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Caminhão da Coca-Cola, decorado para o Natal, sobre um fundo vermelho. Caminhão da Coca-Cola, decorado para o Natal, sobre um fundo vermelho.

App acompanha Caravanas Iluminadas em tempo real

Aplicativo atende a um desejo antigo da Coca-Cola, beneficiando o consumidor final do nosso cliente.

O Natal é uma época especial para a Coca-Cola, parceira da CWI há dez anos. Esse período é celebrado com uma série de ações especiais, marcadas por uma profunda identificação e conexão com seus consumidores, através de valores como empatia e solidariedade. 

A relação da companhia com o Natal transcende o comercial, tornando-se uma tradição anual que inspira vínculos genuínos e emocionais com o público. Entre as principais iniciativas estão as Caravanas Iluminadas, com os clássicos caminhões vermelhos decorados, que percorrem diversas cidades do Brasil espalhando alegria e espírito natalino.

Continue a leitura para saber como a CWI contribui com o projeto Natal Coca-Cola 2023, oferecendo soluções tecnológicas inovadoras que elevaram a experiência das Caravanas a um novo patamar! 

O projeto Natal Coca-Cola 2023

No Natal de 2023, a Coca-Cola queria uma Landing Page para divulgar informações sobre suas ações e, mais especificamente, os itinerários das caravanas, aprimorando a experiência do evento convencionalmente aguardado por muitos brasileiros. Eles desejavam que os consumidores pudessem selecionar suas cidades e ver em que ruas os caminhões passariam, juntamente com os horários aproximados. 

Embora já fosse costume disponibilizar essas informações, um desejo antigo ainda persistia na Coca: fornecer o rastreamento do trajeto das caravanas em tempo real. Ou seja, permitir que o seu público acompanhasse toda a rota dos caminhões sabendo a localização exata onde cada um deles estaria. Além disso, fornecer ao consumidor a comodidade de acompanhar o trajeto em tempo real, podendo sair na rua para ver o caminhão apenas quando ele estivesse realmente próximo à sua casa. 

Entretanto, o maior obstáculo para implementar esse sistema era a imprecisão das coordenadas, pois desde 2019 outros fornecedores haviam tentado atender essa demanda sem êxito.

Foi nesse contexto que a CWI entrou em ação, determinada a oferecer uma solução de ponta a ponta que não apenas cumprisse o padrão, mas que também pudesse surpreender a Coca-Cola. Sem anunciar previamente o projeto, nossa equipe construiu um aplicativo destinado aos responsáveis pelas caravanas, mas que visa beneficiar principalmente, o cliente final da Coca, o consumidor.
Ilustração de um Papai Noel com uma garrafa de Coca-Cola sobre um fundo vermelho.
Dois smartphones exibem seções diferentes do site de Natal da Coca-Cola.

Natal Coca-Cola 2023: solução sob medida

O aplicativo desenvolvido é manuseado pelos assistentes dos caminhões. A razão por trás disso foi garantir que a segurança nas estradas fosse preservada, uma vez que os motoristas não poderiam utilizar os dispositivos móveis enquanto dirigiam. O aplicativo permitiu que os assistentes dos motoristas identificassem a rota que o caminhão estava prestes a seguir, clicando no botão “iniciar a rota”. Essa ação aciona o GPS do celular, que exibe as coordenadas extremamente precisas.

A decisão de utilizar o GPS do celular se baseou em experiências anteriores, onde um dispositivo diferente fornecia coordenadas incorretas, inviabilizando o aplicativo. Os testes demonstraram que o GPS do celular era mais confiável e exato. Assim, a cada 5 segundos, o aplicativo envia as coordenadas da localização atual do caminhão para um sistema que as armazena em um banco de dados.

Em relação à localização, o principal desafio foi encontrar uma solução técnica precisa. Para isso, diversos celulares foram testados para determinar se a precisão do GPS variava significativamente entre marcas, modelos e versões do sistema Android. Constatou-se que, embora a diferença não fosse discrepante, aparelhos mais antigos apresentavam uma exatidão menor. Como resultado, a decisão de estabelecer requisitos para celulares com dois anos ou menos foi tomada.

Adicionalmente, mapear a operação completa das Caravanas foi outra adversidade significativa. Uma das tarefas essenciais consistiu em compreendê-las de forma aprofundada. Como o time técnico não tinha conhecimento direto das operações de campo, foi importante investigar e mapear todo o ecossistema. Isso incluiu entender a rotina diária dos motoristas e assistentes, os trajetos que percorriam e os problemas que enfrentavam, como atrasos e desvios de rota devido a obras nas ruas, por exemplo. 

Medidas de segurança

  • Para assegurar a eficácia e a confiabilidade do aplicativo, algumas precauções foram necessárias. Um cuidado que a CWI teve durante essa etapa, foi garantir que mesmo em áreas com acesso limitado à internet ou perda total do sinal, as informações sobre o trajeto ficassem registradas. Assim, elas poderiam ser enviadas mais tarde quando a conexão fosse restabelecida.
  • Outras medidas importantes foram adotadas para garantir o uso adequado do aplicativo e prevenir transtornos. Um exemplo disso é quando a bateria do celular fica com menos de 50% de carga, o aplicativo emite um aviso para lembrar o usuário de conectar o dispositivo, evitando assim que a bateria se esgote e prejudique o rastreamento.
  • E, caso ele esqueça de encerrar a rota, o software para de monitorar automaticamente após três horas do horário previsto de término da rota. Isso impede que o aplicativo continue rastreando ininterruptamente.
Um smartphone exibe o rastreamento da Caravana Iluminada.
Ilustração de um Papai Noel segurando três garrafas de Coca-Cola, sobre um fundo vermelho enfeitado com bolinhas de Natal e estrelas.

Serviço de ponta a ponta

Em parceria com o time técnico, o marketing da CWI desempenhou um papel crucial nesta entrega. O primeiro passo partiu da compreensão do manual de identidade e branding da campanha de Natal da Coca-Cola. Com base nesse entendimento, foi possível conceber o design e a estrutura da landing page.

Foram propostas soluções visuais que mantiveram a personalidade da marca, ao mesmo tempo em que se adaptaram a uma comunicação visual e textual mais alinhada com o público brasileiro. Também houve a co-criação da grande novidade da campanha, que consistia no acompanhamento em tempo real das caravanas de Natal, contando com o apoio dos desenvolvedores e da equipe interna da Coca-Cola.

Ter esse setor integrado à equipe de desenvolvimento traz uma notável agilidade e eficiência ao processo. Isso implica em uma colaboração próxima desde o início do projeto, permitindo que ambos os times discutam e planejem em conjunto. O resultado é um processo mais fluido, redução de refações, entregas mais eficazes e prazos mais previsíveis.

Tecnologias utilizadas

O projeto Natal Coca-Cola 2023 envolveu duas frentes distintas: um site utilizado pelos consumidores para a visualização em tempo real das informações das caravanas e um aplicativo móvel para o envio das coordenadas dos caminhões.

Para o desenvolvimento do website, foram usadas tecnologias consolidadas, como Python no backend e React no frontend. No caso do aplicativo móvel, a escolha recaiu sobre o React Native. Essa linguagem possibilitou um aplicativo simples e intuitivo, visando que qualquer pessoa possa usá-lo com facilidade.

A seleção levou em consideração a familiaridade do time e a necessidade de avanço rápido, com flexibilidade para se adaptar a possíveis mudanças no futuro, caso o projeto se expanda para outros países.
Ilustração de uma garrafa de Coca-Cola e de bolinhas de Natal coloridas, sobre um fundo vermelho.

Além do software, uma experiência mágica

O impacto principal desse projeto se concentrou nos consumidores finais da Coca-Cola, uma vez que a solução proporciona maior comodidade e também segurança. Acompanhar o trajeto da caravana em tempo real permite que as pessoas optem por se deslocar exatamente quando o caminhão da Coca-Cola estiver se aproximando, especialmente no período da noite. 

Além disso, a iniciativa cria uma experiência encantadora, especialmente para as crianças, reforçando a atmosfera festiva associada ao Natal.
Ilustração de um globo de neve da Coca-Cola com uma cidade decorada para o Natal.

CWI e Coca-Cola: parceria de sucesso

Uma parceria duradoura, estabelecida pela confiança mútua, motivada pelo compromisso contínuo de ambas as empresas em proporcionar uma experiência de excelência aos consumidores. Assim pode ser descrita a atuação da CWI junto a Coca-Cola.

Em paralelo às criações de Natal, também houve a atuação em promoções relacionadas à final da Copa Conmebol Libertadores. Na promoção “Final Mágica Coca-Cola,” que oferecia aos participantes a chance de ir para a final da Libertadores 2023, foram entregues soluções completas que englobam desde os detalhes da mecânica, como informações e regras, até o design, construção e manutenção da Landing Page.

Entre outras soluções, a CWI também teve a honra de ser a responsável pelo desenvolvimento do site da promoção de garrafas retornáveis pelo 5º ano consecutivo. 
Sobre um fundo preto, temos o logotipo da Coca-Cola, um sinal de adição e o logotipo da CWI.

O diferencial da CWI

A CWI se distingue por sua cultura de compartilhamento de conhecimento e sinergia interna. Os Dojos semanais, onde os cwisers podem trocar experiências e discutir assuntos sobre variados temas, não apenas auxilia no desenvolvimento profissional, mas também na construção de relacionamentos sólidos entre os times, criando um ambiente de trabalho entrosado e eficaz.

Outro diferencial é o alto envolvimento da equipe técnica em todos os aspectos do projeto. Além de programar, esses profissionais entendem o negócio do cliente e contribuem ativamente na concepção, arquitetura e testes do software. 

Imersos em todas as etapas, o comprometimento e dedicação neste projeto ultrapassou as telas dos computadores. Para garantir que o aplicativo atendesse às necessidades do cliente, alguns desenvolvedores da CWI testaram a ferramenta usando seus próprios veículos. Eles instalaram o aplicativo em seus smartphones e utilizaram durante deslocamentos pessoais, como idas ao mercado, faculdade, entre outros. Durante essas atividades, eles capturaram as coordenadas para avaliar a precisão do aplicativo em situações reais. 

Esse alto grau de envolvimento ilustra a determinação em assegurar a excelência das entregas, destacando o zelo pelo elevado padrão de qualidade.
Foto em área externa de uma mulher de costas segurando um bloco e uma caneta, olhando para o logotipo da CWI - Além do Software em uma porta de vidro.

A Engenharia Estratégica da CWI pode auxiliar você a descobrir as melhores soluções sob medida para o seu negócio. Entre em contato conosco para ir além do software!


Tecnologias utilizadas no projeto

Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:

  • Logotipo React.

    React

  • Logotipo React Native.

    React Native

  • Logotipo Python.

    Python

Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

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