia talvez não esteja por perto?’”, comenta Nathalia. 


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Case: promoção Kapo “Sabor de volta às aulas”


Comunicação: o calcanhar de Aquiles das promoções

Nathalia observa que, depois da pandemia de covid-19, o consumidor vem preferindo promoções que tragam vantagem financeira. Mas não é possível premiar diretamente com dinheiro, motivo pelo qual as empresas optam por soluções como cartões pré-pagos e certificados de ouro.

“Isso [informar a vantagem financeira] acaba gerando um desafio de comunicação também”, resume a gerente de projetos. “E comunicação é sempre calcanhar de Aquiles nas promoções. Muitas peças de divulgação têm pouco espaço para incluir todas as exigências, como regulamento, texto legal, perguntas e respostas, contato do SAC…”. 

Como solução, Nathalia avalia que landing pages são essenciais no ponto de vista informativo. “Tudo que é importante a gente consegue consolidar em uma LP — e é também um meio de participação importantíssimo.”

Embora o WhatsApp venha se consolidando como ferramenta de promoções, Nathalia recomenda o uso de landing pages nos casos de jornadas mais longas. A identificação da melhor mecânica para o seu caso passa pela avaliação das características do público; procure oferecer a melhor experiência de usuário possível.


Várias etapas demandam atenção, mas o primeiro passo para o sucesso de uma promoção é ter bons parceiros. Conte com a CWI para planejar a estratégia e desenvolver a tecnologia do seu próximo sorteio!

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