Ir para o conteúdo

Quando adotamos alguma ferramenta de trabalho nos preocupamos se a mesma é rápida, bonita, de fácil uso e se tem todas as funcionalidades que precisamos.

Até aí tudo bem, mas deixa eu te perguntar: como estão os testes de privacidade das informações que você está colocando nela?

Hoje vamos dar três dicas para testar ferramentas no meio corporativo e evitar que seus dados caiam em mãos erradas!

Dá o play abaixo!

Dicas de segurança

Hoje nós vamos falar um pouco sobre ferramentas que nós usamos no meio corporativo, seja chat, manuseio de documentos, edição de texto, entre outros. É normal a gente ver se as ferramentas têm as funcionalidades que a gente quer, mas não fazemos os testes sobre o compartilhamento de acessos dessas informações. Isso pode ser um problema e, provavelmente, vai ser um problema. Por isso, hoje vamos te dar 3 dicas para proteger seus dados antes de adotar uma ferramenta corporativa. 

Dica #1 – Colaboradores e permissões

Digamos que você tem um projeto onde tenha um workspace e, dentro dele, você tem vários boards. Você deseja que uma pessoa específica tenha acesso a apenas um único board. O ideal é que você crie uma conta fake ou peça para algum colega de trabalho seu ser a única conta adicionada nesse board, para confirmar se apenas aquela conta adicionada possui de fato o acesso que deveria ter. 

Parece uma dica básica, mas ainda temos muitos problemas com isso. 

Dica #2 – Acessos Anônimos

Se a sua ferramenta permite que você crie links públicos ou deixe um projeto público, muitas vezes esses links acabam sendo indexados pelo Google ou outros buscadores. Mesmo você compartilhando um link, é possível pesquisar por projetos que podem acabar caindo nos seus, se forem públicos. A dica aqui é pegar a URL do seu projeto e colar em uma aba anônima, se você conseguir acessá-lo é porque já está público e pode ser que já tenha sido indexado.  

Dica #3 – Remoção dos Dados

Depois que nós testamos uma ferramenta, decidimos se vamos ou não adotá-la no meio corporativo. Ao fazermos os testes nessas ferramentas, deixamos os dados que utilizamos de teste nela, esquecendo de excluir. Em um determinado momento no futuro, essa ferramenta pode ter um cruzamento de dados, uma atualização nas políticas de privacidade dela e nossos dados podem fugir do controle somente da nossa posse. Então, quando encerrar os testes com a ferramenta, exclua as informações sensíveis ou sigilosas deste local. 

Fique ligado aqui na CWI que vem muito mais dicas de segurança de privacidade por aí.

#BeSafe

Até o próximo Drops!

Outras publicações